sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

SIMUSSUL começa debate sobre reajuste para os servidores públicos

 A primeira assembléia de negociação salarial representa o início de um novo ciclo de atuação. Reconhecemos que nem todos os procedimentos ocorreram de forma perfeita, havendo alguns equívocos na condução dos trabalhos, em razão da natural inexperiência neste primeiro momento. Ainda assim, diante das adversidades encontradas, buscamos conduzir uma negociação responsável, embora não tenha sido possível alcançar o objetivo inicialmente pautado, que previa um índice de reajuste acima do salário mínimo.


No dia 15 de dezembro de 2025, foi protocolado pedido formal de reajuste salarial, no qual se solicitou o percentual de 7,18% para todas as categorias, bem como a proposta de reajuste do vale, passando ao valor de R$ 750,00.

Como aprendizado decorrente deste processo, destacamos a importância de, nos próximos anos, acompanhar com maior atenção o encaminhamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pelo Poder Executivo à Câmara de Vereadores, uma vez que é nesse instrumento que se estabelece a previsão legal orçamentária para o exercício seguinte.

Durante o período de negociações, tivemos acesso à situação financeira do município, a qual já ultrapassa o limite da margem prudencial, o que inviabiliza, inclusive, a concessão de reajustes salariais mais amplos.

Após diversas rodadas de negociação, foi apresentada à categoria a seguinte proposta para apreciação:

Proposta:

Aplicação do salário mínimo nacional para os operários;

Reajuste de 5,4% para os professores, conforme o piso salarial federal;

Reajuste de 4,26% para o quadro geral, conforme o índice do INPC;

Vale alimentação de R$ 600;

A proposta foi submetida à assembléia e, por meio de votação em cédulas, obteve-se o seguinte resultado: 74 votos favoráveis, 3 votos contrários e 3 abstenções.

A PROPOSTA FOI APROVADA PELA MAIORIA ABSOLUTA!

O Simussul reafirma seu compromisso em permanecer na luta em defesa dos direitos da categoria, buscando a recomposição das perdas salariais acumuladas ao longo dos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário