domingo, 1 de dezembro de 2024

Defesa Civil do RS e a Sala de Situação estão monitorando o avanço das chuvas fortes entre os dias 1 e 2 de dezembro

Neste domingo (01), o avanço de uma frente fria aliada a um sistema de baixa pressão e o transporte de calor e umidade favorecem a formação de tempestades acompanhadas de chuva forte e pontualmente intensa, descargas elétricas, rajadas de vento forte e possibilidade de queda de granizo em todo o estado.


Na Campanha e Sul, os acumulados ficam entre 80 a 100 mm/dia. Nas demais regiões, os acumulados ficam entre 40 e 80 mm/dia. As rajadas de vento devem ser fortes, com velocidades de 70 a 90 km/h, podendo superar os 100 km/h associados às instabilidades.

Na madrugada e manhã de segunda-feira (02), a frente fria avança para as regiões da metade Norte do Estado, trazendo tempestades com chuva forte e pontualmente intensa, descargas elétricas, rajadas de vento, e eventual queda de granizo. No Noroeste e Norte, os acumulados ficam em torno de 60 a 85 mm/dia, enquanto no Centro, Vales, RMPOA, Serra, Nordeste, Litoral Médio e Norte ficam entre 30 e 60 mm/dia. As rajadas de vento ficam em torno de 60 a 80 km/h, podendo ultrapassar os 90 km/h associados às instabilidades. Durante à noite, a frente fria se afasta do Estado, e as instabilidades devem cessar.

A equipe de meteorologistas da Sala de Situação continuará acompanhando a evolução do cenário, e a Defesa Civil seguirá monitorando atentamente para manter a população informada, publicando as atualizações que forem julgadas necessárias.

Fique atento às mudanças no tempo e adote sempre as precauções recomendadas pela Defesa Civil estadual e pelo Plano de Contingência da sua cidade. 

Se você ainda não recebe os alertas no seu celular, CADASTRE-SE gratuitamente. Basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua casa para o número 40199 e pronto! Você receberá os alertas da Defesa Civil estadual sempre que forem identificados riscos para a sua região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário