sábado, 31 de agosto de 2019

Brigada Militar de Cristal realiza Operação na área rural

Na noite de sexta-feira (30/8), em Cristal, a Brigada Militar desencadeou Operação na área rural, foi realizado policiamento ostensivo nas localidades de Palanque, estrada do Sapato, Alto Alegre e colônia São Geraldo.

A Brigada Militar está em ação na área rural visando a prevenção com a presença policial, foram abordados veículos, vistoriados estabelecimentos comerciais e identificadas 17 pessoas.
As ações ocorreram em pontos estratégicos com o objetivo de coibir ações delituosas.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Direção da Santa Casa de São Lourenço do Sul-RS divulga nota

Pareceres/Resoluções 008/2019 e 012/2019 do Conselho Municipal da Saúde e do Conselho Gestor/Comissão de Avaliação dos Convênios do ano de 2018, o qual aprova as contas referentes ao Convênio mantido entre a Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul e a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul do exercício de 2018.

Quando falamos em convênio nos referimos aos funcionários que em 2018 exerceram as suas atividades nas instalações do município: Saúde Mental, Primeira Infância Melhor - PIM, SAMU, Centro de Especialidades Odontológicas - CEO e Saúde da Família.

Nestes documentos é possível verificar que os valores que estavam destinados ao pagamento do 13º Salário dos funcionários do convênio, foram utilizados para o pagamento das Rescisões e Causas Trabalhistas do Convênio.

Atenciosamente!
Á Direção da Santa Casa de São Lourenço do Sul-RS






Este ano o Desfile Farroupilha terá a Carreta Solidária!

Cada desfilante, no ato de cadastramento e colocação da pulseira no cavalo doará um quilo de alimento não perecível para a Carreta Solidária, que acompanhará o final do desfile, oportunizado que o público também faça doações. Toda a arrecadação será destinada para a Santa Casa de Misericórdia.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

JANTAR DO CORDEIRO e lançamento da 41ª EXPOFEIRA, no dia 7 de setembro

No sábado, dia 7 de setembro de 2019 ocorre o JANTAR DO CORDEIRO na Fazenda do Sobrado – evento integrante da Rota do Cordeiro. Na oportunidade, será realizado o lançamento oficial da 41ª Expofeira de São Lourenço do Sul. Júlio Saraçol e Banda, de Bagé, animam o evento. Os ingressos estão sendo comercializados do SINDICATO RURAL ao valor de R$ 60,00.

Uma realização do SINDICATO RURAL de São Lourenço do Sul e apoio da APOCSUL, Prefeitura Municipal, SENAR e SEBRAE. 
41ª Expofeira de São Lourenço do Sul será realizada de 1º a 6 de outubro no Parque de Exposições Cel. Antônio Cândido Soares Ferreira e toda sua infraestrutura. Formatado pelo SINDICATO RURAL, juntamente com parceiros que concretizam a evolução do evento: ACI/CDL, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul. Patrocínio: Sicredi, Corsan e SENAR.
#expofeira #41ªexpofeira #expofeirasls #rural #sindicatorural

ERS 265 em situação precária

A estrada que liga São Lourenço do Sul a Canguçu, a ERS265, está em situação precária. Próximo a localidade do Posto Branco, interior de Canguçu, a via está praticamente intransitável. São muitos buracos. A população sinalizou o local com vegetação para alertar os motoristas.
Fica o pedido urgente para que o DAER faça uma recuperação na estrada antes que acidentes graves aconteçam neste trecho.




domingo, 25 de agosto de 2019

Brigada Militar de São Lourenço do Sul prende dois homens por crime contra a fauna

Na tarde de domingo (25/8), na estrada Camponesa em São Lourenço do Sul, a Brigada Militar prendeu dois homens de 40 e 33 anos por crime contra a fauna.
Os policiais militares localizaram no interior de um veículo duas aves da espécie periquito, uma  morta e a outra viva dentro de uma garrafa plástica.
Os homens foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis serem tomadas e a ave ficou sob cuidados na Delegacia e será encaminhada à instituição de reabilitação da fauna.

Dia do Soldado


quarta-feira, 21 de agosto de 2019

46° Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa acontece de 6 a 8 de Setembro em São Lourenço do Sul

A Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria de Desporto, realiza de 6 a 8 de Setembro o 46o Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, no Grêmio Esportivo Lourenciano, juntamente com a CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) e a (FGFM Federação Gaúcha de Futebol de Mesa)
O evento, que conta com aproximadamente 150 botonistas para disputar mais de 500 jogos nas 24 mesas distribuídas no Grêmio Esportivo Lourenciano, contará ainda com jogos do 11º Campeonato Brasileiro de Clubes trazendo para São Lourenço do Sul equipes de várias regiões do Brasil. No primeiro dia, será também realizada a Copa Centenária, evento comemorativo aos 100 anos do Grêmio Esportivo Lourenciano que distribuirá quatro vagas para o Brasileiro e oito para a Taça Brasil.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE CLUBES
Na sexta-feira (06) a partir das 8:30h acontece o torneio de equipes, com participação de 16 equipes de clubes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, disputando uma 1ª fase com 04 grupos que classificará as 2 primeiras equipes para a fase eliminatória até a final, programada para às 20h.

Equipes confirmadas:

CAMAG - Clube Atlético 6 de Janeiro - SC
Botafogo de Futebol e Regatas - RJ
Ipê Clube - SP
Torigno Nostro Club - SP
AFUMEPA - Associação de Futebol de Mesa Porto Alegre - RS
GoldSoccer Futebol de Mesa - RS
Associação de Futebol de Mesa Rio Grande - Afumerg - RS
ARFM Associação Riograndina de Futebol de Mesa - RS
ZONA SUL Futmesa - RS
Apfm Futmesa - RS
GEL - Grêmio Esportivo Lourenciano - RS
POAFM - PORTOALEGRENSE FUTEBOL DE MESA - RS
ASFM - ASSOC. SANTANENSE DE FUTEBOL DE MESA - RS
AcSFM - Academia Santanense FM - RS
COLÉGIO SÃO CARLOS - Futmesa São Carlos SVP - RS
COP - Círculo Operário Pelotense - RS
COPA CENTENÁRIO GEL
(Evento Qualify para o Brasileiro)

Juntamente com o Brasileiro de Clubes, na sexta-feira (6), estará ocorrendo o Torneio Qualify, nas categorias Especial e Sênior, que definirá vagas para o Campeonato Brasileiro e para a Taça Brasil.

- Categoria Especial: Será composta com 8 grupos com 4 botononistas, classificando os dois primeiros para as oitavas de final, seguindo os jogos eliminatórios até chegar a final (20h). Esse torneio irá classificar do 1º ao 4º colocado para o Campeonato Brasileiro Individual, do 5º ao 12º para a Taça Brasil - Série Ouro, e classificará do 13º ao 32º para a Taça Brasil - Série Prata.

- Categoria Sênior: Será composta com 3 grupos com 4 botonistas, classificando os dois primeiros de cada grupo, mais os dois melhores 3º para as quartas-de-finais. Seguindo jogos eliminatórios até a final (20h). Classificará os quatro primeiros para o BR e os demais para a Taça Brasil - Série Ouro

TAÇA BRASIL - SÉRIE OURO 
Categorias Especial, Sênior e Junior

A Taça Brasil - Série Ouro, nas categorias Especial e Sênior, será composta pelos atletas:
08 - Botonistas classificados pelo Evento Qualify.
16 - Botonistas eliminados na 1ª fase do Brasileiro.
08 - Botonistas eliminados na 2ª fase do Brasileiro.

Os 32 botonistas serão distribuídos em 16 jogos eliminatórios, e seguirão até as finais.

Na categoria Junior, começará já nas quartas-de-finais, com os oito botonistas eliminados na FASE01 do Campeonato Brasileiro.

TAÇA BRASIL - SÉRIE PRATA
Categoria Especial

A Taça Brasil - Série Prata será composta com os 20 botonistas classificados no evento Qualify, mais os 04 botonistas inscritos, totalizando 24, que serão distribuídos em 06 grupos com 4 botonistas. Classificando os dois primeiros colocados de cada grupo, mais os 4 melhores terceiros.
Os 16 botonistas formarão as oitavas-de-finais.

CAMPEONATO BRASILEIRO INDIVIDUAL 
Categorias Especial, Sênior e Junior

Com um excelente número de inscritos (24), a categoria júnior terá 6 grupos na FASE01, classificando para as Oitavas, os dois primeiros colocados de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros. Os oito eliminados jogarão as quartas-de-finais da Taça Brasil - Série Ouro.

As categorias Especial e Sênior, terão na FASE01, oito grupos com 4 botonistas, que classificará os dois primeiros para a FASE02, e os eliminados jogarão a Taça Brasil - Série Ouro.
Na FASE02BR terá a inclusão dos TOP8 (oito primeiros botonistas no ranking da CBFM), que junto com os 16 classificados da FASE01BR serão distribuídos em 8 grupos com 3 atletas, que classificará os dois primeiros para as oitavas-de-finais. Os 8 eliminados jogarão a Taça Brasil - Série Ouro.

VÁRIOS CAMPEÕES
Será um final de semana com excelentes jogos, com muita competição e divertimento para todos os participantes, independente do seu nível técnico, pois no final do evento, estaremos conhecendo nove campeões com a distribuição de 64 troféus.

LISTA DOS PARTICIPANTES
Para conhecer os participantes, por favor utilizar o link abaixo:

Apoio: ACI/CDL
Patrocinadores Masters:
Imobiliária Graeff, Lotérica Felizarda, Comilão Lanches, Jepsen Supermercado e Avanti Dalla Sul - Pelotas.

A Südoktoberfest é lançada com a expectativa de novos registros

Em clima de muita alegria, a 32ª Südoktoberfest foi lançada no sábado (17), em vez de ser realizada no CTG Sepé Tiaraju que ficou lotado para acompanhar o que está sendo preparado para outubro e, claro, para aproveitar o clima da 'Festa de Outubro no Sul que tem expectativa de bater novos recordes.
Com o tema 'No mês de outubro a cidade vira festa', a 32ª Südoktoberfest terá uma programação mais longa de sua história. Serão oito dias de muita cultura, vários deles em diferentes pontos da cidade e outros quatro no parque montado no Esporte Clube São Lourenço. Há uma expectativa de recorde de público, de consumo de chopp e de fazer um Polonaise Maior do Mundo, mais uma vez.



A solenidade contou com a participação do prefeito Rudinei Härter que, ao falar da importância da Südoktoberfest, ressaltou o crescimento de vários eventos vividos no Município, importante para a economia de São Lourenço do Sul, especialmente um Südoktoberfest em 32 anos. “Parabeniz vocês, pois são parte de São Lourenço desenvolvido, de São Lourenço reconhecido. Tenho uma certeza que teremos mais uma grande Südoktoberfest com toda aquela grande animação ”, disse.

O presidente do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, Fabiano Bosenbecker, falou da programação estendida da 32ª edição. “Serão oito dias para fazer São Lourenço virar festa, um desafio para nós, mas uma ideia para envolver a comunidade”, explicou. Ele também destacou o voluntariado que move uma festa e o Sonnenschein: “Que cada um valoriza uma convivência em grupo. Sabemos que a criança que convive em grupo, é alguém que segue no caminho certo ”.

A festa foi também comemorada nos 36 anos do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, que realiza um Südoktoberfest. O público cantou os parabéns a um grupo que atualmente é maior que o país, com 200 dançarinos. O presidente Fabiano Bosenbecker presenteou dona Soleny Bergmann Wetzel, integrante do grupo, junto a sua família, desde a fundação. Ao lado dos mais jovens integrantes do Sonnenschein, pode ser uma tarefa de apagar como velas do bolo.

A noite também foi de apresentação da programação da 32ª edição, da camiseta, além do lançamento do site da festa ( www.sudoktoberfest.com.br ). E claro, as mascotes Walter e Wilma desfilaram com um corte formada pela rainha Stéfane Fagundes e como princesas Júlia Luz e Taline Lüdtke e a minirrainha Marina Brina e como miniprincesas Samanta Becker e Nathaly Borck.

Função confirmadas

A Südoktoberfest tem quatro dias de atividades de lazer pela cidade e quatro dias em seu parque no Esporte Clube São Lourenço. De 6 a 9 de outubro, uma programação tem a convicção temática sobre a escolha da rainha do Sétimo Dia da Semana para a Escola de Ensino para o Ensino das Escolas, para o processo de corte e candidatura de uma escola pelo calçado em que são disputadas as Olimpíadas das Soberanas ( jogos germânicos), encontro de músicos, oficinas de culinária, café colonial da corte do Lar de Idades Santo Antônio, além de apresentações de dança no Centro, animação de banda, distribuição de chopp e concurso de chopp a metro.

Depois disso, uma festa vai ao seu parque, entre os dias 10 e 13. A programação tem um buffet alemão típico e pomerano, cafeteria colonial, uma praça de alimentação, um encontro de grupos de danças, um encontro de corais, jogos germânicos, o concurso para eleição de nova corte, torneio de schafkopf, Encontro Nacional de Jogadores de Schafkopf, concurso de metrô, desfile de rua, entre outras atividades. Os palcos chamam a atenção: Banda do Bier, Orquestra Continental, bandas Guarany, Sul de Latão, Fortaleza, Novo Horizonte, Real Cia Show 4 e Brilha Som. Sucesso absoluto em 2018, o DJ Michael Maus, da Alemanha está de volta em 2019 para animar o público em duas noites da festa.

Recorde mundial

A Südoktoberfest fez a história em 2018 ao realizar uma Polonia Maior do Mundo, com 804 pessoas dançando juntas. E na 32ª edição, o disco está se rompendo, realizando uma maior torcida pelas ruas da cidade. A polonesa será lançada na tarde de 12 de outubro, no centro da cidade, com o término dentro dos pavilhões da festa. A dança é simples e não requer experiência, mas é necessária a inscrição no site  www.sudoktoberfest.com.br .

Pedro Pereira está mais em relação aos salários dos diretores estatais

O deputado Pedro Pereira (PSDB), protocolou nesta terça-feira (20), um projeto de lei para determinar os direitos e os diretores do poder aquisitivo, as empresas públicas, as autarquias, as fundações e as sociedades de economia mista. As subsidiárias do Estado, não excedam o limite remuneratório constitucionalmente previsto.

Pedro Pereira justificou o que já havia de novo em maio, quando o plenário discutiu e aprovou os nomes do governo para ocupar a presidência e diretoria do Banrisul. “Os títulos foram iludidos em várias semanas de debate, porque as informações foram obtidas em um aumento salarial em torno de 100%. Votei contra, pois é injusto com os gaúchos e gaúchas ”justificou.

O projeto diz ainda que caberá Assembleia Legislativa, aprovar a argumentação pública, as organizações dirigentes de presidentes e diretores de empresas públicas, autarquias, fundações, sociedades de economia mista e suas subsidiárias. Neste caso, Pedro Pereira afirma que a presente declaração está em conformidade com o artigo 53, do inciso XXVIII, da alínea “c” da Constituição Estadual: “Compete à ação da Assembléia Legislativa ...”, após argumentação pública, a escolha de: “Titulares de outros cargos que a lei determinar”.

Foto: Marcelo Bertani / ALRS

domingo, 18 de agosto de 2019

Acidente deixa mortos na BR-116, em Cristal

Um acidente entre dois veículos deixou quatro mortos neste domingo (18) no município de Cristal, no Sul do estado. Uma das vítimas é um bebê recém-nascido, conforme a Polícia Rodoviária Federal. Dois carros bateram de frente no km 421 da BR-116 no início da noite.

Três vítimas, o motorista de um dos veículos e um casal, morreram no local. O filho deles foi resgatado e levado a um hospital, mas também não resistiu.

O trânsito ficou lento no trecho. A pista chegou a ficar totalmente bloqueada e foi liberada pouco antes das 20h.

A PRF ainda apura mais detalhes sobre o acidente. G1/RS

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Reforma da previdência beneficia mercado imobiliário

Injeção de recursos na economia e possível queda dos juros do financiamento imobiliário são dois aspectos que vão contribuir para a retomada do setor

As perspectivas mais positivas com relação à aprovação da reforma da Previdência Social permitiram um início de melhora do cenário econômico para o setor de construção civil e infraestrutura. Com a esperada mudança nas regras para a aposentadoria, investidores – sobretudo os estrangeiros – voltarão seus olhos ao Brasil, com a possibilidade de injetar recursos e auxiliar na retomada da economia como um todo. 

Outro fator favorece o mercado imobiliário: as taxas de longo prazo que balizam, por exemplo, os financiamentos da construção civil e infraestrutura, nunca estiveram tão baixas. Com a aprovação no primeiro turno da reforma da previdência na Câmara Federal, o índice caiu para 3,5%. Se forem somados os 3,5% de inflação projetada, os juros na ordem de 7,5% abrem a possibilidade de ampliação do financiamento imobiliário. 

As construtoras enxergam este momento com bons olhos. “O Brasil está diante de uma grande oportunidade de crescimento, mas precisamos fazer nossa tarefa de casa para voltarmos a sermos atrativos. Com o apoio dos bancos, podemos oferecer melhores condições aos interessados em adquirir um novo imóvel. Mesmo para o segmento de alto padrão, os consumidores poderão ver a sequência de negócios e créditos gerados como um movimento positivo”, diz a CFO da construtora A.Yoshii, Simoni Bianchi. 

A empresa, com mais de 50 anos de atuação em Londrina, Maringá e Curitiba, percebeu o movimento de queda nas taxas de juros e o comportamento dos bancos. A percepção da companhia, que percebeu aumento nas vendas com financiamento bancário, está em linha com a análise feita pela Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC). Na comparação entre o primeiro trimestre de 2019 com o do ano passado, os lançamentos cresceram 4,2%; as vendas subiram 9,7%; e a oferta final de imóveis caiu 8,6%. 

Aumento da confiança

O setor imobiliário – assim como a economia como um todo – depende do aumento da confiança para a retomada dos investimentos. Com a possibilidade de aprovação da reforma da Previdência Social, este momento é visto com bons olhos. “Os bancos vão emprestar volumes consideráveis, com prazos de até 30 anos de financiamento. Há uma tendência que o mercado comece a operar desta forma, facilitando para o consumidor”, explica o professor de economia da Universidade Positivo, Lucas Dezordi. 

“As empresas também vão melhorar seus resultados, e como consequências as famílias poderão buscar novos empregos e aumentar suas rendas. Com comprovação de renda, adquirem financiamentos que melhor as atendem”, ressalta Dezordi. Dessa maneira, um círculo virtuoso poderá ser desenhado na economia brasileira, beneficiando o mercado imobiliário e atraindo consumidores e investidores. 

32ª Südoktoberfest será lançada neste sábado

A 32ª Südoktoberfest será lançada em jantar baile neste sábado (17), no CTG Sepé Tiaraju. A noite de lançamento dá a largada oficial para os preparativos e para a alegria da tradicional festa alemã/pomerana de São Lourenço do Sul.

Além do buffet típico, o público poderá acompanhar as apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, o lançamento do material de divulgação da festa e sua programação completa que neste ano terá oito dias, entre 06 e 13 de outubro. A diversão da noite de lançamento fica por conta da Banda Berlim, de Igrejinha, que anima o baile com uma boa prévia do que espera pelos visitantes em outubro. Walter e Wilma, os simpáticos mascotes da “Festa de Outubro no Sul”, também comemorarão com o público.

A expectativa para a festa de lançamento é grande, já que a cada ano cresce o número de pessoas que aproveitam a noite para entrar no clima da Südoktoberfest. A noite será também de comemoração dos 36 anos do Sonnenschein, grupo que realiza a Südoktoberfest e chega a marca de 200 componentes em 2019, o segundo maior grupo do folclore alemão no Brasil.

Ingressos

Os ingressos para o lançamento da Südoktoberfest estão à venda na Loja Adoleta Moda Kids. Restam poucos disponíveis para o jantar, a R$ 50. A loja também comercializa os ingressos apenas para o baile a R$ 20 antecipadamente.

Deputados Jerônimo Goergen e Ernani Polo são condenados pela Justiça do RS por manter funcionário fantasma

O deputado estadual Ernani Polo (PP), o deputado federal Jerônimo Goergen (PP) e o ex-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Oscar Gress, foram condenados pela 7ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre por improbidade administrativa. Os políticos foram sentenciados por manterem Gress como funcionário fantasma em 2009. A decisão é da última segunda-feira (12).

Conforme denúncia do Ministério Público, Goergen, quando era deputado estadual, manteve Gress como funcionário de seu gabinete, porém este não cumpria as funções, atuando, na verdade, como presidente da entidade tradicionalista.


Polo era o chefe de gabinete do deputado e anuiu com a contratação, menciona o órgão. A juíza Cristina Lohmann, autora da condenação, aponta que não ficou comprovado nos autos que o ex-presidente do MTG exercia suas funções no parlamento.

Os dois parlamentares tiveram a perda de direitos políticos decretada. Já Gress deverá revolver o valor correspondente ao que recebeu enquanto foi contratado pela Assembleia Legislativa do RS.

Ao G1, ambos os parlamentares informaram que recorrerão da decisão. Conforme o Tribunal de Justiça do RS, eles mantêm os cargos durante a fase de recursos.

Goergen afirmou que Gress atuava como assessor externo, atividade que não é concorrente nem proibida pela Assembleia Legislativa. Ele atribuiu a denúncia a uma "celeuma pessoal", relacionada à eleição do MTG que teria atingido Gress.


Ele também explica que a comprovação do exercício das funções do assessor que não prestava serviços na Assembleia era feita mediante documento. "Não tinha ponto. Eu reconhecia [o trabalho] que ele entregava para mim. Não precisava mandar nenhum ofício, documento", afirma. Gress exercia funções como ouvir as comunidades do interior e reportar os assuntos ao deputado.

Ernani Polo disse que acredita que a sentença será reformada após recurso. "Eu dei efetividade [atestou o trabalho do funcionário] do servidor por um mês. O trabalho era prestado e não tinha incompatibilidade com participar de entidades. A Assembleia Legislativa, na época, podia ter três assessores externos, que não ficam direto. A atividade do MTG não é remunerada", comenta.

O G1 tenta contato com os advogados de Oscar Gress. Fonte: G1

Água tratada nos bairros do Coqueiro da Boa Vista


A mobilização das comunidades Coqueiro e Boa Vista, junto do nosso trabalho na renovação da concessão do sistema de àgua e esgoto em São Lourenço do Sul, em 2013, vai permitir o abastecimento de água para essas comunidades. O processo encontra-se, ainda, em fase de contratação, mas seguiremos exercendo nosso papel de controle público e vigilantes. Confira no vídeo e #MãosÀObra

Aromaterapia: conheça os benefícios de 6 tipos de óleos essenciais


Pesquisas mostram que cheirar as coisas certas pode beneficiar sua saúde - mas só se você fizer direitinho. Entenda já e comece a praticar a aromaterapia.

Diversos estudos concluem que os óleos essenciais podem proteger sua saúde a longo prazo, assim como suavizar sintomas de males comuns. Eles ajudam a aliviar dores, melhorar o humor e diminuir náuseas. Aromas diferentes estimulam respostas distintas no cérebro, o que, por consequência, direciona seu sistema nervoso a relaxar ou botar mãos à obra. Um estudo preliminar feito na Universidade de São Paulo com 36 estudantes da área da saúde, dos quais metade recebeu tratamento com sete sessões de inalação de óleos essenciais, concluiu que o grupo que passou pela aromaterapia teve redução nos níveis de stress. Essas substâncias, inclusive, aparecem em pesquisas de laboratório como uma alternativa para acabar com a gripe, a bactéria E. coli e até mesmo as células cancerígenas. "Trabalhos mostram que, quando inalados, os óleos ativam o hipotálamo, que controla os hormônios, a energia e a motivação", diz Illup Louis Gravengaard, diretor de alquimia na I AM Enlightened Creations, companhia americana de aromaterapia e estilo de vida.

Preparar, apontar, inalar!

Os óleos essenciais podem ser usados de diversas formas, como na composição de cosméticos, em massagens e em banhos terapêuticos. Em casa, dá para pingar algumas gotas enquanto faz um escalda-pés de 15 minutinhos. Ou aposte no difusor, como os de vela e os eletrônicos. Não tem difusor? Pode pingar o óleo em um recipiente com água fervente. Nos dois casos, use uma ou duas gotas de óleo por vez. Posicione-se a alguns passos de distância, inspire profundamente dez vezes e, depois, respire normalmente. Se respeitar o limite saudável de tempo (que deve ser de 15 a 60 minutos, no máximo) e abrir a janela quando terminar, você pode praticar a aromaterapia todos os dias. Confira a seguir seis óleos essenciais e seus benefícios.


1. Óleo essencial de lavanda

Bom para: relaxar e aliviar a TPM. O aroma é um gatilho para uma reação de "descansar e digerir", promovendo o relaxamento. Ele também ameniza sintomas da TPM, como confusão mental e depressão.

Bônus: diminui a ansiedade, a insônia e as dores da enxaqueca.


2. Óleo essencial de laranja

Bom para: diminuir a ansiedade. Um trabalho revelou que pessoas que davam uma cheiradinha nesse óleo antes de um teste tenso foram capazes de ficar calmas sob pressão, sem picos de ansiedade, possivelmente porque o aroma ajuda a barrar hormônios de stress.

Bônus: deixa o humor lá em cima.


3. Óleo essencial de sálvia

Bom para: diminuir a pressão arterial. Em um estudo feito em julho de 2013, mulheres que cheiraram esclareia (um tipo de sálvia) tiveram reduzidos a pressão arterial e o quociente respiratório e também foram capazes de relaxar durante um exame médico estressante.

Bônus: dá um gás à memória e à atenção.


4. Óleo essencial de alecrim

Bom para: elevar o poder do cérebro. Sentir esse óleo melhora a precisão em tarefas mentais exigentes, diz estudo. Outra pesquisa revelou que o aroma deixa as pessoas com a sensação de frescor e com a mente estimulada.

Bônus: aumenta a energia e diminui a fadiga.


5. Óleo essencial de hortelã

Bom para: aliviar o stress. Inalar óleo de menta pode diminuir os níveis de cortisol, um hormônio ligado ao stress.

Bônus: reduz a fadiga e o desejo por chocolate.


6. Óleo essencial de canela

Bom para: melhorar o foco. Ele pode alimentar a área do cérebro que governa a atenção. Uma pesquisa descobriu que motoristas ficaram mais alertas depois de inalar aromas de óleo de canela.

Bônus: aumenta a concentração e reduz a frustração.
Fonte: Womens Health

Presidente do Simers destaca medida do governo que reduz tarifas de importação de medicamentos para câncer e HIV no Mercosul

O Governo Federal anunciou a redução de tarifas de importação de medicamentos utilizados no tratamento de doenças como câncer e HIV no Mercosul. A medida foi tomada pela Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia e entrou em vigor na última quarta-feira (07).

No total, as tarifas de importação caíram de 18% para zero ou 2% e, conforme informações do Ministério da Economia, essa redução fará com que os custos de produção das empresas instaladas no Brasil diminuam e, como consequência, os preços pagos pela população também devem diminuir. Desta forma, a estimativa para redução de gastos é de R$ 150 milhões por ano, tanto para empresas privadas, quanto para o próprio Governo Federal.

Além da economia para o primeiro e o segundo setor, para o presidente do Simers, Marcelo Matias, essa determinação também representa uma melhoria no atendimento à população, especialmente quanto ao acesso aos medicamentos. “Uma vez que os custos serão menores, a facilidade de compra fica maior e, assim, a população será beneficiada por esse tipo de deliberação”, enfatizou.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Professor na Estrada



As Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Infantil lourencianas estão participando do "Prêmio Fala Professor", confira o recado da Secretária de Educação, Cultura e Desporto Cristiane Amaral Hax! 
O vídeo com mais curtidas e compartilhamentos será premiado.
#FalaProfessorNaEstrada

MP PEDE SUSPENSÃO DO USO DE INSETICIDA RESPONSÁVEL POR MORTANDADE DE ABELHAS NO ESTADO

A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre encaminhou nesta quarta-feira, 14, pedido para que o Governo do Estado avalie a possibilidade de restrição do uso do inseticida Fipronil, na modalidade foliar, no RS, através da suspensão provisória do registro do produto no Cadastro Estadual de Registro de Agrotóxicos.


O ofício, encaminhado à Fepam e às Secretarias da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente e Infraestrutura, foi expedido no âmbito do inquérito civil instaurado para apurar as causas da mortandade de abelhas no estado. O IC apurou que coletas feitas em 32 municípios gaúchos mostraram que em torno de 400 milhões de abelhas morreram no RS entre outubro do ano passado e março deste ano.

Conforme o promotor de Justiça Alexandre Saltz, em junho deste ano, o MP propôs que as empresas produtoras do inseticida suspendessem voluntariamente a comercialização da modalidade foliar do produto, a exemplo da Basf. Apenas a Nufarm concordou. “O fato é significativo porque, mesmo que outras tantas não concordassem com a proposição ancorada apenas na questão de que o princípio ativo possui registro, duas das maiores produtoras reconhecem, especificamente pela mortandade de abelhas, os danos que a versão foliar do Fipronil representa”, destacou Saltz no pedido de suspensão. “Impõe-se avançar na limitação da sua comercialização e uso, especialmente às vésperas do início da safra”, ressaltou ele.

No pedido, o MP lembra que há outras formas de uso do inseticida em questão, além de outros tantos princípios ativos com finalidade idêntica que não apresentam risco à produção agrícola. “A necessidade é de prevenir novos danos ambientais irrecuperáveis derivados da aplicação do produto nesta modalidade”, disse. (MP-RS)

sábado, 10 de agosto de 2019

Brigada Militar de São Lourenço do Sul evita que homem cometa suicídio

Na tarde de sexta-feira (9/8), na avenida São Lourenço, em São Lourenço do Sul, a Brigada Militar foi informada que havia uma pessoa à beira do arroio São Lourenço com suspeita da intenção de cometer suicídio, possivelmente jogando-se no arroio.
Em ação rápida, os policiais militares, soldados Nilmar, Rogério e Fábio Costa localizaram o homem de 19 anos, e conseguiram evitar que o homem se jogasse.
O homem foi encaminhado ao Hospital.

Gouvêa parabeniza os Pais


sexta-feira, 9 de agosto de 2019

136ª Festa do Padroeiro São Lourenço


BM visita Prefeitura de Chuvisco para realizar aulas do Proerd

Na tarde de quinta-feira (8/8), policiais militares do 30º Batalhão de Polícia Militar (30º BPM) estiveram na Prefeitura do município de Chuvisco para realizar as aulas do 2º semestre do Proerd.
As aulas do Proerd serão ministradas em diversas escolas da cidade com a intenção de prevenir e reduzir o uso de drogas e violência na comunidade escolar. 

Comunicação Social/EMBM

Perdeu o "Parada Livre" de estréia? Ouça aqui!


Todo Sábado 20h na Rádio Vida 87.9 FM ou online pelo site: http://www.radiovidasul.org/

Fiocruz é autorizada a divulgar estudo barrado sobre uso de drogas

O estudo sobre uso de drogas por brasileiros que custou R$ 7 milhões e foi censurado pelo governo federal foi divulgado nesta quinta-feira (8), após um acordo entre a Advocacia Geral da União (AGU), o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Fundação Oswaldo Cruz  (Fiocruz).

A pesquisa mostra que não existe uma epidemia de uso de drogas no Brasil.


Engavetado desde 2017, o estudo teve sua divulgação proibida pelo governo federal em maio. A pasta da Justiça contestou a metodologia usada pelos pesquisadores, afirmando que a pesquisa não cumpriu todas as exigências do edital e não permitiria a comparação de dados com levantamentos anteriores. 

Já a Fiocruz afirma que cumpriu todas as exigências propostas. "O levantamento é mais amplo do que os anteriores. E usou o mesmo plano amostral adotado pelo IBGE para a realização da pesquisa nacional por amostra de domicílio, o que permite um cruzamento desses resultados com dados oficiais do país." 

O objetivo da liberação, segundo nota da AGU, é "promover a transparência e o acesso aos dados científicos da pesquisa" à sociedade. 

No entanto, o acordo também prevê que as partes envolvidas não devem "tecer considerações, neste momento, sobre o mérito do cumprimento ou não dos termos do edital".

Segundo o órgão, novos debates serão feitos para definir se a Fiocruz cumpriu as exigências.
A pesquisa, financiada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), órgão do Ministério da Justiça, ouviu quase 17 mil pessoas no país em 2015. Foram 400 pesquisadores, técnicos, entrevistadores de campo e equipe de apoio envolvidos no trabalho.

O seu resultado deveria servir de subsídio na elaboração de políticas de prevenção e controle dos problemas do uso abusivo de drogas. Mas eles não foram divulgados nem mesmo por solicitações feitas, inclusive pela Folha de S.Paulo, usando a Lei de Acesso à Informação.

Parte do conteúdo do chamado "Terceiro levantamento nacional sobre o uso de drogas pela população brasileira" veio a público em reportagem do The Intercept, em 31 de março.

Os dados revelados mostraram que a epidemia de drogas que o governo e parlamentares veem propagando não existe de fato. O levantamento aponta, por exemplo, que quase 10% da população já usou alguma droga ilícita uma vez na vida - taxa semelhante a de outros países.

O crack foi consumido por 0,9% da população alguma vez na vida, 0,3% fez uso no último ano e apenas 0,1% nos últimos 30 dias anteriores à pesquisa. No mesmo período, a maconha foi usada por 1,5%, e a cocaína, por 0,3% dos brasileiros.

O problema de maior destaque revelado pela pesquisa é o uso do álcool: 66,4% dos brasileiros já fizeram uso de bebidas alcoólicas na vida, 43,1% no último ano e 30,1% nos últimos 30 dias. Outros estudos vêm apontando o uso abusivo do álcool como um problema crescente entre os mais jovens e os mais velhos, relacionado à violência e a doenças diversas.

Uma análise recente do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) mostrou, por exemplo, um aumento no número de internações (6.9%) e mortes (6,6%) de pessoas com mais de 55 anos relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. 

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Polícia prende 3 indivíduos suspeitos de envolvimento em roubos em SLS

Polícia Civil, através da equipe da *Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO)*, prendeu em flagrante na cidade de Pelotas três indivíduos por participação em roubos praticados no município de São Lourenço do Sul.


O grupo já havia sido responsável pelo roubo de dois veículos nos últimos dois dias, quando, na tarde do dia 05/08, efetuaram o roubo de um malote de pagamento de funcionários de uma empresa. Na fuga, os criminosos roubaram uma motocicleta, que foi utilizada para a fuga até Pelotas.
Em Pelotas, os policiais da DRACO prenderam num apartamento do condomínio Acácias N.U.B.G. e D.R.T. No apartamento do casal, foram encontrados parte do dinheiro do roubo do malote, celulares das vítimas, e um revólver.
A mulher presa é síndica do condomínio Acácias, cujos porteiros tinham orientação de atrasar a entrada de viaturas policiais no residencial.
Após a prisão do casal, os policiais foram até uma residência na colônia Z3, local onde criminosos costumam guardar veículos roubados, e recuperaram a motocicleta utilizada na fuga. A proprietária do imóvel utilizado para o depósito de veículos roubados também foi autuada em flagrante.

Deputado irá propor revólver para pilcha do gaúcho

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, que é deputado eleito pelo PSL, vai se licenciar por um dia e voltar à Assembleia na terça-feira(06/08/) para protocolar dez projetos de lei, entre os quais, está o que acrescenta o revólver calibre 38 como artigo facultativo da pilcha. 
Justificativa: “Devido à toda a história do gaúcho com as armas de fogo". A informação é da colunista Rosane de Oliveira, da Zero Hora. 
Que acharam dessa?
*Com informações de Giovani Grizotti


segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Südoktoberfest terá pré-lançamento no Festival de Inverno

Quem está esperando para viver a alegria da 32ª Südoktoberfest em outubro poderá aproveitar uma prévia durante o Festival de Inverno, que ocorre entre os dias 08 e 10 de agosto no Centro de São Lourenço do Sul.

O Festival realizado pela Associação Comercial e Industrial (ACI/CDL) reunirá o comércio lourenciano em uma mega estrutura na avenida Marechal Floriano Peixoto e praça Dedê Serpa, contando também com atividades do governo municipal, do Legislativo, palestras, reuniões e atrações culturais. E o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein levará um pouco da Südoktoberfest para o evento. Durante os três dias, o Espaço Südoktoberfest servirá almoço e jantar típico alemão/pomerano a preços especiais, além de um café colonial na tarde do sábado (10). A ação é uma parceira entre o Sonnenschein e o Buffet Tia Lúcia Eventos e Aluguéis. Ainda na gastronomia, o público poderá degustar o rievelsback ao longo de toda a programação. O bolinho de batata que é sucesso absoluto na Südoktoberfest será comercializado em porções durante o Festival que terá também apresentações do Sonnenschein durante o café colonial.

Já na noite da sexta-feira (09), a 32ª Südoktoberfest terá um pré-lançamento no Festival, quando o clima da “Festa de outubro no Sul” tomará conta do ambiente, a partir das 19h. O momento contará com presença da corte, dos mascotes Walter e Wilma e apresentações do Sonnenschein, danças de integração e brincadeiras para animar o público no clima germânico com sorteios de passaportes e café colonial. O lançamento oficial da Südoktoberfest ocorre no dia 17 de agosto, com jantar baile no CTG Sepé Tiaraju.

A 32ª Südoktoberfest
“No mês de outubro a cidade vira”. Este é o tema da 32ª edição da maior e mais tradicional festa germânica da metade Sul do estado que promete, mais do que nunca, movimentar toda a cidade entre os dias 06 e 13 de outubro espalhando a cultura e a alegria por São Lourenço do Sul. A semana terá atrações em vários pontos da cidade. Já entre os dias 10 e 13 de outubro, a Südoktoberfest terá programação em seu parque no Esporte Clube São Lourenço, com animação das bandas Brilha Som, Cia Show 4, Orquestra Continental, Banda Real, Sul Brass, Novo Horizonte e DJ Michael Maus, da Alemanha. A programação tem inda jantar típico, café colonial, ampla praça de alimentação, encontro de grupos de danças, encontro de corais, jogos germânicos, espaço kinder, o concurso para eleição da nova corte, torneio de schafkopf, Encontro Nacional de Jogadores de Schafkopf, Campeonato de Futebol de Mesa, concurso de chopp a metro, desfile de rua, entre outras atrações. E mais uma vez a festa terá a “Maior Polonaise do Mundo”. Em 2018 foram 402 pares dançando para bater o recorde mundial e em 2019 o objetivo é quebrar o próprio recorde.

Sai o “jeitinho”, entra a prevenção

A cultura do “jeitinho”, do improviso e do “depois a gente vê” presente na constituição do caráter do malandro brasileiro acabou saindo da literatura e cristalizando-se ao longo da história na vida do serviço público. Esta migração pode ser traduzida em uma cifra: R$ 268 bilhões. É isso que o país perde todos os anos com a corrupção e com a ineficiência nos gastos públicos segundo dados do Ministério Público Federal (MPF) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Embora os números do MPF e do BID ainda sejam alarmantes, há em curso uma difícil e necessária mudança de paradigma. Aos poucos, o Brasil caminha para substituir a cultura do jeitinho pela cultura da prevenção. Entre os fatores desta transformação, o trabalho silencioso e, na maioria das vezes, invisível dos procuradores do Estado tem sido decisivo.

Onde há procuradores presentes, atuantes e com liberdade para trabalhar, o respeito às leis, às normas técnicas e ao erário público também aparece. O resultado? Menos desperdício e mais efetividade na aplicação dos recursos e nas políticas implementadas pela União, Estados e Municípios.

Atualmente, o Rio Grande do Sul tem em torno de 300 procuradores em atividade. Se todas as instituições contassem com um procurador, a cultura preventiva – e não apenas reativa, como ocorre muitas vezes – seria mais facilmente universalizada, gerando impactos positivos não para somente para o Estado, mas especialmente para a sociedade gaúcha.

Provavelmente poucos gaúchos saibam, mas a solução para a tão esperada revitalização do Cais Mauá, as ações sociais necessárias para a ampliação do aeroporto Salgado Filho, o acordo de Recuperação Fiscal do Estado, o combate à sonegação, entre outras tantas iniciativas fundamentais para o futuro do Rio Grande do Sul contaram e contam com a discreta – mas decisiva – atuação dos procuradores estaduais.

De forma preventiva e proativa, os advogados públicos possuem a capacidade de avaliar todas as etapas de diferentes processos da gestão. Valorizar sua atuação é valorizar a cultura da prevenção, da boa aplicação dos recursos públicos e a busca por serviços mais céleres e eficientes à população.

Que possamos seguir neste caminho e, o quanto antes, deixarmos  de vez para trás a “era do jeitinho” em nossa história.

Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (Apergs)

Obras da escola ProInfância Camponesa serão retomadas

O prefeito Rudinei Härter assinou nesta segunda-feira (05), a ordem de serviço para retomada das obras da Escola de Educação Infantil ProInfânica Camponesa que está parada há anos. O trabalho será desenvolvido pela empresa GB & GB Construções LTDA. A empresa se instala em agosto e inicia o trabalho no próximo mês.



A Escola ProInfância Camponesa receberá crianças dos bairros Camponesa, Fiorame, Nova Esperança, Arthur Kraft e Santa Terezinha. A estrutura de mil m² terá capacidade para atender 240 crianças em turno parcial ou 120 em turno integral com salas de pré-escola, bloco administrativo, setor de serviços, setor multiuso com laboratório de informática e sala de leitura, pátio coberto e refeitório, anfiteatro e praça de recreação.

A retomada das obras é considerada de extrema importância pelo prefeito Rudinei Härter, não apenas para sua conclusão, mas pelo correto uso do recurso público que foi investido na obra até sua paralisação, anos atrás. Além disso, atende uma importante demanda dos bairros que serão beneficiados. “A retomada das obras é uma segurança para mães e pais no auxílio à educação dos filhos servindo como uma importante base na primeira infância para um futuro melhor”, diz o prefeito, comemorando a oportunidade de atender as crianças e suas famílias. O prazo previsto de conclusão das obras é abril de 2020. 

Prefeito viaja à Brasília com objetivo de trazer quase R$6.5 milhões em recursos

Nesta terça-feira (06) o prefeito Rudinei Härter viaja à Brasília buscando trazer quase R$6.5 milhões em recursos para o município. Nos dias 6 e 7 de agosto, Härter estará visitando deputados e senadores em busca de recursos e apoio para a aquisição de maquinários como caminhão com compactador de lixo, pá carregadeira, motoniveladora, caminhão tanque e para obras como a da revitalização do Galpão Crioulo e da Orla da Praia, entre outras pautas.

Junta Militar comunica que está disponível consulta sobre seleção dos alistados em 2019

A 62ª Junta de Serviço Militar informa aos jovens lourencianos alistados no município em 2019, que já estão disponíveis para consulta às informações sobre a Comissão de Seleção (Inspeção de saúde). A consulta poderá ser feita, até o dia 09/08, no site: alistamento.eb.mil.br ou na Junta Militar, situada na Rua 15 de Novembro, 258, Centro. Para mais informações: (53) 3251-9580.


Pelotas e Grêmio Lourenciano realizaram amistoso

Na tarde deste domingo (04), o Pelotas realizou seu primeiro amistoso preparatório para a Copa Seu Verardi. Em São Lourenço do Sul, o Lobão enfrentou o Grêmio Lourenciano. Vale ressaltar que a equipe da casa estava comemorando o seu centenário e foi, também, uma partida festiva para o público local.

O Lobo teve amplo domínio das ações da partida, podendo marcar em diversas oportunidades. A equipe da casa procurou fazer uma partida mais defensiva e saia em jogadas de contra-ataque.
Na volta para a segunda etapa, o Lobo mudou praticamente toda a equipe. E a vantagem seguiu. Com muita posse de bola, o Pelotas dominou o restante da partida. No finalzinho, em boa cobrança de falta de Garrati, Negretti escorou para o gol, 1 a 0 Lobo.
O Pelotas tem mais um teste antes de estrear na competição. Em amistoso,o Lobo encara São José, no Passo D’Areia. O confronto está programado para essa quarta-feira (07), às 16h.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Começam as novenas da 136ª Festa do Padroeiro São Lourenço

“Com São Lourenço construímos a Casa da Vida”. Este é o lema da 136ª Festa do Padroeiro São Lourenço que acontece no dia 10 de agosto, feriado municipal. As novenas iniciaram na noite da quinta-feira (1º) e seguem até o dia 09.

A primeira novena foi com a Benção dos Estudantes e Professores, com liturgia da Comunidade Navegantes “São Lourenço ajuda-nos a praticar a inclusão e a educar com qualidade”. Um grande número de fiéis acompanhou a celebração da primeira novena, assim como o prefeito Rudinei Härter, a secretária de Saúde Jaqueline Bergmann, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cristiane Hax e a secretária adjunta de Educação, Cultura e Desporto, Renata Blödorn.

As novenas ocorrerão diariamente às 19h até a festa que tem programação ao longo de todo o dia 10, quando uma procissão abre a programação pela manhã. O dia festivo terá também missa, almoço, atividades diversas pela tarde e baile com Fred & Fernandinho e Banda.

Nesta edição, os festeiros são Adriana e Valderes Carvalho da Silva e Camile e Daniel Prates Soares. A rainha é Laura da Fonseca Viegas Sell, a minirrainha é Helena Ferreira Helbig, a princesinha Anna Cristhina dos Santos Gonçalves e a coordenadora é Fabíola Marroni Boemeke. O pároco é o padre Wilfrido Mosquera OSFS e os vigários são os padres Wilner Charles OSFS e Valnir Silva. A Festa é realizada pela Paróquia São Lourenço com apoio da Prefeitura.

Novenas às 19h

Dia 02 – Benção das Famílias – Liturgia Comunidades Boqueirão e Sítio “Família alicerce da vida”;

Dia 03 – Benção dos Comerciantes – Liturgia Comunidade Fátima “De mãos abertas para a partilha”;

Dia 04 – Benção dos Colonos e Agricultores – Liturgia Comunidades Rosário, São José e Cristo Nossa Esperança “Pão nosso de cada dia”;

Dia 05 – Benção da Saúde – Liturgia Comunidade Aparecida “São Lourenço ajuda-nos a promover saúde com qualidade para todos”;

Dia 06 – Benção das Crianças e Jovens – Liturgia Catequese Paroquial e Banda Monsenhor Gautsch “Com São Lourenço olhamos para nossa infância e juventude”;

Dia 07 – Benção Espiritual – Liturgia Comunidade Medianeira e Santo Expedito “São Lourenço ensina-nos a ser gratos e solidários fazendo o bem sem olhar a quem”;

Dia 08 – Benção dos Trabalhadores – Liturgia Comunidades Santa Rita e Apostolado da Oração “Trabalho e dignificação das pessoas”;

Dia 09 – Benção da Paz – Liturgia Comunidade Turuçu “Com São Lourenço construímos a paz”.

Programação da Festa de São Lourenço (10 de agosto)

9h30 – Procissão saindo da praça Dedê Serpa pela rua Júlio de Castilhos com os Lourencinhos, Festeiros das Comunidades, Autoridades, Festeiros e Corte de São Lourenço, conduzidos pela Banda da E.E.E.F. Monsenhor Gautsch;

10h – Missa Solene

12h – Almoço

Tarde com atrações artísticas e musicais, jogos e sorteio de prêmios

16h – Baile de encerramento com Fred & Fernandinho e Banda 

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Município adota medida para economia com equipamentos de informática e papel

O prefeito Rudinei Härter esteve reunindo com o secretariado na quarta-feira (31), para apresentação de um novo sistema de renovação de equipamentos de informática, o que proporcionará economia aos cofres públicos, agilidade de manutenção e, em consequência, agilidade na prestação de serviços à comunidade. Os detalhes foram apresentados pelo coordenador do Departamento de Tecnologia e Informática, Luciano Moraes da Silva.

O Município realizou licitação, contratando serviços de outsourcing (aluguel e manutenção de equipamentos). A empresa Comercial Porto Alegrense de Máquinas Calculadoras LTDA fornecerá impressoras; a empresa Athenas Automação LTDA fornecerá computadores; e a Allged Soluções de TI LTDA fornecerá nobreaks. As empresas instalarão os equipamentos nas secretarias municipais na forma de aluguel e serão responsáveis pela manutenção e fornecimento de suprimentos.

O objetivo é renovar equipamentos e agilizar a manutenção quando necessário, já que este serviço será de responsabilidade das empresas em curto prazo e sem custo adicional. Hoje, quando há necessidade de substituição de equipamentos ou peças é realizada licitação que tem longo prazo. A medida também oportunizará redução de gastos tanto nos equipamentos, quanto em material, como toners para impressoras e papel, contribuindo também com o meio ambiente. Pela primeira vez o município passará a ter um controle do gasto de papel, pois um servidor reunirá por tipo os arquivos enviados para impressão. Os nobreaks individuais utilizados atualmente serão substituídos por novos de grande capacidade para vários computadores, o que gerará redução no consumo de energia elétrica.

O outsourcing já é utilizado por outros órgãos públicos, como, por exemplo, o Tribunal de Contas que calcula redução de gastos entre 22% e 23%. Com isso, o prefeito Rudinei Härter estima que o atendimento à população será agilizado com redução do tempo que equipamentos ficam sem uso pela necessidade de manutenção, otimizando o trabalho e reduzindo custos aos cofres do Município.

Informatização em rede da saúde

A medida também proporcionará a instalação dos equipamentos em quatro unidades de saúde que ainda não estão integradas na informatização em rede. Com isso, todas as unidades estarão integradas no sistema que está sendo instalado desde o ano passado, reunindo as informações dos pacientes ao serem atendidos em uma unidade. Isso fica disponível caso precise dos serviços em outro local e o médico pode consultar o histórico do paciente. As receitas médicas vão diretamente para o sistema da Farmácia Municipal e Farmácia Distrital, assim como as solicitações de exames, promovendo segurança e agilidade ao paciente. 

Coleta de resíduos eletrônicos reúne 7 toneladas de equipamentos

A Prefeitura de São Lourenço do Sul, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama) e seu departamento de Gestão Ambiental, em parceria com a empresa Natusomos, realizou na quarta-feira (31) mais uma coleta de resíduos eletrônicos. A ação ocorreu das 9h às 13h na rua Pio Ferreira, em frente a praça Dedê Serpa, onde a comunidade levou sete toneladas de equipamentos para descarte.


A ação também distribuiu 83 mudas de plantas, entre árvores e flores para as pessoas que levaram os equipamentos para descarte e encaminhamento a reciclagem. TVs, micro-ondas, rádios, máquinas de lavar, entre tantos outros produtos tiveram assim, o correto destino, sem sujar ruas e poluir o meio ambiente. A próxima coleta já está agendada para o dia 30 de outubro (quarta-feira).

A Prefeitura realiza a coleta com objetivo de oportunizar à população que descarte de forma correta os seus resíduos eletrônicos, para que não sejam eliminados junto ao lixo doméstico. Este lixo eletrônico é composto de equipamentos altamente poluentes por conterem cobre, alumínio, mercúrio e chumbo, por isso necessitam de correto destino. 

Saúde orienta sobre censo da Febre Amarela

A Secretaria de Saúde informa que está realizando no interior do município um censo para avaliar a situação vacinal da Febre Amarela. Trabalham neste censo os Agentes Comunitários de Saúde e equipe da Unidade Básica de Saúde de cada localidade. Este trabalho é realizado de segunda a sexta-feira.

A Secretaria alerta que pessoas que não fazem parte da equipe de saúde local não estão autorizadas a pegar dados ou assinaturas, somente os Agentes Comunitários de Saúde durante a visita domiciliar. A Secretaria de Saúde orienta as famílias que não repassem dados a pessoas estranhas. 

LOCALIZADA FURNA PRÓXIMA AOS FOCOS DE RAIVA

Após a confirmação de casos de raiva bovina no município, foi acionado o Núcleo de Combate a Raiva, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS.
A equipe chegou ao município ontem (dia 31/07), e localizou morcegos hematófagos, provavelmente relacionados aos recentes casos da doença. A  furna com os animais fica próxima a antena, na localidade de Boqueirão, em São Lourenço do Sul. Os animais foram capturados sendo feita a aplicação da pasta vampiricida, conforme determina o procedimento no Programa Nacional de Controle da Raiva Herbívora.

Solicita-se que sejam notificados na Inspetoria de Defesa Agropecuária, casos de animais agredidos por morcegos, bem como refúgios com presença de morcegos hematófagos, além de animais com suspeita da doença.

Nos bovinos a doença se caracteriza por inicial incoordenação motora, isolamento do lote, salivação excessiva, dificuldade para engolir e andar cambaleante, culminado com a queda definitiva do animal que apresenta movimentos de “pedalagem” e dificuldade respiratória, o que leva a morte.
Importante ressaltar que animais suspeitos não devem ser manipulados sem luvas e demais equipamentos de proteção, pois a doença é uma zoonose, igualmente fatal em humanos.

A Inspetoria alerta a  todos aqueles produtores que não vacinaram seus bovinos e equinos contra a raiva que o façam com máxima urgência.

Maiores informações e notificações diretamente na Inspetoria (Rua Mariz E Barros, n°1893) ou pelo telefone (53) 3251-1332.