sábado, 6 de fevereiro de 2021

Documentário resgata passagens da história centenária do Grêmio Esportivo Lourenciano

 




O Grêmio Esportivo Lourenciano (GEL) completa 102 anos de história em 2021. Segundo o livro São Lourenço do Sul: Radiografia de um Município – das origens ao ano 2000, de autoria de Edilberto Luiz Hammes, (médico e escritor), o Grêmio Esportivo Lourenciano teria nascido a partir de dissidências do seu tradicional adversário, o Esporte Clube São Lourenço. Consta que membros das famílias Baumgarten e Leal insatisfeitos por serem preteridos da relação de atletas do tradicional clube lourenciano. Assim, resolveram se reunir em reunião em uma fábrica de café de Sérvulo Vilhegas de Campos, na rua Pinheiro Machado, atualmente número 394. Assim foi dado o primeiro passo para a criação do alviazul lourenciano, em 18 de maio de 1919.

O educador físico, radialista e ex-atleta lourenciano, Renato Brächer, resolveu contar passagens históricas das principais conquistas do Grêmio Esportivo Lourenciano e fatos marcantes para o esporte lourenciano, através do Documentário “Trianon – A Saga dos Campeões Mundiais em São Lourenço do Sul e a Ascensão do Grêmio Esportivo Lourenciano”. “São passagens que precisam ser preservadas para que as futuras gerações entendam a grandeza das conquistas do Grêmio e seu impacto em nossa comunidade”, destacou Renato Brächer.

O projeto documental resgata momentos de conquista do Grêmio Esportivo Lourenciano, como os estaduais de 1959, 1990, 1991 e 1994, os municipais de 2014 e 2015, além da passagem do Trianon em São Lourenço do Sul, trazendo grandes jogadores campeões mundiais para jogar no Estádio Homero Ferreira, nos anos de 1994, 1996 e 2006. “É uma realização ter participado como atleta e agora contar detalhes tão marcantes da história centenária do Grêmio, tendo personagens fantásticos nesta narrativa”, relata Brächer, que espera contribuir com a cultura do esporte local com uma mensagem de esperança neste momento de pandemia. “É fundamental preservarmos o passado para construirmos o futuro do esporte local, assim o esporte lourenciano continuará forte”, finaliza Brächer.

Trianon – A Saga dos Campeões Mundiais em São Lourenço do Sul e a Ascensão do Grêmio Esportivo Lourenciano é financiado por Edital de Projetos via Lei Aldir Blanc, com organização e seleção da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul. Saiba mais sobre o Projeto em facebook.com/litoralesportes.

#SãoLourençoDoSulTEM 

#slsTEM

#SãoLoureçoDoSul

#SLStemCultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário