quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Secretaria de Educação e Instituto Crescer Legal: uma parceria pensando no futuro do campo


Nesta segunda (31) representantes do Instituto Crescer Legal visitaram o gabinete municipal e conversaram sobre projetos futuros deste programa, que é uma parceria entre a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e o Instituto Crescer Legal.
Na ocasião estiveram presentes o Secretário de Gabinete Cristian Iepsen, o Secretário de Educação Cultura e Desporto Fabiano Bosenbecker, a Secretaria de Administração Elizete Kohler.
Atualmente São Lourenço tem 4 programas do Crescer Legal, neste ano de 2023 são 22 aprendizes, alunos de 14 a 18 anos das diversas localidades do interior de SLS, que fazem o curso no contraturno escolar (frequentam a escola regular pela manhã ou noite e participam do Programa do Instituto Crescer Legal à tarde).


Saiba Mais:
Programa de Aprendizagem Rural:
Acontece de segunda a sexta-feira na Escola Martinho Lutero.  Em 2023 são 22 aprendizes, alunos de 14 a 18 anos das diversas localidades do interior de SLS, que fazem o curso no contraturno escolar (frequentam a escola regular pela manhã ou à noite e participam do Programa do Instituto Crescer Legal à tarde).
Os alunos trabalham o protagonismo e a valorização do espaço rural, recebendo uma bolsa de meio salário como incentivo para continuar estudando e agregando valor às propriedades rurais. A parceria entre SLS e o ICL já está na 2ª turma e será renovada para o próximo ano, garantindo a continuidade do programa para os jovens lourencianos.

Programa Boas Práticas para o Empreendedorismo na Educação:

Atualmente 13 professores das Escolas Sady Hammes, Maximiliano Strauss, Germano Hubner, Francisco Fromming, Martinho Lutero e Rodolpho Kruger participam do programa de formação docente que visa instrumentalizar os profissionais através de metodologias criativas e inovadoras que motivam os alunos e  trabalham de forma significativa os conteúdos que são trabalhados em aula.
Os professores participam de forma colaborativa compartilhando vivências e experiências docentes.

Programa Nós por Elas: A voz feminina do campo:

Alunas egressas das turmas de aprendizagem profissional rural têm a oportunidade de fazer parte desse grupo que através de encontros sistemáticos discute temas importantes para a valorização da ação feminina no campo.
As discussões e estudos dão origem a escritas e formatação de programas de áudio veiculados em rádios locais.
Atualmente uma egressa da turma de 2022, a ex-aluna da Escola Rodolpho Krüger, Raiane Vitória de Oliveira, está integrando o programa!

Programa Jovem Empreendedor Rural:

Acompanhamento dos egressos, após o término do programa de aprendizagem profissional rural. Continuamos acompanhando os egressos, e ofertando novas oportunidades através dos nossos parceiros. Bem como outras oportunidades de participar de ações do Instituto, como participação  em eventos e feiras. Atualmente a egressa Luana Raatz Klug, 19 anos, faz parte do projeto Novos Rurais e desenvolve produção de bolachas caseiras como fonte de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário