Na tarde desta sexta-feira (26/12), a Casa Militar, Subchefia de Proteção e Defesa Civil, por meio da CREPDEC4, realizou uma reunião virtual preparatória com as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil da região sul. O encontro teve como foco a atualização da situação climática prevista para os dias 27 e 28 de dezembro de 2025, visando a preparação e a resposta coordenadas aos eventos adversos previstos.
Com o objetivo de fornecer o máximo de precisão técnica, a *CREPDEC4* promoveu, previamente, a consolidação de dados fornecidos pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC) com grupos científicos da Região Sul. A reunião de hoje contou com a participação de:
* Núcleo Integrado de Previsões (NIP/UFPel): representado pelos Professores Samuel, Tamara e Matheus, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
* Centro Interinstitucional de Observação e Previsão de Eventos (CIEX/FURG): representado pela professor William, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
* Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológica (CPMET/UFPEL): representado pelo meteorologista Henrique, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Os especialistas apresentaram as análises hidrometeorológicas mais recentes, detalhando os cenários de chuvas intensas e ventos fortes esperados para o final de semana. As informações e as orientações técnicas têm como objetivo subsidiar a tomada de decisões e o planejamento operacional dos gestores municipais.
Essa iniciativa reforça a atuação integrada, baseada em ciência entre a Defesa Civil Estadual, a comunidade acadêmica e os municípios que compõe esta Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, aprimorando a capacidade de prevenção e de resposta rápida diante de eventos climáticos severos.
*Fonte: CREPDEC4*

Nenhum comentário:
Postar um comentário