POLÍCIA CIVIL - DPI - DICRAB
Na manhã de hoje, dia 2 de outubro, a 3ª DECRAB Camaquã, com o apoio da 5ª DECRAB Santo Antônio da Patrulha e das Delegacias de Polícia de Guaíba, Charqueadas, São Jerônimo, Butiá, Minas do Leão e SIPAC da 17ª DPRI, desencadeou a *4ª Fase da Operação Bolicho*, com o objetivo de combater grupo criminoso responsável pela prática de Furto Abigeato.
A 3ª DECRAB Camaquã identificou que os crimes de furtos abigeatos tiveram um aumento nos municípios de Butiá e Minas do Leão no ano de 2025. Durante as investigações foi identificado um grupo criminoso, o qual era liderado por um indivíduo apontado como o principal abigeatário da Região Carbonífera.
Nas fases anteriores, foram realizadas buscas nas casas dos suspeitos, apreendidas provas, recuperado uma égua crioula avaliada em R$ 15.000,00, bem como vistoria em estabelecimentos comerciais com a apreensão de carne sem procedência e imprópria para consumo.
Diante do amplo conjunto probatório produzido, a 3ª DECRAB Camaquã conseguiu identificar todo o grupo criminoso, demonstrando existir liderança e uma hierarquia definida, bem como a identificação de um receptador responsável por comercializar os semoventes que eram furtados vivos, principalmente os equinos. Em uma das conversas entre o Receptador e um dos integrantes da quadrilha, este pede informações a respeito de uma égua, pra saber de onde o animal foi furtado, sendo orientado a vender para longe, pois o furto ocorreu em uma propriedade rural na cidade de Butiá.
Com base nesses dados foi representado junto ao Poder Judiciário pela prisão dos 6 indivíduos deste grupo, mas o entendimento do Poder Judiciário foi pela prisão de 4 indivíduos, entendendo que os outros 2 não exerciam figura de liderança.
Foram executados 11 medidas cautelares, sendo 7 Mandados de Busca e Apreensão e 4 Mandados Prisão, nas cidades de Butiá e Minas do Leão, resultando em 4 Prisões Preventivas, 1 Prisão por Posse Ilegal de Arma de Fogo de Calibre Permitido, apreensão da apreensão de carne de caça. As prisões foram apresentadas na Delegacia de Polícia de Butiã.
As diligências referentes a Operação Bolicho devem ser concluídas nos próximos dias e o Inquérito Policial remetido a Justiça. Toda a Operação foi coordenada pelo Delegado Péterson da Silva Benitez, num total de 25 Policiais Civis em 8 viaturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário