“Banquete Cultural – Mulheres que Cultivam Futuros” acontece na tarde deste sábado, 1º, com entrada gratuita
Ao reconhecer e valorizar as práticas socioculturais, os saberes populares e o protagonismo feminino como expressões legítimas da cultura, Cristal sedia a primeira edição do “Banquete Cultural – Mulheres que Cultivam Futuros” neste sábado, dia 1º de novembro.
A programação conta com cinema ao ar livre, feira artesanal, café da tarde coletivo, apresentações musicais e distribuição de mudas. O evento, gratuito e aberto à comunidade, ocorre na Alumiar Casa de Arte, localizada na Rua Garibaldi, 110, no centro do município.
A ação é proposta por Ana Flor, Agente Territorial de Cultura, vinculada ao Ministério da Cultura do Governo Federal. A atividade visa fortalecer o entendimento de cultura como direito e parte essencial da vida cotidiana, bem como salientar a urgência em debater a soberania alimentar e as práticas sustentáveis de consumo.
“O audiovisual e a arte são excelentes ferramentas de educação popular e a partir de uma oficina, de uma roda de conversa e da exibição de um documentário, vamos fortalecer o entendimento da potência da articulação de redes que valorizem a cultura do campo e da coletividade, trilhando caminhos de possibilidades mais sustentáveis e colaborativas”, explica Ana Flor.
A programação inicia às 14h, com uma oficina de fotografia digital e analógica com cianotipia (processo de impressão fotográfica artesanal), voltada à relação entre imagem e paisagem. As vagas dessa atividade são limitadas e as inscrições devem ser feitas previamente neste link. Das 15h às 19h, acontece a feira de artesanatos e produtos da agroindústria. As inscrições para expositoras são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail alumiar.casadearte@gmail.com .
Às 17h, o público é convidado a um café da tarde coletivo, com frutas, pães e bolachas artesanais, junto a um momento de reflexão sobre segurança alimentar e a carga cultural da alimentação. Na sequência, às 17h30, acontecem as apresentações musicais do coral da Aldeia Tava’i e da cantora Be Valim.
Às 18h30, ocorre a roda de conversa “Protagonismo Feminino na cultura e tecnologias sociais”, mediada por Ana Flor junto de Jéssica Fischer, Agente Territorial de Economia Popular e Solidária; e Gabriela Schmalfuss, jornalista e documentarista. Em seguida, será realizada uma sessão de cinema ao ar livre, com a exibição do curta-metragem “Entrelaçadas”, dirigido por Gabriela, que tem o artesanato como pano de fundo para narrar histórias, vivências e aprendizados de mulheres. Após a sessão, haverá distribuição de mudas de hortaliças e plantas nativas.
O evento é organizado por Alumiar Casa de Arte e conta com o apoio de Enraizar Orgânicos Naturais, Coletivo de Comunicação Vozes em Movimento, Magia Floral e O Jardim produtos artesanais; além da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente de São Lourenço do Sul, Programa de Formação Paul Singer, Emater/RS e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.
Assessoria de Imprensa - Alumiar Casa de Arte

Nenhum comentário:
Postar um comentário