quarta-feira, 22 de maio de 2019

Reunião define detalhes para o Rodeio de Poetas Crioulos

São Lourenço do Sul sediará nos dias 28, 29 e 30 de junho o 63º Rodeio de Poetas Crioulos. O evento é realizado pelo grupo Estância da Poesia Crioula e a cada dois anos sai da capital do estado e é realizado no interior. Para definir detalhes da edição 2019 que tem apoio da Prefeitura de São Lourenço do Sul, a coordenadora de Cultura, Miriam Freitas, acompanhada de Hugo Hinterholz e do delegado local do grupo Estância da Poesia Crioula, Pandiá Cardoso, visitou a sede da entidade em Porto Alegre, na segunda-feira (20).

A programação ocorrerá no CTG Galpão da Peonada, também parceiro do evento. No dia 28 haverá uma palestra sobre a história do chimarrão e ao longo dos outros dois dias serão realizadas, além de apresentações, discussões sobre cultura e poesia, especialmente a poesia crioula, premiações e homenagens. A coordenadoria de Cultura está participando da preparação do evento, e nesta reunião presidida pelo Coronel Ubirajara Anchieta Rodrigues, a coordenadora Miriam Freitas fez algumas definições com os participantes e falou sobre a satisfação do prefeito Rudinei Härter em receber o evento que já foi tema de reunião com representantes da entidade em seu gabinete.

Na programação estão ainda show de Robledo Martins na noite do sábado, dia que também terá apresentação da cultura pomerana local aos participantes de diferentes regiões do estado. Também será servido o Caldo Lourenciano e no domingo haverá apresentações de danças folclóricas gaúchas. Miriam Freitas destaca que o evento é aberto ao público para acompanhar as atividades.

O Estância da Poesia Crioula foi criado em 1957 e reúne poetas, historiadores e pesquisadores. O lourenciano Sérgio Laforet Padilha foi um dos presidentes da entidade que objetiva congraçar fraternalmente todos os poetas do Estado, cultores do gênero gauchesco. Além disso, estuda as origens e a evolução da poética crioula, cultua a obra e a memória dos precursores dessa poesia e difunde a obra poética nativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário