segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Defesa Civil RS informa condições meteorológica e hidrológica para o Estado

 O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualiza as condições meteorológicas do aviso vigente:

A atuação de uma área de baixa pressão e uma frente estacionária favorecem temporais isolados e chuva volumosa em parte do RS entre a segunda-feira (22) e terça-feira (23). A chuva mais intensa ocorre ao longo da segunda-feira (22), com acumulados que podem superar 150mm em 24h.

Ao longo da segunda-feira (22), novos temporais favorecem chuva intensa e volumosa em parte do Estado. Os acumulados de chuva podem superar 100 mm/12h em alguns momentos nas regiões Central, Noroeste e Missões, nas áreas em Alerta (laranja) no Aviso. No restante do

Rio Grande do Sul, também há condição para chuva pontualmente forte. Os acumulados variam entre 30 e 75 mm/dia, com chuva volumosa de até 150 mm/dia em parte do Noroeste e Missões. Também há risco de rajadas intensas de vento isoladas e queda de granizo de forma localizada.

No decorrer da terça-feira (23), a chuva forte acompanhada de raios permanece na metade Norte, Centro, RMPOA, Litoral Médio e Norte, além de temporais pontuais no Norte e Nordeste. Os acumulados variam entre 20 e 75 mm/dia.

A tendência é que, ao longo da quarta-feira (24), as instabilidades com chuva moderada a pontualmente forte sigam atuando em praticamente todo o Estado. Nas Missões, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Médio, os acumulados variam entre 20 e 50 mm/dia.

Ao final deste aviso, são esperados acumulados entre 30 e 100 mm no Estado. Nas regiões Noroeste e Missões, os acumulados totais entre segunda-feira (22) e terça-feira (23) podem superar 150 mm pontualmente.

A condição hidrológica atual é de níveis entre limiares de normalidade em praticamente todo o estado, com estações pontuais em níveis baixos

na região central. As tendências gerais variam em estabilidade ou elevação na metade oeste, enquanto no restante do estado varia em estabilidade ou declínio.

Em função dos acumulados de chuva observados e previstos, com volumes pontualmente elevados durante o período do aviso, é indicada a condição de ATENÇÃO e ALERTA para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente. Atenta-se para o risco de elevações rápidas em arroios, córregos e rios menores, além de alagamentos em áreas urbanas e enxurradas de forma pontual em áreas de maior declividade, conforme a intensidade da chuva. Já os rios de maior porte devem registrar elevações, mantendo-se entre os limiares de normalidade e atenção, sem expectativa de atingir a cota de inundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário