quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Município adota medida para economia com equipamentos de informática e papel

O prefeito Rudinei Härter esteve reunindo com o secretariado na quarta-feira (31), para apresentação de um novo sistema de renovação de equipamentos de informática, o que proporcionará economia aos cofres públicos, agilidade de manutenção e, em consequência, agilidade na prestação de serviços à comunidade. Os detalhes foram apresentados pelo coordenador do Departamento de Tecnologia e Informática, Luciano Moraes da Silva.

O Município realizou licitação, contratando serviços de outsourcing (aluguel e manutenção de equipamentos). A empresa Comercial Porto Alegrense de Máquinas Calculadoras LTDA fornecerá impressoras; a empresa Athenas Automação LTDA fornecerá computadores; e a Allged Soluções de TI LTDA fornecerá nobreaks. As empresas instalarão os equipamentos nas secretarias municipais na forma de aluguel e serão responsáveis pela manutenção e fornecimento de suprimentos.

O objetivo é renovar equipamentos e agilizar a manutenção quando necessário, já que este serviço será de responsabilidade das empresas em curto prazo e sem custo adicional. Hoje, quando há necessidade de substituição de equipamentos ou peças é realizada licitação que tem longo prazo. A medida também oportunizará redução de gastos tanto nos equipamentos, quanto em material, como toners para impressoras e papel, contribuindo também com o meio ambiente. Pela primeira vez o município passará a ter um controle do gasto de papel, pois um servidor reunirá por tipo os arquivos enviados para impressão. Os nobreaks individuais utilizados atualmente serão substituídos por novos de grande capacidade para vários computadores, o que gerará redução no consumo de energia elétrica.

O outsourcing já é utilizado por outros órgãos públicos, como, por exemplo, o Tribunal de Contas que calcula redução de gastos entre 22% e 23%. Com isso, o prefeito Rudinei Härter estima que o atendimento à população será agilizado com redução do tempo que equipamentos ficam sem uso pela necessidade de manutenção, otimizando o trabalho e reduzindo custos aos cofres do Município.

Informatização em rede da saúde

A medida também proporcionará a instalação dos equipamentos em quatro unidades de saúde que ainda não estão integradas na informatização em rede. Com isso, todas as unidades estarão integradas no sistema que está sendo instalado desde o ano passado, reunindo as informações dos pacientes ao serem atendidos em uma unidade. Isso fica disponível caso precise dos serviços em outro local e o médico pode consultar o histórico do paciente. As receitas médicas vão diretamente para o sistema da Farmácia Municipal e Farmácia Distrital, assim como as solicitações de exames, promovendo segurança e agilidade ao paciente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário