sexta-feira, 10 de março de 2023

Caminho Pomerano: roteiro a ser visitado o ano todo

 O roteiro de Turismo Rural Caminho Pomerano de São Lourenço do Sul, na metade Sul do Estado, foi criado em 2005 e contou com o apoio da Emater/RS-Ascar local e regional ao prestar apoio e assistência técnica. Atualmente possui 12 atrativos para receber visitantes, todos com foco na preservação da cultura alemã e pomerana. Vale destacar que há alguns anos, o roteiro é apresentado no stand do Turismo Rural da Emater/RS-Ascar e Secretaria de Turismo (Setur) na Expointer. Outro trabalho executado pela Instituição no roteiro, foi a elaboração de projetos aos jardins e áreas dos empreendimentos que recebem visitantes.

De acordo com o condutor de turismo local, Rodrigo Seefeldt, o percurso apresentado no roteiro de Turismo Rural, conhecido como Caminho Pomerano de São Lourenço do Sul, deu origem a uma sequência de quadros que pretendem retratar um pouco da história dos imigrantes europeus assentados nessa região, que na sua maioria era proveniente da antiga Pomerânia. Conforme o escritor e pesquisador Jairo Scholl Costa, “a instituição do Caminho Pomerano foi um dos mais avançados projetos de manutenção da cultura e tradições pomeranas feitos no Brasil, sem correspondente no resto do mundo onde imigraram pomeranos, inserindo-os no trading turístico”.

O Caminho Pomerano recebe muitos visitantes, encaminhados por agências de turismo de todo o Estado, entre eles grupos de terceira idade e estudantes. Isso faz com que por meio do trabalho desenvolvido pela agência de turismo local, denominada Maria Faceira, a qual conta com a participação de Rodrigo e da turismóloga, Ana Jane Saraiva, os visitantes tenham a oportunidade de conhecer as belezas dessa colônia pomerana de São Lourenço do Sul e saborear a gastronomia típica, apreciar seus acervos históricos, conhecer plantas medicinais, colecionismo, artesanatos, e até mesmo assistir à apresentação da história “noiva de preto”.

Seefeldt acrescenta que são muitos os pontos a se visitar, entre eles ficam em destaque o empreendimento Sabores do Sítio, que conta com espaço gastronômico e de lazer, oferecendo almoço e café colonial. O local possui ampla área ao ar livre e conta com passeio de trator, trilha e cachoeira, além da produção própria de licores, doces e conservas. A Casa das Cucas Pomeranas é outra opção, com um espaço que mantém viva as lembranças dos seus antepassados e as tradições pomeranas, através da receita da tradicional cuca. A Casa ainda possui artesanatos, comercialização de bolachas e pães. O Café Platô é outro ambiente gastronômico que através da culinária local apresenta lembranças afetivas, emoção, conexões e histórias. 

Outros locais que podem ser de interesse dos visitantes são:

Família Klasen: propriedade rural familiar com criação de vários animais, produção artesanal de queijos coloniais e da iguaria apreciada pelos pomeranos, o peito de ganso defumado. Junto ao local existe um quiosque de comercialização de produtos coloniais e degustação de queijos.

Heiden Haus: local onde o visitante pode encontrar coleções variadas e peças conservadas. O local possui orquidário e produção de licores artesanais. 

Plantas e Ervas de Inêz Klug: neste espaço o visitante poderá aproveitar o contato com a natureza, aprender sobre as propriedades das plantas e ervas medicinais, degustar o Maischnaps (cachaça com ervas) e desfrutar da relaxante mandala. Os proprietários vendem artesanatos e produtos à base de plantas.

Memórias Und Andenken: local que recria a história de uma família que cruza o atlântico, vindos da antiga Prússia/Pomerânia ao Brasil, com acervo contado via antiguidades, carros antigos, objetos, fotos, artesanatos e destaque especial para um vestido centenário. Há artesanatos e licores para comercialização.

Ceama: Centro de Educação Ambiental da mata Atlântica, cujo objetivo é promover ações de educação ambiental e desenvolvimento sustentável. No espaço há museu, abelhas-sem-ferrão, agrofloresta, mata nativa e agroindústria de sucos e geleias.

Apresentação do Casamento Pomerano (itinerante): momento especial onde é apresentada a história do convidador e da noiva de preto, personagens símbolos do roteiro. 

Sítio Terra da Pitaia: propriedade familiar que se dedica ao cultivo e comercialização de pitaias in natura e produtos processados da fruta, confeccionam também artesanatos em madeira.

Recanto das Bergamotas: dispõe de bergamotas precoces, japonesas sem sementes, frutas doces e maduras. No Recanto das Bergamotas em Boqueirão é permitido o consumo no pomar e o visitante colhe a própria fruta.

O Turismo Rural é uma forma de gerar renda-extra as famílias de agricultores, e a Emater/RS-Ascar presta essa Assistência Técnica Rural e Social de que necessitam, qualificando-os, enxergando suas potencialidades e certificando seus serviços para que estejam aptos a comercializá-los. “Atualmentente quando necessitamos de algo, buscamos apoio da Emater/RS-Ascar local” destacou Rodrigo Seefeldt.

“Um Turismo Rural bem conduzido pode resultar em renda, autoestima e sucessão familiar rural e essa é a nossa preocupação enquanto Emater. Manter a família, filhos e demais sucessores no ramo. Além disso, qualificá-los através das experiências dos assistentes técnicos rurais. É valorizar o que a família tem de melhor na propriedade. Explorar as potencialidades que os produtores e agricultores possuem em seus espaços. Fortalecer as propriedades, intervindo para que haja parceria entre produtores, complementando-se”, pontuou Fabiele Dutra, turismóloga da Emater/RS-Ascar.

Interessados podem realizar o agendamento de visitas através do fone, (53) 98467.8816 e (53) 99101.3821, ou ainda através do site: www.caminhopomerano.com.br

No site da Emater/RS-Ascar há o Hot-Site de Turismo Rural, que apresenta diversas opções turísticas de todas as regiões do Estado, bem como a descrição dos espaços e sua localização, contato e, produtos e serviços oferecidos. Além disso tudo, o nosso Hot-Site possui uma área de agências e guias de turismo, que direcionam a página https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar, onde você pode consultar mais informações sobre as rotas e empreendimentos da região que deseja visitar.  

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar    

Jornalista Taline Schneider    

Nenhum comentário:

Postar um comentário