terça-feira, 23 de julho de 2019

Câmara Municipal concede o Título de "Cidadã Sul-lourenciana" a Senhora Santina Margarida Rigon

Câmara Municipal concede o Título de "Cidadã Sul-lourenciana" a Senhora Santina Margarida Rigon
A Câmara Municipal concedeu na segunda-feira (22), o Título de "Cidadã Sul-lourenciana" a Senhora Santina Margarida Rigon, através do Projeto de Decreto Legislativo Nº 0009/2018, apresentado pelo vereador Dari Pagel (P), sendo aprovado por unanimidade.



CURRÍCULO DA IRMÃ MARIA LENIRA RIGON

Santina Margarida Rigon, natural de Passo Fundo, nasceu na localidade de Ametista. Conhecida e chamada carinhosamente de Irmã Maria Lenira. Certamente não foi por acaso que a irmã Lenira nasceu nesta data: 20 de julho de 1932 - Dia do Amigo - pois sempre soube ser amiga verdadeira de todos.

De família muito religiosa recebeu desde cedo uma educação cristã de fé, oração, amor e respeito a Deus e ao próximo, despertando assim, sua vocação à Vida Consagrada. Sua profissão de fé aconteceu no dia 10 de fevereiro de 1958, onde então Santina Margarida recebeu o nome religioso de Irmã Maria Lenira, como é conhecida por todos nós. No caminho de servir a Jesus, esteve sempre atenta a vida comunitária fraterna, onde estar junto só tem sentido quando converge para a missão.

Pelas diversas localidades onde trabalhou a Irma Lenira sempre agiu com simplicidade, alegria e cuidado com as pessoas. Trabalhou na Escola Santa Teresinha, em Taquara, Escola Sagrada Família, em Rolante, Escola Sagrado Coração de Jesus, em Pedro Osório, No hospital em Campos Novos, Rio Pardo e Tupanciretã, no Colégio Madre Julia, em São Sepé, no Seminário Jesus, Maria José, em Rio Pardo, na Casa Provincial, em Canoas e na Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, desde 1983 até hoje, onde continua com vigor e alegria exercendo suas atividades.

Em São Lourenço do Sul, vivendo há 35 anos, a Irmã Lenira teve e tem o privilégio de acompanhar diversas gerações de jovens e crianças que estudaram e ainda estudam na Escola Nossa Senhora Estrela do Mar.

Nesses 35 anos da presença carinhosa e marcante da Irmã Lenira podemos destacar o imenso cuidado que sempre nutriu pelos educadores que ali exercem suas atividades e pelas crianças e adolescentes, expressado:

No cuidado no portão de entrada da escola, onde ali acolhe sempre com um sorriso e uma palavra de alegria os professores, funcionários que chegam para o dia de trabalho e estudo;

No acompanhamento das funcionárias da limpeza da escola, onde sempre mantem a preocupação em oferecer um ambiente limpo, agradável aos alunos e professores;

No chazinho doce e milagroso, conforme muitos alunos assim o chamavam, que a Irmã Lenira ainda faz para os alunos, sendo oferecido por ocasião de alguma indisposição;

No chimarrão cevado com um cuidado e carinhosamente oferecido aos professores e funcionários na hora do intervalo;

No cuidado do jardim que enfeita e alegra a escola;

Na ornamentação da escola para o Natal, Páscoa sempre com um toque de carinho especial e cuidadoso para que todos se preparem para celebrar as festas religiosas.

A Irmã Maria Lenira participa ativamente do Coral da Igreja Matriz onde cultiva boas amizades com pessoas da comunidade e participa com o coral nas festas das comunidades religiosas, animando e cantando nas celebrações.

Em maio de 2011, a Irmã Maria Lenira teve a alegria de poder viajar em peregrinação aos lugares históricos da congregação, passando por Roma, Alemanha e Holanda, onde pode conhecer as origens da Congregação Notre Dame, da qual faz parte há 60 anos.

Hoje, aos 85 anos, continua ativa, presente, dando sua colaboração valiosa, tanto na comunidade, na sua Igreja e na Escola, uma amiga sempre fiel e pronta a ajudar a todos.

Santina Margarida Rigon recebe o título pelos relevantes e  inestimáveis serviços prestados à coletividade deste Município. A Sessão Solene contou com a participação da comunidade escolar, autoridades e a comunidade lourenciana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário