segunda-feira, 22 de abril de 2019

DNIT e Artesanato da Costa Doce inauguram espaço para venda de produtos Mbyá-Guarani


Através da parceria firmada com a cooperativa de artesãs do Artesanato da Costa Doce, localizada na banca 43 do Mercado Central de Pelotas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS), por meio da Unidade Local de Pelotas, convida para inauguração de mais um ponto de venda dos produtos da comunidade indígena Mbyá-Guarani, a ser realizada no dia 23/04 (terça-feira), às 14h. O Projeto Mba’Eapo Tenonde, faz parte do Programa de Apoio às Comunidades Mbyá-Guarani, desenvolvido pela equipe técnica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária, da Universidade Federal de Santa Catarina (FAPEU/UFSC), no âmbito das obras de duplicação da BR-116/RS.

O termo Mba’eapo Tenonde, utilizado para dar nome ao projeto que visa à geração de renda e sustentabilidade para as comunidades indígenas envolvidas, significa arte ancestral ou arte originária. Segundo os Mbyá-Guarani, Nhanderu (Deus) teria previsto que as matas acabariam e que o povo dele iria sobreviver dos cestos. Tanto os cestos, de atribuições das kunhã (mulher em Guarani) como a arte das esculturas de animais em madeira produzidos pelos Ava ou Avaxy (homens) envolve um profundo conhecimento dos Mbyá com a natureza e com as suas divindades. Outro produto que está sendo resgatado em parceria com o projeto é a arte em cerâmica, com a produção de utensílios como louças, panelas e principalmente o Petynguá (cachimbo) que simboliza o veículo de comunicação com o sagrado.

O lançamento do projeto Projeto Mba’Eapo Tenonde contará com a participação do Cacique Lourenço da aldeia Guajay'vi Poty do município de Canguçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário