Ocorreu na última quarta-feira, dia 14 de dezembro, pelo quarto ano consecutivo o Dia Municipal de Mobilização para Cadastro de Doadores de Medula Óssea em São Lourenço do Sul. A campanha promovida pelo gabinete da vereadora Carmem Rosane Roveré (PSB) e o Hemocentro de Pelotas, é uma das ações previstas pela Lei nº 3.568, de 30 de Abril de 2015, de autoria da vereadora Carmem Rosane, que além disso, estimula que sejam desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea.
A doação de medula óssea e cordão umbilical pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias, como leucemias agudas e crônicas, linfomas de Hodgkin, anemia falciforme e imunodeficiências congênitas. A probabilidade de compatibilidade entre o doador e o doente é muito difícil quando não se encontram doadores na mesma família, a chance de achar alguém compatível é de uma para cada 100 mil pessoas, por isso a necessidade de expandir o cadastro de doadores.
Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos e saudável podem estar procurando o Hemocentro mais próximo e também estar fazendo parte do Redome. E mais importante ainda, é salientar aos que já são cadastrados que é preciso informar sobre qualquer alteração no dado fornecido, no momento do cadastro (telefone, endereço, e-mail etc).
"Esse ano a ação foi novamente um sucesso, graças a cada um de vocês", lembra a vereadora Carmem.
"Agradecemos mais uma vez a todos que se prontificaram a estar realizando o cadastro para se tornar um doador, e também a minha equipe de trabalho, os voluntários, os comunicadores Gilnei Ferreira, Rui Fernando Holz, Débora Treichel e também o jornal O Lourenciano, na pessoa do David Baini, também aos apoiadores Associação de Trabalhadores Rurais, a Bergmann Máquinas, a Prefeitura Municipal e ao Hemocentro de Pelotas, por mais uma vez acreditarem na importância desta ação", comenta Carmem Roveré.
Nenhum comentário:
Postar um comentário