segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Conjunto de entidades do campo se encontram com Governador Eduardo Leite para tratar da Estiagem

Na tarde de hoje, 10 de janeiro, representantes do conjunto de movimentos do campo e da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha se reuniram com o Governador Eduardo Leite para apresentar a pauta das entidades e cobrar ações emergenciais para amenizar a dramática situação da Estiagem que assola o estado do Rio Grande do Sul. 


Na oportunidade, após a apresentação dos pedidos, o Governado Leite se comprometeu com reinvindicações como a Anistia dos Programas Troca-Troca Milho e a Liberação imediata dos recursos do Programa Avançar Desenvolvimento Rural, afirmando que agora o Estado tem possibilidade de colaborar. Leite também aceito a criação de um comitê estadual para tratar do assunto e ser o intermediário junto ao governo federal.

Entretanto, as demais reinvindicações solicitadas pelos movimentos do campo, ainda não obtiveram respostas e o comprometimento do Governador, ficando para ser tratadas em outras oportunidades. 

O Coordenador Geral da FETRAF-RS, Sr. Douglas Cenci, avalia a reunião como positiva. “Embora os anúncios não atendam as nossas demandas e não resolvam os problemas que os agricultores enfrentam por conta da estiagem, o anúncio da anistia do troca-troca e a criação do comitê são um sinal importante de que o governo está disposto a iniciar um diálogo, algo que até agora não vinha acontecendo”. Cenci, também destaca que a FETRAF-RS estará se mobilizando nos próximos dias para cobrar que os demais pontos de pauta também sejam atendidos.

Dentre as demais demandas estão:

1. Edição de decreto de situação de Emergência para o Estado do RS por conta da estiagem;

2. Liberação de um crédito alimentar no valor de R$ 3 mil por família de agricultores familiares;

3. Operacionalizar imediatamente os R$23 milhões do BNDES a fundo perdido, referente ao Plano Camponês;

4. Agilizar a aprovação do Crédito Emergencial Rural, por meio do PL 115/2021;

5. Retomar uma política consistente e permanente de armazenamento, irrigação e de abastecimento de água, com os seguintes itens:

a. Construção de 10 mil cisternas;

b. Construção de 2 mil poços artesianos;

c. Construção de 15 mil açudes;

d. Distribuição de 10 mil Kits de Irrigação;

6. Agilizar a liberação do Programa de Sementes Forrageiras de inverno;

7. Agilizar junto a Emater/Ascar-RS as vistorias do Proagro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário