quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Defesa Civil do RS informa situação nos Municipios da CREPDEC4

São Lourenço do Sul: Manteve a suspensão das aulas para o dia de amanhã. Com o recuo do nível das águas na região rural, a montante dos recursos hídricos, existe a exectativa de diminuição dos níveis dos mananciais na cidade. De acordo com a os Secretários Rodrigo Uarthe e Cristian Iepsen (que estiveram a poucos minutos no local) o Passo do Candombe apresenta diminuição dos níveis, em comparação ao que estava hoje pela manhã. O arroio São Lourenço continua invadindo as comunidades ribeirinhas pois a direção do vento está represando as águas, gerando condições de inundação. s Bombeiros e a Defesa Civil continuam em ação nos arredores do arroio resgatando a população que está em situação de risco.


Você pode acompanhar o nível do arroio São Lourenço através do monitoramento do SMAD/RS e CEMADEN.  Acesse o link: www.saolourencodosul.rs.gov.br/monitoramento

Amaral Ferrador: Diversos pontos do município encontram-se alagados. A Prefeitura pede que os motoristas redobrem a atenção e evitem locais como pontes e bueiros submersos, pois pode ocorrer desabamento em aterros e buracos debaixo das águas. Existe uma dificuldade muito grande de acessos ao município, tanto pela ERS-354, como  pelo município de Chuvisca. Não há danos humanos. Existe uma preocupação muito grande com os prejuízos na agricultura, pois as lavouras de fumo foram invadidas pela água do Arroio Ladrão. Telefone da Defesa Civil do Município é (51) 3670-1800. 

Arambaré: Com a forte chuva o município está enfrentando transtornos. Na Praia do Caramuru, as águas avançaram para a orla, causando a danos no calçamento. Arambaré a chuva deu uma trégua, porém o arroio velhaco segue subindo o nível. Alguns acessos e estradas no interior alagadas, sem passagem de veículos. Equipes monitorando. Defesa Civil: (51) 99207-4811 com Vinícius Vargas.

Arroio do Padre: Chuvas de moderada a forte. Aulas suspensas para amanhã.

Arroio Grande: O Arroio Grande avançou um pouco mais durante a tarde, a ponte do Simão está quase chegando água na estrada. Equipes dos Bombeiros Civis do município foram até a represa do chasqueiro junto com a defesa civil, exército e representantes do governo municipal para conseguir maiores informações sobre o nível da barragem. Observou-se que está alta, mas dentro do esperado. A vasão está sob controle e não gera risco. Coloca a disposição os seguintes fones de emergência: 32621193 ou (53)99955-4435.

Camaquã: A Prefeitura acompanhando a situação das famílias que moram nas regiões da Capororoca, Pacheca e Ilha Santo Antônio, com a subida das águas nestas regiões. Além de manter contato contínuo com os moradores para prestar qualquer atendimento e socorro se necessário for, também ofertam a possibilidade de se abrigarem no albergue municipal. A Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social e a Secretaria da Saúde, e a Defesa Civil estão atuando em conjunto para ajudar aquelas famílias atingidas nessas localidades.

Canguçu: Sobre uma informação de rompimento de barragem em Cangucu, vou averiguada a situação e foi confirmada junto ao Vice Prefeito Municipal e Coordenador da Defesa Civil. Trata-se de duas barragens no assentamento renascer, 5° distrito de Canguçu. Não houve nenhum dano humano, tampouco em residências. O único prejuízo constatado foi na pecuária, onde o gado e criação de ovelhas teriam sido levadas pela força da correnteza na direção do Rio Camaqua. As aulas estão canceladas até sexta feira.

Capão do Leão: Capão do Leão chove fraco e vento moderados, Sem ocorrências. 

Cerrito: O Rio subiu de 8 para 9 metros acima do nível normal ao longo do dia e segue em elevação.

Chuí: sem ocorrêmcias notificadas.

Chuvisca: Há três pontos de bloqueio nas estradas do interior por conta das águas (veículos pesados conseguem passar), não há desabrigados. Até o momento não há relatos de atendimento de emergência por parte da Defesa Civil, Brigada Militar e Bombeiros

Cristal: Uma guarnição da Brigada Militar efetuou apoio ao agente da Defesa Civil  e Assistente social na Vila Formosa, pois havia dois pontos de alagamentos. Lá  foram retirados de duas residências 04 adultos e 03 crianças, as quais foram para casa de familiares, totalizando 07 pessoas desalojados. Outra família não quis deixar sua casa. 

Dom Feliciano: Até o momento não há relatos de atendimento de emergência por parte da Defesa Civil, Brigada Militar e Bombeiro. Aulas foram canceladas; chove forte.

Encruzilhada do Sul: O Vice-Prefeito Emanuel Nobre, secretários, membros da Defesa Civil e servidores municipais estiveram reunidos na tarde de hoje para alinhar as ações de apoio aos bairros e localidades do interior atingidos pelas chuvas dos últimos dias. Na reunião, foram definidos os próximos passos e as medidas que serão comandadas por cada secretaria, com o objetivo de auxiliar as famílias que estão necessitando de ajuda emergencial. Aulas estão suspensas até sexta feira. Whats: (51) 999313213

Herval: sem ocorrências notificadas.

Jaguarão: Mesmo com chuva constante, mas fraca, o nível do Rio Jaguarão segue baixando. No momento está *4,08 m* acima do nível normal. Algumas ruas da Vila dos Pescadores e do bairro Vencato, seguem alagadas, porém sem informação de desabrigados.

Morro Redondo: Até o momento não há relatos de atendimento de emergência por parte da Defesa Civil e Brigada Militar, na presente data.

Pedras Altas:sem ocorrências notificadas.

Pedro Osório: O coordenador geral de Administração Ricardo Alves e o diretor de Trânsito Julio Cesar Albaini acompanharam a situação do rio Piratini na noite dessa quarta-feira (13). O rio Piratini continua registrando subida. O rio encontra-se há cerca de 8,5m acima do seu leito. A passagem na ponte da Orqueta está obstruída. Foram registrados, até o momento, 143,4mm de chuva em Pedro Osório. Defesa Civil:  98404-4700.

Pelotas: Desalojados - cinco famílias precisaram sair de suas casas e foram alojadas em moradias de parentes. Precipitação total acumulada desde segunda-feira (11): 111,5 milímetros (Fonte: Sanep).Total de chuva em setembro: 342 milímetros (Fonte: Sanep). Normal para o mês: 123 milímetros (Fonte: Agroclimatologia Embrapa/UFPel). Nível do canal São Gonçalo: 1,59 metro (nível na terça-feira: 1,46 metro). Vias interditadas/alagadas: No momento, 11 pontes da zona rural permanecem interditadas por causa do transbordamento de rios e arroios. A ponte da Z3 está interditada por causa do aumento do nível da Lagoa dos Patos. As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura trabalham na estrada da Barra do Laranjal, no Corredor do Obelisco, no Balneário dos Prazeres, no Laranjal, no entroncamento das avenidas Leopoldo Brod e Dois do Getúlio Vargas, no loteamento Thoussant e na Vila Brod. Trânsito: Algumas linhas do transporte coletivo tiveram o trajeto alterado por causa de alagamentos registrados em determinados pontos da cidade. UBSs fechadas:

Nesta quinta-feira, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona rural permanecem fechadas por causa de alagamentos ou por necessidade de realização de limpeza. As Unidades Laranjal, Z3, Bom Jesus, Barro Duro e Osório passarão por limpeza durante a manhã e reabrirão à tarde. Abrigos da Assistência Social: durante a noite, 68 pessoas foram recebidas na Casa de Passagem. Atendimentos nas últimas 24 horas. Pedidos de lonas: oito. Pedidos de telhas: dois. Árvores caídas: duas. Buracos em via: dois 

Pinheiro Machado: Até o momento não há relatos de atendimento de emergência por parte da Defesa Civil e Brigada Militar, na presente data. No município, 17 pontes estão danificadas, 5 dessas pontes serão avaliadas na parte da tarde para provável interrupção de estrada. Uma Estrada Divisa de Pinheiro Machado com Piratini está interrompida. Assim que tiver novas informações serão repassadas. 

Piratini: até o momento não há relatos de atendimento de emergência por parte da Defesa Civil e Brigada Militar, na presente data. Até o momento 25 pontes interditadas no município, dados passados pela Defesa civil.

Rio Grande: Chovendo nesse momento, temperatura de 13°, no Salão Paroquial da Vila da Quinta, situado na Rua Coronel salgado próximo ao número 372, segue com famílias desabrigadas, em torno de 100 pessoas. A igreja consegue abrigar de 150 a 200 pessoas. A Defesa civil do município informou que o Arroio das Cabeças segue elevando seu nível e várias ruas alagadas na cidade. O órgão está de prontidão e observando ainda o nível dos outros mananciais, sendo que a possibilidade de aumento gradual na velocidade do vento sul preocupa a coordenação dos trabalhos, pois tal circunstância pode represar a água da laguna dos patos. Com a possibilidade de novos alagamentos o município já trabalha no planejamento de abertura de novos abrigos.

Santa Vitória do Palmar: sem ocorrências notificadas.

Santana da Boa Vista: sem ocorrências notificadas.

São José do Norte: Nenhuma família se encontra em abrigo municipal. O volume de chuva registrado nas últimas 24h foi de mais de 80mm. Equipes da Prefeitura e da Defesa Civil distribuíram 68 cestas básicas e atenderam 41 chamados para entrega de lonas e telhas (07-13/09). Passarela instalada ligando a Hidroviária até a calçada da Rua Dr. Roque Alta Junior. Estradas rurais com problemas estruturais devido ao grande volume de chuva:     - Beco da Chácara, Barranco, Acesso do Retiro, Tráfego interditado pelas equipes da SMTT nas ruas:  Álvaro Costa esquina Dr. Roque Aita Junior; José Neves esquina com Frei Norberto Sogari; Delfina da cunha esquina Av. Getúlio Vargas. Defesa Civil  (53) 99937-7090 e (53) 99937-7196

Turuçu: o Arroio Corrientes, e Arroio Turuçu com nível alto, mas não saiu da caixa. Na área rural, estradas interrompidas devido às chuvas. Nenhum desabrigado até o presente momento.

FONTES: Prefeituras Municipais, Brigada Militar (CRPO SUL) e levantamentos realizados pela Defesa Civil RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário