quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Roda de conversa abordou a naturalização da violência contra as mulheres

Foto e Informações: Priscilla Soares

Conforme a ONU, sete em cada dez mulheres sofreram ou irão sofrer algum tipo de violência durante a vida, apenas por sua condição de ser mulher. A violência contra as mulheres, seja ela simbólica, física, sexual, psicológica ou moral, seja por meios online ou fisicamente presente, está enraizada em nossas relações.
 Pensando nisso, o Coletivo Feminista Dandaras FURG-SLS em parceria com a comunidade local promoveu uma troca de experiências, conhecimentos e propostas de ações durante a tarde de quarta-feira (09), no campus FURG-SLS com a Roda de Conversa “A naturalização da violência contra as mulheres: debate sobre violências, gêneros, sexualidades e empoderamento feminino”. A roda de conversa, que reuniu cerca de 40 pessoas, surgiu dos anseios comuns a muitas mulheres lourencianas em se unirem para conversar sobre os diferentes questionamentos e tipos de violência sofridos cotidianamente e muitas vezes ignorados ou naturalizados pela sociedade. 
Durante a conversa foram debatidas as diferentes vertentes do feminismo, violência obstétrica, violência simbólica enraizada em nossos discursos, racismo, Lei Maria da Penha, direitos e redes de atendimento às mulheres. A proposta do grupo é realizar outros encontros e intervenções urbanas nas quais temáticas específicas relacionadas a questões de gênero e diversidade sejam tratadas, além de servir como um espaço que incentive novas redes de resistência para ações efetivas em torno das violências vivenciadas e ocorridas contra as mulheres no município. 
O espaço de debates e ações é aberto à comunidade, e o próximo encontro vai acontecer na próxima quarta-feira (16), 18 horas, no campus da FURG em São Lourenço do Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário