quarta-feira, 21 de setembro de 2022

CARTA ABERTA AOS VEREADORES E DEMAIS SERVIDORES PÚBLICOS DE SLS SOBRE O PROJETO DE AUMENTO DO IPTU

O Prefeito Municipal de São Lourenço do Sul enviou novamente projeto para revisão do valor base do metro quadrado para cálculo do IPTU, proposta que tem o potencial de aumentar esse imposto em até 900% para os lourencianos [1].

Viemos por meio desta carta alertar sobre o caráter nocivo desse reajuste para todos os moradores, incluindo os funcionários públicos, usados mais uma vez [2] pelo executivo municipal como instrumentos para pressão política, em uma tentativa de colocar servidores contra a população.

O projeto de lei (Nº 0075/2022) [3] que reajusta o IPTU tem um potencial prejudicial maior para a população do que o projeto não aprovado ano passado, por dois motivos:

1) O projeto atual reajusta o IPTU em valores ainda maiores do que o projeto (Nº 0054/2021) [4] não aprovado pela Câmara de Vereadores ano passado, atingindo toda população que encara a retomada da economia pós pandemia e inflação  (principalmente relacionada a alimentos [5][6]).

2) Foi enviado juntamente com outro Projeto (Nº 0076/2022) [7], associando aumento do IPTU com o aumento do salário dos servidores do município, incluindo de Vereadores e do próprio Prefeito Municipal.

O IPTU dos lourencianos já é reajustado anualmente por índice (IGP-M) visando sua correção quanto a inflação, índice este que nos últimos anos foi bem maior do que boa parte dos municípios, que têm o reajuste do tributo vinculado ao índice IPCA. Muitos prefeitos, inclusive, enviaram projetos solicitando a mudança para esse índice de menor impacto para a população [8].

Entendemos que todos os servidores merecem salário justo diante de seu papel importante no município, o que não podemos aceitar é a tática utilizada pelo Executivo Municipal de tentar usar essa categoria fundamental como massa de manobra do executivo, criando cisões entre lourencianos já que todos serão afetados com a maior taxação, que como demonstramos é totalmente injusta.

Entendemos que o grande responsável pelo não pagamento dos valores estabelecidos para o funcionalismo é o próprio Prefeito Municipal, a culpa de uma gestão ineficiente quanto aos recursos públicos não pode recair no pagador de impostos, 

tanto afetado nestes últimos anos de pandemia, população e funcionalismo tem que continuar unidos neste momento e cobrar o verdadeiro responsável. Somos todos lourencianos.

Pedimos aos senhores Vereadores que sejam sensíveis mais uma vez às necessidades do povo lourenciano e não aprovem essa taxação injusta no IPTU.


Grupo Patriotas SLS

REFERÊNCIAS:

[1] www.slslivre.com/2022/09/19/camara-de-sls-pode-votar-hoje-aumento-de-ate-900-no-iptu/

[2] www.saolourencoreporter.com/2021/12/10/porque-os-funcionarios-do-patio-da-smou-estao-de-bracos-cruzados/

[3] www.camarasaolourencodosul.rs.gov.br/tramitacoes/1/19709

[4] www.camarasaolourencodosul.rs.gov.br/tramitacoes/1/16932

[5] www.poder360.com.br/economia/alimentos-mais-caros-pressionam-inflacao-dos-mais-pobres/

[6] g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/09/19/pib-do-rs-tem-queda-de-115percent-no-2o-trimestre-de-2022-em-relacao-ao-mesmo-periodo-do-ano-anterior.ghtml

[7] www.camarasaolourencodosul.rs.gov.br/tramitacoes/1/19710

[8] www.slslivre.com/2022/05/06/reajuste-acentuado-do-iptu-em-sls-foi-gracas-ao-igp-m-indice-adotado-pelo-municipio/

Um comentário:

  1. Com salários mínimo defasados da população brasileira e principalmente dos aposentados, sem condições esse aumento do IPTU.

    ResponderExcluir