São Lourenço Repórter anuncia transmissão ao vivo do 55º Campeonato Aberto de Futsal do Grêmio a partir de hoje – ABASF e FUNIL fazem o jogo da primeira transmissão experimental
O São Lourenço Repórter trará uma cobertura inovadora do 55º Campeonato Aberto de Futsal do Grêmio Esportivo Lourenciano, além do tradicional Som do Ruy, que anima as rodadas disputadas no Estádio das Hortênsias, nesta noite, durante a 4ª rodada da competição (30/01), o São Lourenço Repórter iniciará o projeto de transmissões esportivas Ao Vivo, através do site: saolourencoreporter.com, YouTube e demais plataformas, anunciando a transmissão experimental de ABASF e Funil, o jogo começa às 21h. A equipe formada por Cau Holz, Ruy Fernando e Diego Freitas, Alexandre Coelho e Zezinho Soares, projeta o trabalho pioneiro e histórico no esporte do município. Nesta manhã no Programa São Lourenço Repórter, Ruy Fernando, Cau Holz e Diego Freitas explicaram o formado e as possibilidades da transmissão, além do acesso dos telespectadores.
Acesse saolourencoreporter.com e confira todos os detalhes.
quarta-feira, 30 de janeiro de 2019
terça-feira, 29 de janeiro de 2019
Polícia prende homem e recupera objetos furtados
A Delegacia de Polícia Civil de São Lourenço do Sul, em diligências de busca a bens furtados, recuperou na tarde de hoje os objetos subtraídos de um bar arrombado nessa madrugada e recuperou bicicleta subtraída no mês de dezembro. Foram identificados os autores do crime e J.E.P.G, de 45 anos, receptor dos bens, foi autuado em flagrante pela autoridade policial pelo delito de receptação, sendo liberado mediante fiança. Todos os bens recuperados já foram restituídos aos seus proprietários. Auxilie a Polícia Civil pelo Whatsapp 53-991275719
domingo, 27 de janeiro de 2019
Tentativa de furto na Moto Peças Gouvêa
Por volta das 21h57min compareceu à DP local o proprietário da Loja Gouvêa Motos Peças informando que o alarme tocou e ao deslocar-se até o local viu um indivíduo pulando o muro do vizinho e fugindo. Informa ainda que o mesmo tentou entrar no estabelecimento entortando o portão de acesso ao pátio dos fundos da loja, porém não conseguiu efetuar o furto. Acrescenta também que nesta semana já é a terceira vez que é vítima do mesmo tipo de delito sendo que no local tem câmeras de segurança. A Polícia Civil investiga o caso. (O Lourenciano)
Vereador Luis Weber trata do desenvolvimento de São Lourenço do Sul em reunião com o deputado federal Dionilso Marcon
Na manhã de sexta-feira (25), o vereador presidente Câmara Luis Weber (PT), recebeu em sua bancada, o deputado federal Dionilso Marcon (PT). Na pauta a Reforma da Previdência, agricultura familiar, além de projetos de emendas parlamentares para o desenvolvimento do município.
Trapiche revitalizado é mais um espaço de lazer e convivência na praia
A Prefeitura de São Lourenço do Sul e o Grupo Polímata entregaram a lourencianos e turistas o trapiche da Barrinha revitalizado no final da tarde desta sexta-feira (25). A estrutura que faz parte da história do Município é mais um espaço de convivência e lazer de cara nova nesta temporada de verão.
A revitalização foi feita pelo Grupo Polímata, empresa contratada pelo Município através de licitação para a limpeza da praia, Camping Municipal e bairros de praias nesta temporada. O material utilizado é reaproveitado e não houve custos ao Município, já que o contrato com a empresa prevê também a revitalização de áreas de lazer. “É com muito prazer que nós estamos cuidando das praias nesta linda cidade. Só temos a agradecer a São Lourenço do Sul”, disse o diretor da empresa, Pablo Menezes de Souza.
O prefeito Rudinei Härter falou sobre a importância de uma ação como esta que, apesar de parecer simples, faz diferença no visual da cidade e da praia. “Pode parecer simples, mas é uma coisa a mais para oferecer. A Prefeitura tem feito um esforço grande para manter a praia bonita, receber bem lourencianos e os turistas de forma agradável para que todos se sintam bem”, disse.
O trapiche recebeu pintura e barcos com flores, além de elementos rústicos decorativos. O redor do trapiche também recebeu bancos e mesa rústicos que compõem cenário propício ao ambiente de praia, além de um pórtico no acesso. Trapiche e a figueira receberam iluminação especial. Esta é mais uma ação de revitalização de espaços de convivência na praia. A empresa já instalou bancos e mesas em outros pontos, reformou as passarelas de acessibilidade. Outras ações semelhantes ainda serão desenvolvidas ao longo da temporada.
A entrega do trapiche revitalizado foi acompanhada por secretários municipais, pelo vereador Paulinho Pereira e a população que, logo após, aproveitou para passear pelo local e fazer muitas fotos.
sábado, 26 de janeiro de 2019
Finais do Municipal de Futebol começam no domingo
O Estádio União da Colônia, na localidade da Boa Vista, será o palco dos jogos de ida das finais do Campeonato Municipal de Futebol no domingo (27). Serão três jogos a partir das 15h. Para a categoria Sub-13, a partida definirá o terceiro colocado entre Bola Dentro e Brooklin.
Na sequência Pérola TC e EC Boa Vista fazem o jogo de ida da final do Veteranos e depois o confronto será entre São Lourenço e Botafogo, partida de ida pela final da 1ª Divisão. Os jogos de volta e a partida final do Sub-13 serão no dia 03 de fevereiro.
Jogos de ida das finais - domingo (27)
15h - Decisão 3ª Lugar – Sub-13 - Bola Dentro X Brooklin
16h - Final Veteranos - Pérola TC X EC Boa Vista
17h30 - Final 1ª Divisão - EC São Lourenço X EC Botafogo
sexta-feira, 25 de janeiro de 2019
Acidente entre Anchieta e Riachuelo
Na tarde desta sexta-feira (25), por volta das 15h, aconteceu um acidente de transito envolvendo dois veículos. A colisão ocorreu no cruzamento das ruas Anchieta com Riachuelo, onde um veículo não obedeceu a sinalização e cruzou a preferencial.
Duas pessoas acabaram ficando feridas e encaminhadas à Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul. O Corpo de Bombeiros, SAMU e Brigada Militar atenderam a ocorrência.
Informações: https://portalnoticiasdaqui.com/7544/ - (acesse e veja mais fotos)
Homem é preso com maconha e revólver em São Lourenço do Sul
A Delegacia de Polícia Civil de São Lourenço do Sul, com apoio da Brigada Militar, cumpriu mandado de busca e apreensão localizando e apreendendo 13 porções de maconha e um revólver calibre .38 com numeração raspada. A autoridade policial determinou a lavratura do auto de prisão em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e o encaminhamento de P.O.M.C, 22 anos de idade, ao Presídio Regional de Pelotas. Auxilie a Polícia Civil com informações para o número 53 992375719.
Arte & Música ao Entardecer
Para valorizar o artesanato local, vem aí, neste domingo, o "Arte & Música ao Entardecer". Com exposição de artesanato a partir das 16 horas e show com Demônios da Lagoa a partir das 17 horas no Largo Laura Abreu.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2019
Aulas da rede pública estadual começam em 20 de fevereiro
As aulas da rede pública estadual começam em 20 de fevereiro e se encerram em 20 de dezembro. As datas constam do Decreto 54.487, de 22 de janeiro, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (23), que oficializa o início do Calendário Escolar. As férias discentes (alunos) serão entre 27 de julho e 4 de agosto.
Ainda de acordo com o decreto, o calendário letivo das redes estadual e municipais, em caso de interesse público e de peculiaridades locais e regionais, poderá ser unificado. Fica facultado aos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual em cada município começar as atividades letivas e a desenvolver o calendário escolar em datas diferenciadas.
Os calendários escolares, inclusive os unificados com as redes municipais, devem ser homologados pela respectiva coordenadoria Regional de Educação (CRE). Além disso, as CREs terão de enviar relatórios ao Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação (DP/Seduc) para fins de controle e acompanhamento.
DATAS
18 e 19 de fevereiro: reuniões de planejamento e de formação continuada de professores
20 de fevereiro a 26 de julho: primeiro semestre letivo
27 de julho a 4 de agosto: férias discentes
5 de agosto a 20 de dezembro: segundo semestre letivo
Prisão em Santa Vitória do Palmar
A Polícia Civil, em cumprimento ao mandado de Prisão Preventiva representado pelo Delegado de Polícia Ronaldo Vladimir Coelho, através dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Santa Vitória do Palmar e os polícias civis em Operação Verão, prenderam o indivíduo DSP, investigado e reconhecido pelas vítimas como autor de diversos roubos, dentre eles 6 roubos a taxistas, 5 roubos a pedestres e o roubo a Estação Rodoviária deste município. DSP foi conduzido ao presídio estadual de Santa Vitória do Palmar.
quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
Polícia prende mulher por descumprir condições de liberdade provisória
A Polícia Civil cumpriu a ordem de prisão de R.S, 31 anos de idade, qual teve sua prisão decretada por descumprir condições da liberdade provisória. A presa foi encaminhada ao Presídio Regional de Pelotas.
Auxilie a Polícia Civil com informações pelo whatsapp 53-99127.5719.
D.D.H, 34 anos, preso por descumprir condição de liberdade provisória
A Polícia Civil cumpriu a ordem de prisão de D.D.H, 34 anos de idade, o qual teve sua prisão decretada por descumprir condições da liberdade provisória. O preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Pelotas.
Auxilie a Polícia Civil com informações pelo whatsapp 53-99127.5719.
Homem de 31 anos preso por crime cometido em 2013
A Polícia Civil cumpriu a ordem de prisão de D.M.A, 31 anos de idade, o qual foi condenado pelo delito de roubo a estabelecimento comercial ocorrido em março de 2013. O preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Pelotas.
Auxilie a Polícia Civil com informações pelo whatsapp 53-99127.5719.
Acidente na Avenida Nonô Centeno
Uma colisão envolvendo dois veículos ocorreu por volta de 15h00 desta quarta-feira (16), no acesso a São Lourenço do Sul pela Avenida Nonô Centeno.
A colisão foi entre um Ford Ecosport e um Volkswagen Santana Quantum. A Brigada Militar (BM) compareceu até o local para registro da ocorrência que não teve nenhum ferido, apenas danos materiais.
Foto: Reprodução
20ª Cavalgada Cultural da Costa doce
Data: 17 de janeiro de 2019 (Quinta-feira)
Local: Barra do Ribeiro – RS. – CTG Pealo da Tradição - Sede dos Piquetes -
*Recepção e Concentração das delegações: responsável Sr. Carlos Souza Gonçalves –
F: (53)99103.3410 – Hora: – A partir das 06 h – da manhã;
SAÍDA: Ás 14h30min. – dos cavaleiros, para a Sede da Fazenda Barba Negra – Mun. Barra do Ribeiro, acampamento, local do primeiro pouso.
Data: 24/25 de janeiro de 2019 (Quinta e Sexta-feira)
Fazenda do Sobrado, dia livre descanso, confraternização entre cavaleiros, lazer, passeio embarcado, praia e apresentações culturais.
(Quinta-feira)
Fazenda do Sobrado – chegada por volta das – 13 h. -Grande confraternização dos grupos de Cavaleiros (as); -Solenidades promovidas pela municipalidade de São Lourenço do Sul – 19 h. - Missa Crioula – 20h. (Sexta-feira) Fazenda do Sobrado, dia livre descanso e confraternização entre cavaleiros, apresentações culturais e tertúlia. -Solenidades promovidas pela municipalidade de São Lourenço do Sul – Prefeito – Secretariado, convidados, e pelo evento. - Homenagens diversas; -Mateada “Erva Mate Madrugada”; -Passeio Escuna Vento Negro; - Mostra de Cavalos Crioulos registrados participantes da cavalgada; - Música sob animação especial; - Premiações aos participantes; Grupo, Cavaleiro ou Amazona de melhor comportamento em defesa da natureza; Grupo de Cavaleiros visitantes mais numerosos; Grupo de Cavaleiros visitantes mais distantes; Melhor Apoio aos cavaleiros durante o percurso; O melhor conjunto Prenda/Montaria (Traje e Encilha); O melhor conjunto Cavaleiro/Montaria (Traje e Encilha); O Cavaleiro mais jovem (Masculino e Feminino); O Cavaleiro mais experiente (Masculino e Feminino); E outros destaques surpresa.
Data: 26 de janeiro de 2019 (Sábado)
Saída ás 7h30min do Hotel Fazenda do Sobrado – São Lourenço do Sul – para a Ilha da Feitoria, não tem acesso para veículos. (O transporte de apoio é o barco, ou o lombo do cavalo, luz da lua e candeeiro). Acampamento gentilmente cedido pela Empresa Biscoitos ZEZÉ-Pelotas/RS. Recepção oferecida pela organização do evento, (na Sotéia – ponto de almoço “Arroz Carreteiro e pão”), após a chegada e acomodação dos cavaleiros no local Capela da Feitoria, um (Churrasco), percurso 38 km, local de acampamento e pouso.
Obs.: No “trapiche” próximo a Fazenda do Sobrado, dia 26/janeiro/2019, disponibilizaremos um “BOTE” ancorado para levar apenas os pertences “mínimos p/pouso/alimentação e objetos de uso pessoal” neste trecho, (devem ser carregados e descarregados pelos donos ou seus apoios).
Data: 27 de janeiro de 2019 (Domingo) – Final - Saída ás 6 h da Capela da Feitoria percurso passando dentro da Lagoa dos Patos em direção a Colônia de Pescadores Z-3, paradas só para descanso. Cada cavaleiro deverá levar junto LANCHE e ÁGUA.
Rota das Praias até o – CELA/Centro Equestre do Laranjal - Local do desfile de encerramento, confraternização almoço! Percurso 29 km.
Cada cavaleiro deverá levar junto ÁGUA.
– Final – Por volta das 16 h – Praia da Lagoa – Laranjal/Pelotas.
Obs.- Sujeito a alterações pela comissão organizadora.
Obs.: Exames exigidos com validade em vigor.
Exames de Anemia e Mormo, Caderneta de Vacina da Influenza, assinada Médico Veterinário.
Tirar a GTA – para transporte dos cavalos, já pedir com retorno.
https://www.facebook.com/cavaleiros.dacostadoce
E-mail: ccd20@cavaleirosdacostadoce.com.br
carlos.cavalariano@gmail.com
Fone - Whats: (53) 99103-3410
20ª – CCCD – Recomendações aos Cavaleiros:
Na chegada, a pessoa deverá apresentar-se ao responsável pela “identificação dos participantes e credenciamento”, e receberá a pulseira de “reconhecimento”, para melhor segurança de todos, e evitar constrangimentos; é necessário o uso permanente durante o período total da Cavalgada.
*Obs.
Caso não concorde, não participará como cavaleiro ou apoio, não será permitida a entrada de pessoas estranhas ao evento e serão encaminhadas às autoridades de segurança, no local da ocorrência.
Deverá levar barraca, saco de dormir ou colchonete, cobertor, almofada ou travesseiro, prato, caneca e talher.
Sugerimos, ainda, levar capa de chuva e agasalho para o frio. Durante o dia, temperaturas acima de 25° são registradas neste período, roupas leves e cobertura evitam males do Sol.
Para melhor hidratação, um cantil deve acompanhar o Cavaleiro, bem como uma mala de garupa para acomodar seus pertences, lanches, máquinas fotográficas, material de higiene pessoal e demais objetos; sugerimos proteger com sacos plásticos.
O Cavaleiro não deverá portar nenhuma arma. Serão admitidos facas e facões que deverão ser utilizados somente para as necessidades da lida do campo e alimentação.
Verificar o ferrageamento de seu cavalo. Avaliar se está em bom condicionamento físico. Revisar a encilha. Verificar se está bem alimentado.
Oferecer água antes de cada percurso. Sempre que houver descanso parar e desmontar.
Ter consciência de sua habilidade como cavaleiro e conhecimento do grau de docilidade e possíveis reações de sua montaria.
Ao encilhar e preparar para montar, se notar qualquer comportamento estranho, consulte os cavaleiros mais experientes e peça para que deem alguns galopes. Esta ação acalmará o animal e evitará prováveis problemas de conduta na montaria.
Regulamento:
Preserve a natureza viva do percurso e acampamentos.
Respeite seu companheiro para que você seja respeitado.
Informações ou reclamações deverão ser dirigidas aos membros da Comissão Organizadora, devidamente credenciados e identificados.
Utilizar, devidamente, a água das torneiras à disposição dentro do acampamento, evitando desperdícios.
Toda a infraestrutura do acampamento visa seu bem estar, ajude na preservação.
Não é permitido uso de sons amplificados e execução de músicas que desvirtuem o objetivo do evento.
Após o Toque de Recolher, o silêncio deverá ser preservado.
A Comissão Organizadora não se responsabilizará por qualquer acidente ou danos materiais que possam ocorrer com os participantes do evento.
Para sua segurança, é proibido o porte de armas e garrafas, bebedeiras, escaramuças a cavalo e maltrato aos animais.
Durante o percurso e nos desfiles, os cavaleiros deverão procurar andar alinhados e sempre atrás das bandeiras.
Representante autorizado de países, estados, municípios, CTGs ou Piquetes, poderão portar a sua bandeira.
Cada participante poderá valorizar o uso da pilcha e da indumentária de seu estado ou região, evitando modismos, tais como: camisetas sem gola com lenço no pescoço, camisetas mesmo com golas com mensagens alheias ao evento, bonés exóticos, etc.
Deverá ser dada preferência ao uso de arreios completos, evitando modismos como pelegos com cores extravagantes, cordas de nylon, etc.
Não aconselhamos uso de Cavalo inteiro. Reprodutor – Não poderá ficar nos locais de descanso dos acampamentos, deverá sempre estar contido pelo buçal, não podendo ficar à soga, em nenhum local. (Obs. Requisito de Segurança e Respeito aos demais participantes).
O Médico Veterinário indicado p/direção do evento tem competência legal para vetar a participação na cavalgada ou retirar animal que considere sem condições clinicas.
MENORES só participarão acompanhados de pais ou responsáveis, mediante assinatura do respectivo termo de responsabilidade c/Nº-CI e CPF.
Caso qualquer participante do evento não esteja de acordo com as normas, ou tenha comportamento indesejável durante o percurso, acampamento ou solenidades, a Comissão terá plenos poderes para solicitar a remoção do(s) indivíduo(s), em qualquer local da ocorrência, podendo inclusive fazer uso da força policial.
Opção A – ITINERÁRIO
20ª CCCD – Roteiro - Início –
Data: 17 de janeiro de 2019 (Quinta-feira)
Local: Barra do Ribeiro – RS. – CTG Pealo da Tradição - Sede dos Piquetes -
*Recepção e Concentração das delegações: responsável Sr. Carlos Souza Gonçalves – F: (53) 99103.3410 – Hora: – A partir das 06 h – da manhã;
SAÍDA: Ás 14h30min. – dos cavaleiros, para a Sede da Fazenda Barba Negra - Barra do Ribeiro, acampamento, local do primeiro pouso.
Cada cavaleiro deverá levar junto LANCHE e ÁGUA.
Data: 18 de janeiro de 2019 (Sexta-feira) Saída ás 6 h – da Sede da Fazenda Barba Negra - Barra do Ribeiro em direção a Tapes – na Sede Estância Santo Antônio - Dr. Joaquim Mello – percurso de 35 km, local de acampamento e pouso. Não haverá apoio para o almoço, só parada para descanso. Cada cavaleiro deverá levar junto a sua ALIMENTAÇÃO E ÁGUA.
Data: 19 de janeiro de 2019 (Sábado) Saída ás 7h30min – da Sede Estância Santo Antônio - Dr. Joaquim Mello – para – Tapes – em direção a Fazenda da Sra. Adriana Marocco - percurso de 19 km, local de acampamento e pouso, só parada para descanso. Cada cavaleiro deverá levar junto LANCHE e ÁGUA.
Data: 20 de janeiro de 2019 (Domingo) Saída ás 7h30min – da Fazenda da Sra. Adriana Marocco em direção ao Parque de Rodeios Municipal de Arambaré, percurso 21km, local de acampamento e pouso.
Cada cavaleiro deverá levar junto LANCHE e ÁGUA.
Data: 21 de janeiro de 2019 (Segunda-feira) Saída ás 7h30min – do Parque de Rodeios Municipal de Arambaré, para a Cabanha Santa Rita, percurso - manhã 17 km, local do almoço.
Saída: 14 h passando pela Estância Flor da Praia (Local da Pecuária/Oficinas), percurso até a Fazenda Butiá - tarde 20 km, local de acampamento e pouso.
Cada cavaleiro deverá levar junto LANCHE e ÁGUA.
Data: 22 de janeiro de 2019 (Terça-feira) Saída ás 7h30min – da Fazenda Butiá, em direção da Vila da Pacheca - Mun. Camaquã – percurso 22 km, local de acampamento e pouso.
Cada cavaleiro deverá levar junto LANCHE e ÁGUA.
Data: 23 de janeiro de 2019 (Quarta-feira) Saída ás 7h30min – Vila da Pacheca - Mun. Camaquã:
Concentração dos cavaleiros para travessia do Rio Camaquã em direção a Fazenda Rincão dos Serpa - do Sr. João Serpa, percurso 22 km, local de acampamento e pouso. – Cada cavaleiro deverá levar junto LANCHE e ÁGUA.
Obs. - Caso não haja condições adequadas para travessia do Rio Camaquã, os cavalos serão embarcados (em seus transportes) e o trecho terá desvio pela BR, até a Fazenda do Sr. João Serpa.
Data: 24 de janeiro de 2019 (Quinta-feira) Saída ás 7h30min – da Fazenda do Sr. João Serpa em direção a São Lourenço do Sul – Chegada a Fazenda do Sobrado, percurso 26 km, local de acampamento e pouso.
Cada cavaleiro deverá levar junto LANCHE e ÁGUA.
Data: 25 de janeiro de 2019 (Sexta-feira)
Fazenda do Sobrado, dia livre descanso e confraternização entre cavaleiros, apresentações culturais e tertúlia.
Data: 26 de janeiro de 2019 (Sábado) Saída ás 7 h – do Hotel Fazenda do Sobrado – São Lourenço do Sul – para a Ilha da Feitoria, não tem acesso para veículos. (O transporte de apoio é o barco, ou o lombo do cavalo, luz da lua e candeeiro). Local de acampamento gentilmente cedido pelo Sr. José Ruivo- Empresa Biscoitos ZEZÉ-Pelotas/RS. Recepção oferecida pela organização do evento, (na Sotéia – ponto de almoço), após a chegada e acomodação dos cavaleiros no local Capela da Feitoria, um (Churrasco), percurso 38 km, local de acampamento e pouso.
Cada cavaleiro deverá levar junto LANCHE e ÁGUA.
Data: 27 de janeiro de 2019 (Domingo) – Final - Saída ás 6 h da Capela da Feitoria percurso passando dentro da Lagoa dos Patos em direção a Colônia de Pescadores Z-3, paradas só para descanso. Cada cavaleiro deverá levar junto LANCHE e ÁGUA.
Rota das Praias até o – CELA/Centro Equestre do Laranjal - Local do desfile de encerramento, confraternização almoço! Percurso 29 km.
Cada cavaleiro deverá levar junto ÁGUA.
Obs.- Sujeito a alterações pela comissão organizadora.
20ª Cavalgada Cultural da Costa Doce - Instruções da Organização:
Todos os participantes devem respeitar as orientações dos Coordenadores, sem exceções.
Obs. Qualquer um dos percursos, locais de paradas, pouso, ou horários podem sofrer alterações conforme instruções da organização.
A) Cada participante será responsável pela sua alimentação - bebidas e transporte dos animais;
Obs: Não será permitido participar da cavalgada animais sem os respectivos exames e atestado abaixo mencionados.
Atestado do Médico Veterinário para Influenza.
Exames de Anemia e Mormo com a data de validade em vigor.
Tirar a GTA – para transporte dos cavalos, já pedir com retorno.
Saída Barra do Ribeiro – Chegada Pelotas-RS.
B) Fornecer Certificado oficial de participação do evento para cavaleiros, pessoal de apoio.
C) No “trapiche” próximo a Fazenda do Sobrado, dia 26/janeiro/2019, disponibilizaremos um “BOTE” ancorado para levar apenas os pertences “mínimos p/pouso/alimentação e objetos de uso pessoal” neste trecho, (devem ser carregados e descarregados pelos donos ou seus apoios).
D) Nos trechos percorridos deve-se observar que, não se deve ultrapassar a bandeira para sua própria segurança.
E) É desaconselhável participar da cavalgada com cavalo inteiro.
F) Durante o percurso será observada a parada a cada 2h de marcha, ou próximo deste tempo, em lugar que a organização julgar mais próprio para cavalos e cavaleiros.
Solicitamos a todos os participantes que se mantenham agrupados próximo ao ponteiro, já que em algumas partes do percurso será necessário receber apoio para transpor: (travessia de rios, outros obstáculos, ou, divisas entre propriedades, ou, divisões de manejo, sejam de lavoura, ou pecuária).
G) Salientamos a todos que por a Cavalgada passar por trilhas, acampar em estâncias e locais cuja estrutura é para uso particular e restrito ao manejo da propriedade, e ser uma gentileza dos proprietários, a permissão de transito e uso das instalações, é vedado ligar ar condicionado e mais que um frízer por grupo.
Obs: Também é solicitado: Banho em cavalos só com água de locais indicados pelos proprietários, pois é verão e não podemos deixar os moradores sem água;
Zelo com instalações, lixo e uso de sanitários, ou banho, tanto nas propriedades destacadas, como em qualquer dos demais locais cujo uso nos seja permitido.
H) Os veículos dos apoios devem seguir junto com o veiculo da coordenação, sendo que em algumas “propriedades” só será permitida a entrada de todos juntos, bem como, a saída de todos ao mesmo tempo.
Obs.- Fechar sempre as porteiras!!!
Obs.-Sujeito a alterações pela comissão organizadora.
Benefícios do INSS acima do salário mínimo terão reajuste de 3,43%
Os segurados da Previdência que recebem acima do salário mínimo terão seus benefícios reajustados em 3,43%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O índice foi oficializado por meio de portaria do Ministério da Economia, publicada hoje (16), no Diário Oficial da União (DOU). O reajuste é retroativo a 1º de janeiro de 2019.
O teto dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a ser de R$ 5.839,45 (antes era de R$ 5.645,80). As faixas de contribuição ao INSS (Instituto do Seguro Social) dos trabalhadores empregados, domésticos e trabalhadores avulsos também foram atualizadas.
O INSS informou que as alíquotas são de 8% para aqueles que ganham até R$ 1.751,81; de 9% para quem ganha entre R$ 1.751,82 e R$ 2.919,72; e de 11% para os que ganham entre R$ 2.919,73 e R$ 5.839,45. Essas alíquotas, relativas aos salários de janeiro, deverão ser recolhidas apenas em fevereiro, uma vez que, em janeiro, os segurados pagam a contribuição referente ao mês anterior.
Valores definidos
O piso previdenciário, valor mínimo dos benefícios do INSS (aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte) e das aposentadorias dos aeronautas, será de R$ 998,00. O piso é igual ao novo salário mínimo nacional, fixado em R$ 998 por mês em 2019.
Para aqueles que recebem a pensão especial devida às vítimas da síndrome da talidomida, o valor sobe para R$ 1.125,17, a partir de 1º de janeiro de 2019.
No auxílio-reclusão, benefício pago a dependentes de segurados presos em regime fechado ou semiaberto, o salário de contribuição terá como limite R$ 1.364,43.
O Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social - destinado a idosos e a pessoas com deficiência em situação de extrema pobreza -, a renda mensal vitalícia e as pensões especiais para dependentes das vítimas de hemodiálise da cidade de Caruaru (PE) também sobem para R$ 998,00. Já o benefício pago a seringueiros e a seus dependentes, com base na Lei nº 7.986/89, passa a valer R$ 1.996,00.
A cota do salário-família passa a ser de R$ 46,54 para o segurado com remuneração mensal não superior a R$ 907,77, e de R$ 32,80 para quem tem remuneração mensal superior a R$ 907,77 e inferior ou igual a R$ 1.364,43.
Fator de reajuste dos benefícios concedidos de acordo com as respectivas datas de início, aplicável a partir de janeiro de 2019.
Fonte: EBC
Oferta de Cursos deverá ser oferecida em São Lourenço do Sul
A Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, Gestão Rudinei Harter/Tonho Lessa, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Gestão Valdoir Ribeiro/Stephanie Rojahn, está tratando junto ao SENAC, a vinda de alguns cursos pré-profissionalizantes, destinados a pessoas de Baixa Renda e com Registro no Cadastro Único.
O Objetivo da gestão é trazer a possibilidade de qualificação a algumas pessoas, de modo que facilite o seu ingresso no mercado de trabalho. "Que tenhamos sorte nestas ações sociais para melhorar a qualidade de vida das pessoas", argumentou Valdoir Ribeiro em sua rede social facebook.
terça-feira, 15 de janeiro de 2019
Com decreto, pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo
O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (15), durante cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto que regulamenta o registro, a posse e a comercialização de armas de fogo no país, uma das principais promessas de campanha do presidente da República.
“Como o povo soberanamente decidiu, para lhes resguardar o legítimo direito à defesa, vou agora, como presidente, usar esta arma”, afirmou Bolsonaro, mostrando a caneta.
“Estou restaurando o que o povo quis em 2005”, acrescentou Bolsonaro mencionando o referendo realizado há 14 anos.
O decreto refere-se exclusivamente à posse de armas. O porte de arma de fogo, ou seja, o direito de andar com a arma na rua ou no carro não foi incluído no texto.
Foto: Marcelo Camargo
Critérios
Os cidadãos deverão preencher uma série de requisitos, como passar por avaliação psicológica e não ter antecedentes criminais. O que muda com o novo decreto é que não há necessidade de uma justificativa para a posse da arma. Antes esse item era avaliado e ficava a cargo de um delegado da Polícia Federal, que poderia aceitar, ou não, o argumento.
“E o grande problema que tínhamos na lei é comprovação da efetiva necessidade, isso beirava a subjetividade, então, bem costurado, o senhor ministro [da Justiça] Sergio Moro, o senhor ministro, também Fernando, da Defesa, entre outros, chegamos à conclusão de que tínhamos, sim, como não driblar, mas fazer justiça com esse dispositivo previsto na lei, de modo que o cidadão pudesse, então, sem a discricionariedade, obter, observando alguns outros critérios, a posse da sua arma de fogo”, disse Bolsonaro.
Além de militares e agentes públicos da área de segurança ativos e inativos, poderão adquirir armas de fogo os moradores de áreas rural e urbana com índices de mais de 10 homicídios por 100 mil habitantes, conforme dados do Atlas da Violência 2018, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Donos e responsáveis por estabelecimentos comerciais ou industriais também poderão adquirir o armamento, assim como colecionadores de armas, atiradores e caçadores, devidamente registrados no Comando do Exército.
Limites
O limite de quatro armas poderá ser flexibilizado, caso o cidadão comprove a necessidade de adquirir mais, como, por exemplo, ser possuidor de mais de quatro propriedades rurais ou urbanas.
“Na legislação anterior se poderia comprar meia dúzia de armas, mas na prática não poderia comprar nenhuma, ou então era muito difícil atingir esse objetivo. Com a legislação atual, pode-se comprar até quatro, e ele, preenchendo esses requisitos, cidadão de bem, com toda certeza, poderá fazer uso dessas armas”, afirmou o presidente.
De acordo com o decreto, caso na residência haja criança, adolescente ou pessoa com doença mental será necessário apresentar uma declaração de que existe um cofre ou outro local seguro com tranca para o armazenamento da arma.
Registros
O registro e a análise da documentação continuam sob responsabilidade da Polícia Federal, mas, segundo Bolsonaro, futuramente, de acordo com a demanda, poderá haver convênios com as polícias militares e civis para esse trabalho.
O prazo para a renovação do registro da arma de fogo passará de cinco anos para 10 anos. Os registros ativos, feitos antes da publicação do decreto, estão automaticamente renovados pelo mesmo período.(EBC)
segunda-feira, 14 de janeiro de 2019
"Macaco" e preso por tráfico de drogas em SLS
A Delegacia de Polícia de São Lourenço do Sul prendeu T.S., 33 anos, vulgo Macaco, por tráfico de drogas. Agentes policiais civis em cumprimento de mandado de busca e apreensão, localizaram e apreenderam porções de maconha e uma planta de maconha na residência do investigado. O conduzido estava sendo investigado pela Polícia Civil por tráfico de drogas.
Praias de São Lourenço do Sul seguem próprias para banho
O quinto relatório de balneabilidade das praias gaúchas divulgado na sexta-feira (11) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) indica mais uma vez que todas as praias de São Lourenço do Sul, Barrinha, Nereidas, Ondinas e Camping estão próprias para banho.
O Projeto Balneabilidade deste verão terá duração de 16 semanas. O monitoramento está sendo realizado em 44 municípios do Litoral Norte, Médio e Sul, Lagoa dos Patos e das Regiões Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai. As coletas e análises são feitas pela Fepam, Corsan e Sanep. Os resultados das análises da qualidade da água são divulgados sempre às sextas-feiras, até 1º de março de 2019.
Os boletins são elaborados com base nos resultados das informações obtidas em cinco coletas nas semanas anteriores. Para analisar as condições bacteriológicas nas praias e balneários, são utilizados os parâmetros coliformes termotolerantes e escherichia coli, que indicam contaminação fecal, além da contagem de cianobactérias, organismos que podem causar intoxicações.
Próprias - São consideradas próprias quando os resultados de quatro ou mais das últimas cinco amostras coletadas no mesmo local constatarem quantidade de coliformes termotolerantes igual ou menor de mil ou quantidade de escherichia coli menor ou igual de 800 por cem mililitros.
Impróprias - São impróprias quando os resultados de uma ou mais das últimas cinco amostras coletadas no mesmo local constatar mais de mil coliformes termotolerantes ou mais de 800 escherichia coli por cem mililitros, ou ainda, quando o valor obtido na última amostra for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes ou 2 mil escherichia coli por cem mililitros.
Comissão Representativa realiza reuniões na Câmara de Cristal/RS
No mês de Janeiro, no período de recesso da Câmara Municipal de Vereadores de Cristal, acontecerá semanalmente as Reuniões da Comissão Representativa, constituída por o Presidente Vereador Ivan Spiering (PSB), Primeiro Secretário Vereador Cristian Radunz (PSDB), Segundo Secretário Vereador Cláudio Lopes (PSB), Suplente: Vereador Itamar Medeiros da Silva (PSB), Vereador Leonar Oliveira (PDT) e Vereador Cesar Flores de Oliveira (MDB).
sexta-feira, 11 de janeiro de 2019
Atendimento em saúde é modernizado com informatização em rede
Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito Rudinei Härter recebeu em seu gabinete a secretária da Saúde Jaqueline Bergmann e a adjunta Adriane Martins, junto com a equipe da empresa GovBR, para apresentação do andamento da informatização em rede de todas as unidades de saúde.
Além da Secretaria da Saúde, o sistema já está implantado em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e nos Caps, além da Unidade Cantagalo, no interior. Os agentes de saúde que trabalham com tablets também já estão com o sistema em funcionamento e o trabalho segue para a implantação nas demais unidades de saúde da zona rural.
O sistema permite o acompanhamento em tempo real dos atendimentos nas unidades, como foi apresentado ao prefeito, além de criar um detalhado banco de dados. “Esta é uma ferramenta importantíssima de gestão”, comentou a secretária Jaqueline Bergmann, pois o sistema cria relatórios com a realidade de cada unidade, estatísticas completas, dispensação de medicamentos, por exemplo, o que evita o desperdício em caso do paciente consultar em mais de uma unidade. “A dispensação de medicamentos é melhor controlada, assim como os pedidos de exames”, explicou Tadeu Ribarr, da empresa responsável pelo sistema. Outra ferramenta importante é quanto aos dados do paciente que ficam no sistema e podem ser verificados, mesmo que a consulta ocorra em outra unidade, como um histórico de saúde de cada paciente, o que aumenta a segurança e ajuda o médico no momento da consulta.
Ao final da apresentação, o prefeito Rudinei Härter disse estar feliz com o bom andamento da implantação do sistema, além de sua importância tanto para a gestão pública, que passa a ter maior controle, mais agilidade e econômica, quanto para o paciente. “Fico satisfeito. O sistema supera minhas expectativas”, resumiu o prefeito, ressaltando que trata-se de uma iniciativa para beneficiar a todos, tanto a gestão como a população.
Avisos por SMS
Em breve o sistema enviará para os pacientes um SMS (mensagem de texto) para o celular, informando sobre o agendamento de consultas e exames. Isso começará como teste para eletrocardiograma e gradativamente será ampliado para todos os atendimentos.
Agentes de saúde
Os agentes de saúde já estão utilizando os tablets para alimentação das informações em tempo real do sistema a cada visita domiciliar. Por isso, é importante que as famílias visitadas prestem aos agentes as informações solicitadas sobre saúde, assim como dados de documentos que são necessários para a alimentação do sistema e cadastro de cada paciente.
Aplicativo para celular
Nos próximos meses será criado também um aplicativo para smartphone que fornecerá aos pacientes suas informações sobre atendimento em saúde. Ao baixar o E-Cidadão, o paciente criará um usuário e poderá acompanhar as informações de suas consultas agendadas, assim como exames e disponibilidade de medicamentos na Farmácia Municipal, por exemplo. São Lourenço do Sul será o primeiro município da região com um aplicativo com esta funcionalidade.
Obras no acesso a São Lourenço do Sul estão em ritmo acelerado
O movimento do fluxo dos veículos será semelhante ao do viaduto da Fenadoce em Pelotas localizado no km 524,200 na BR-116
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) visando sanar as dúvidas dos usuários e moradores dos municípios do entorno da BR-116 vêm apresentar por meio da sua assessoria de comunicação como serão os acessos a essas localidades. Em São Lourenço do Sul, no km 465,400, haverá um viaduto de trevo completo, também conhecido como “Trevo de Quatro Folhas”.
A obra na entrada do município teve início em maio de 2018 e está com 40% dos serviços de terraplenagem concluídos. Segundo o engenheiro do DNIT responsável pelo Lote 7, Henrique Coelho, “o projeto originalmente previa um viaduto com duas folhas, no sentido de Pelotas, e quase um quilômetro de ruas laterais em direção a Porto Alegre”. Do projeto original “foi sugerida essa alteração para melhorar o projeto técnico, retirando as ruas laterais e colocando as quatro alças do viaduto, baixando inclusive o custo da obra e permitindo movimentos mais seguros”.
Os motoristas que estiverem se deslocando de São Lourenço do Sul para a localidade de Boqueirão ou para o município de Canguçu pela RS-265 vão passar sobre o viaduto transversal, cruzando por cima da BR-116. Já os condutores que estiverem na BR-116, tanto no sentido de Pelotas como de Porto Alegre, passarão por baixo do viaduto. Os condutores que pretenderem acessar São Lourenço e/ou a localidade do Boqueirão (Canguçu) deverão utilizar as alças laterais. Apenas a alça no sentido Porto Alegre-Pelotas para acesso à localidade de Boqueirão será provisória, devido a uma pendência de desapropriação que já está tramitando na Justiça.
Está previsto para as primeiras semanas de 2019 o início da construção da estrutura do viaduto sobre a BR-116, haverá sinalização alertando aos motoristas dos desvios temporários solicitando atenção redobrada durante este período, bem como a comunidade do entorno será avisada. A conclusão da obra do viaduto de acesso a São Lourenço do Sul é para o final desse ano.
Bancada do PT apresenta 1,4 milhão em emendas parlamentares entre 2017 e 2018
A Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), através dos vereadores Luis Weber, Marcia Lucas, Ronei Schmalfuss e Rodrigo Seefeldt, conquistaram entre 2017 e 2018 mais de 1,4 milhão em emendas parlamentares, visando uma melhor qualidade de vida para a população lourenciana da cidade e do interior. Em 2018 foram conquistados R$ 620 mil em emendas parlamentares para o desenvolvimento de São Lourenço do Sul, através dos deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT), Dionilso Marcon, Maria do Rosário e Henrique Fontana, com articulações do deputado estadual Zé Nunes (PT).
O vereador Luis Weber (PT), apresentou em 2018, emenda articulada junto ao deputado federal Dionilso Marcon (PT), no valor de R$ 150 mil, para aquisição de patrulha agrícola. A emenda foi articulada a pedido do vereador Luis Weber, após conversa com associações do interior e com o Conselho Agropecuário Municipal (CAPEC).
Em 2018, a vereadora Márcia Lucas (PT), intermediou a entrega de emenda parlamentar, no valor de R$ 150 mil, conquistada através da deputada Maria do Rosário (PT). A emenda foi solicitada pela vereadora para a estruturação da atenção especializada em saúde mental, no CAPS AD Pérola da Lagoa. Em 2017, através de articulação da vereadora Marcia Lucas, a deputada Maria do Rosário, destinou emenda para o novo campus da FURG no município. A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi contemplada com a emenda parlamentar no valor de R$ 309.770,00.
O vereador Ronei Schmalfuss apresentou em 2018, emenda parlamentar no valor de R$ 120 mil, visando o apoio ao desenvolvimento rural, auxiliando as associações do interior com a aquisição de uma plaina traseira de arrasto e quatro Caçambas Raspadoras (Scraaper). Através do CAPEC foi solicitada uma cessão de uso para que a municipalidade transfira a gestão dos implementos para as associações que se articularam junto ao vereador.
Já o vereador Rodrigo Seefeldt apresentou em 2018 emenda no valor de R$ 200 mil para a área da saúde, priorizando a hemodiálise da Santa Casa. As emendas dos vereadores Rodrigo Seefeldt e Ronei Schmalfuss contaram com o apoio do deputado estadual Zé Nunes (PT). Em 2017 através da articulação dos vereadores e do deputado estadual, o deputado federal Henrique Fontana destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para compra de equipamentos para a Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
CAMPANHA TAMPINHA LEGAL COM ARRECADAÇÃO NA RODOVIÁRIA
Em uma parceria com a administração da Rodoviária, através DE Rodrigo Radtke, o Rotary Club de São Lourenço do Sul colocou coletores - identificados com banner de divulgação - da Campanha Tampinha Legal e Lacres de latinhas.
Com o valor da venda dos mesmos o Rotary adquire cadeiras de rodas, para o Banco de Cadeiras que o clube mantêm, auxiliando pessoas com dificuldades de locomoção.
Fim de semana com muitas atrações em São Lourenço do Sul
Este será mais um fim de semana com muitas atrações em São Lourenço do Sul. Lourencianos e turistas poderão desfrutar de mais de 25 atividades, principalmente no Paradouro Mais Verão SBT, no Estação Verão Sesc, além do Festival de Verão que no sábado (12) será animado por Sátyro e Alexandre e Pablo Turri, a partir das 21h30 no Largo Laura Abreu.
Esporte e cultura estão entre as principais atrações do fim de semana, além das belezas das praias, todas próprias para banho conforme análise da Fepam divulgada nesta sexta-feira (11). O fim de semana tem também o 36º Campeonato de Pesca, que começa às 13h30 do sábado com a concentração na praça central Dedê Serpa, seguida de desfile e deslocamento para a Fazenda Timbaúva, onde ocorre o Concurso.
Atrações do fim de semana
Sexta-feira (11)
8h às 20h – Quadras esportivas, slak line, cama elástica e espaço kids (Estação Verão Sesc)
17h – Treinamento Funcional (Estação Verão Sesc)
17h30 – Aulão de Verão (Paradouro Mais Verão SBT)
18h – Futevôlei (Paradouro Mais Verão SBT)
18h30 – Ritmos (Estação Verão Sesc)
19h30 – La Barra Sunset com Rafael Almeida (Triângulo da Barrinha)
20h – Show com Sátyro e Alexandre (Paradouro Mais Verão SBT)
Sábado (12)
8h às 20h – Quadras esportivas, slak line, cama elástica e espaço kids (Estação Verão Sesc)
8h30 – Câmbio (Estação Verão Sesc)
10h – Quick massagem (Estação Verão Sesc)
13h30 – Concentração do Concurso de Pesca na praça Dedê Serpa seguida de desfile e deslocamento a Fazenda Timbaúva
16h – Muay Thai (Estação Verão Sesc)
17h – Aulão de Verão (Paradouro Mais Verão SBT)
17h – Capoeira (Estação Verão Sesc)
17h – Oficina de Futevôlei (Estação Verão Sesc)
18h – Multifuncional (Estação Verão Sesc)
18h – Futevôlei (Paradouro Mais Verão SBT)
18h30 – Dança de ritmos latinos (Paradouro Mais Verão SBT)
20h – Show com DJ’s (Paradouro Mais Verão SBT)
21h30 – Festival de Verão com Sátyro e Alexandre e Pablo Turri (Largo Laura Abreu)
Domingo (13)
8h às 20h – Quadras esportivas, slak line, cama elástica e espaço kids (Estação Verão Sesc)
10h – Passeio Ciclístico (Estação Verão Sesc)
10h – Ritmos latinos (Estação Verão Sesc)
18h – Aula de dança com professora Marinês (Paradouro Mais Verão SBT)
19h30 – Show com Fred & Fernandinho (Paradouro Mais Verão SBT)
161 anos da imigração alemã-pomerana em São Lourenço do Sul.
Vem ai a festa em comemoração aos 161 anos da imigração alemã-pomerana em São Lourenço do sul.
Data: 20 de Janeiro
Local: Coxilha do Barão
✅culto festivo
✅apresentação artística
✅café colonial
✅desfile temático
✅animação banda Estrela
Todos convidados 😉😃
Data: 20 de Janeiro
Local: Coxilha do Barão
✅culto festivo
✅apresentação artística
✅café colonial
✅desfile temático
✅animação banda Estrela
Todos convidados 😉😃
quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
"Bito" é preso indiciado por furto qualificado
A Delegacia de Polícia Civil de São Lourenço do Sul, através da autoridade policial, representou pela prisão preventiva de P.S.R, 30 anos, vulgo Bito, indivíduo indiciado por furto qualificado a residência. Bito também é investigado em outros inquéritos policiais pela prática de furtos a residência. O cumprimento da prisão foi realzado pela Brigada Militar. Após as diligências legais, o preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Pelotas.
Auxilie a Polícia Civil com informações pelo whatsapp 53-99127.5719
Inaugurada a Casa de Apoio ao Turista
Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (10), a Casa de Apoio ao Turista na praia das Nereidas. A iniciativa da Associação Comercial e Industrial (ACI/CDL), com apoio do governo municipal ocupa o antigo quiosque de educação ambiental.
A inauguração reuniu representantes da ACI/CDL, empresários do trade turístico, do Conselho Municipal de Turismo e da Prefeitura. Os discursos destacaram a importância do espaço para receber os turistas com informações sobre o Município e sua oferta de serviços. Tanto o prefeito Rudinei Härter quanto o presidente da ACI/CDL Sérgio Holz ressaltaram a parceira público/privada e sua importância para o desenvolvimento de São Lourenço do Sul e também do turismo local que tem significativa parcela da economia. Da mesma forma, ressaltaram ser fundamental a preparação do trade para receber os visitantes. Härter mencionou ainda os grandes eventos realizados pelo Município em parceira com a ACI/CDL, como o Show da Virada que teve recorde de público.
A Casa de Apoio ao Turista funciona diariamente das 9h às 21h, com oferta de chimarrão e internet gratuita. Além de informações completas sobre o município, conta com um grande mapa da cidade e pequenos mapas que o turista pode levar. O espaço é utilizado pela ACI/CDL através de termo de cessão de uso assinado com o Município. Em contrapartida, a instituição promoveu melhorias e revitalização completa do quiosque.
Na oportunidade foi também lançado o Passaporte Turístico. O visitante recebe o passaporte com várias opções de visitação. A cada visita nos empreendimentos participantes, o passaporte recebe carimbo e o turista tem benefícios, como descontos e brindes, por exemplo. Com dez ou mais carimbos, ele receberá um certificado de que visitou todos os pontos indicados.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2019
Inscrições abertas para Nova Corte da Festa do Fumo no Ziebell
Maiores informações diretamente no Salão Ziebell, em Campos Quevedos, ou pelo telefone (53) 999420184
SUS vai oferecer medicamento para pacientes com esclerose múltipla
Adultos diagnosticados com esclerose múltipla remitente recorrente poderão utilizar o medicamento acetato de glatirâmer na versão de 40mg via Sistema Único de Saúde (SUS).Atualmente, a rede pública oferta apenas a versão de 20mg. De acordo com o Ministério da Saúde, a incorporação vai permitir que o paciente reduza de sete para três as doses injetadas todas as semanas, garantindo maior qualidade de vida.
A esclerose múltipla pode ser classificada por níveis de evolução clínica. Casos remitentes recorrentes têm por características surtos autolimitados de disfunção neurológica com recuperação completa ou parcial. Segundo a pasta, cerca de 85% dos pacientes com a doença são inicialmente diagnosticados como remitentes recorrentes. Os outros níveis são secundariamente progressiva e primariamente progressiva.
A doença afeta normalmente adultos que têm entre 18 e 55 anos. Além disso, é de duas a três vezes mais frequente em mulheres. Entretanto, crianças e idosos também podem ser atingidos.
No mundo, estima-se que, a cada 100 mil habitantes , 33 sofram com a enfermidade. No Brasil, o cálculo do ministério é de que em torno de 35 mil pessoas convivam com a esclerose múltipla, sendo que, atualmente, cerca de 15 mil estão em tratamento pelo SUS.
Entre os principais sintomas estão fadiga, formigamento ou queimação nos membros, visão embaçada ou dupla ou ainda perda da visão, tontura, rigidez muscular e problemas de cognição.
Fonte: Gaúcha ZH
Assinar:
Postagens (Atom)