sábado, 25 de fevereiro de 2023

Jornal Destaca Movimentações para Próximo Pleito em São Lourenço do Sul

Coluna Espeto Corrido, do jornal Diário Popular de Pelotas, na edição deste sábado (25), traz informações sobre a movimentação nos bastidores da política em São Lourenço do Sul cogitando possíveis nomes para ocupar a cadeira de chefe do Executivo Municipal. Lembrando que o atual prefeito, Rudinei Harter (PDT), não pode concorrer novamente por já ter sido reeleito. 


Segundo a publicação o "tabuleiro" eleitoral de 2024 começa a montar as suas principais peças e iniciar os primeiros movimentos. A base na Câmara de Vereadores terá papel importante. Hoje com 11 vereadores "do povo" lourenciano são três do PDT, três do PT, dois do PSDB, um do MDB, um do PP e um do PSB.

O primeiro movimento já estaria ocorrendo por lideranças do PSDB, PP, MDB e somados a eles o PL do deputado federal Giovani Cherini. Anunciaram para março as reuniões que discutirão projetos, pautas, análises para, em segundo momento, verificar nomes para a chapa majoritária (prefeito e vice). Os quatro partidos pretendem disputar a eleição unidos. Os nomes especulados hoje seriam os do ex-prefeito e ex-vereador Dari Pagel, pelo PP, do ex-vereador Tonho Lessa pelo MDB, o assessor parlamentar do deputado Pedro Pereira, Emílio Lessa, e o vereador Paulinho Pereira pelo PSDB. Segundo a coluna do jornalista José Ricardo Castro, dentro do PSDB hoje Paulinho teria mais chances de ser o escolhido.

O PDT pode direcionar seu apoio ao secretário de planejamento e meio ambiente, Rodrigo Uarte, sobrinho do vice-prefeito Cléo - que estaria encerrando a carreira política como vice-prefeito sem interesse de concorrer.

No PT seriam quatro possíveis nomes: o ex-prefeito José Daniel Raupp Martins, o vereador Luís Weber, a ex-candidata a prefeita em 2020 e ex-vereadora Márcia Lucas e o ex-secretário municipal e assessor do deputado Zé Nunes, Zelmute Martem.

O PSB  segue mantendo o nome da ex-vereadora Carmem Rosane Roveré, que concorreu a prefeita em 2020 e a deputada federal em 2022. Pela linha ideológica existe uma possibilidade de apoio ao PT nas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário