segunda-feira, 28 de novembro de 2022

A NOITE QUE QUASE TERMINOU EM TRAGÉDIA - Por Airton Iepsen

Por Airton Fernando Iepsen (na imagem abaixo durante seu trabalho como repórter)

Radio Litoral Sul FM 104.3 Sul FM 104.3

YouTube Litoral Esportes

 Confesso que pensando na na viagem de volta de São Sepé-RS, na madrugada de domingo dia 27 de novembro, havia firmado a decisão de que não faria uma manifestação sobre os lamentáveis fatos acontecidos no Ginásio Municipal de esportes, que culminaram com a agressão a parte da delegação da equipe da ABF que representa a cidade de São Lourenço do Sul. E também ao nosso coordenador da Rádio Litoral Sul 104.3, Dênis Peglow. Os acontecimentos extra quadra até o final do jogo entre União Independente x ABF estavam dentro da normalidade do futsal brasileiro e acontecem em todos os locais especialmente com as equipes visitantes. Xingamentos, cusparadas (infelizmente), água, vaias fazem parte do jogo. Até aí, nada demais. Sem problemas.

 O final do jogo, com um desfecho inusitado, onde a equipe local tinha a vaga para a final garantida até 12 segundos da final foram traumáticos. No final, faltando 2 segundos, um lateral no fundo da quadra, e o final do jogo que irritou atletas do União Independente, e o início de confusão onde um dos juízes Jean Carlos dos Santos Sasso foi atingido violentamente por uma bola arremessada por atleta do União Independente. O lance foi exatamente na minha frente, e prefiro não citar o nome do atleta responsável por essa primeira agressão. (Este mesmo atleta logo em seguida viria me ameaçar porque estaria falando “inverdades” sobre o que acontecia em quadra).

Mesmo assim, a situação estava sob controle, o União pedindo para jogar os tais 2 segundos e a ABF já em tratativas de sair de quadra depois dos tradicionais cumprimentos de final de jogo com uma virada histórica na prorrogação, orgulhando São Lourenço do Sul.  O clima começou a mudar quando houve a permissão de entrada de torcedores locais na quadra, e aí, uma moça que começou a hostilizar atletas da ABF, com a tentativa de agressão (a mesma que, segundo relatos de integrantes da BM local chegou a agredir um dos componentes da Brigada Militar). 

Com apenas cinco integrantes de uma equipe de segurança local, a Elite, que diga-se de passagem fizeram o possível para evitar confrontos e proteger os visitantes, os “torcedores” partiram para a agressão e a alternativa para os integrantes da ABF a alternativa foi a fuga. E contar com a sorte de ter um portão lateral aberto e estar o ônibus próximo ao local de saída. A maioria conseguiu chegar ao ônibus, que sofreu as consequências da turba, com um saldo de três vidros laterais quebrados (este ônibus já com excursão marcada para a noite de quarta-feira próxima). E contando com a chegada de viaturas da Brigada Militar local, que precisou de 25 tiros com balas de borracha e spray pimenta para debelar os revoltosos. 

Enquanto tudo isso acontecia, nós da rádio Litoral Sul e YouTube Litoral Esportes estávamos abrigados no mezanino lateral de onde havíamos transmitido o jogo. Juntamente o jovem goleiro Patrick, apavorado com tudo e auxiliando. E assistimos todo o movimento no sentido de fazer o povo sair da volta do ônibus da ABF, cercado. procurando informar com responsabilidade a audiência. Importante que nesse meio tempo o vestiário da equipe visitante teve sua porta arrombada, e depois de um tempo a segurança ficou guardando para evitar danos aos bens dos atletas.

Saímos, próximo da meia noite com escolta de viatura da Brigada Militar, que foram os responsáveis por evitar uma tragédia que se desenhava. Especialmente pelo nível dos revoltosos que estavam possessos. Depois de jantar em um restaurante à margem da estrada, a necessidade de dois dos atletas e um integrante da segurança comparecer ao hospital local para exame de corpo de delito, sempre com o apoio da Brigada Militar.

Quero dizer ao final que não desejo para ninguém passar pelo que passamos no final da noite do dia 26 de novembro e madrugada de domingo 27 de novembro em São Sepé. E tenho certeza de que 99,9% dos 24.000 habitantes da pacata São Sepé não compactuam com tudo que aconteceu com visitantes. A equipe do União Independente jogou duas vezes este ano em São Lourenço do Sul. E no final das partidas, saíram como chegaram. Com o ônibus inteiro, sem necessidade de presença da Brigada Militar para intervir ou escoltar, e sem agressões físicas a atletas, integrantes da comissão técnica ou torcedores. E com certeza, assim será nas próximas visitas. Aqui em São Lourenço do Sul entendemos que o esporte no geral tem o objetivo final de congraçamento, de integração. E que, obviamente, no final terá um vencedor e um perdedor. Que saibamos ganhar e perder, E que os resultados sejam respeitados, senão, qual o motivo das competições? E que cada um faça sua parte: os atletas dentro de quadra, os dirigentes fora dela, e quem faz as transmissões, que siga relatando o que acontece. Sem sofrer intimidações. Parabéns ABF Futsal, orgulho de São Lourenço do Sul na final da Série Ouro do Estadual de 2022. 

Entenda melhor este fato CLICANDO AQUI

Um comentário:

  1. Lamentável,triste e que poderia ter um fim até mesmo pior e tragico devido ao destempero dos jogadores e torcedores durante o jogo se via uns dois tres torcedores do União que caminhavam subiam ma grade de proteção gritavam varios palavrões ofensivos aos jogadores da Abf ,que percebido pelos arbitros deveriam ter sido tomadas providências. E o mais grave um canpeonato que leva a chancela. da LGFS não pode ser irresponsável ao ponto de organizar entre aspas um campeonato que não ofereça o minimo de segurança e é muito troste te que presenciar nos dias de hoje cenas tão lamentáveis aem sentido

    ResponderExcluir