terça-feira, 18 de novembro de 2025

CEEE Equatorial investe R$ 29,5 milhões na modernização da rede em São Lourenço do Sul

Mais de 40 mil moradores beneficiados com melhorias na rede elétrica urbana e rural

 Desde que assumiu a concessão em julho de 2021, a CEEE Equatorial vem promovendo uma transformação significativa na infraestrutura elétrica de São Lourenço do Sul. Com um investimento acumulado de aproximadamente R$ 29,5 milhões, a companhia já beneficiou diretamente mais de 40 mil moradores, entre população urbana e rural, com ações que reforçam a segurança, a confiabilidade e a capacidade da rede. 

Entre as melhorias realizadas, destacam-se cerca de três mil quilômetros de inspeções preventivas, que permitiram a substituição de aproximadamente quatro mil componentes da rede elétrica, como postes, suportes de sustentação e peças de isolamento, essenciais para evitar curtos-circuitos. Também foram feitas sete mil podas em árvores próximas às linhas urbanas e a limpeza de 130 hectares sob os cabos da rede elétrica na área rural, contribuindo para a segurança e a continuidade do fornecimento de energia. 

A renovação da infraestrutura contempla a instalação de 3.250 postes em concreto, substituindo gradualmente as estruturas de madeira. Também foram colocados 33 dispositivos de automação (equipamentos que permitem a realização de manobras à distância evitando o envio de equipe), modernizados 475 transformadores e ampliados 130 quilômetros de linhas de média e baixa tensão, para atender a demanda de energia e desenvolvimento da região. 

Medidas operacionais também foram aprimoradas. Todos os veículos das equipes de manutenção foram equipados para atender qualquer tipo de emergência. A Distribuidora também reorganizou o sistema de atendimentos de demandas para atender os clientes com maior celeridade. 

Próximas ações

Pensando no futuro, estão previstas obras de melhoria em localidades como Santa Augusta, Campos Quevedos, Taquaral e Harmonia. Além disso, foi anunciado o desenvolvimento de um plano específico para os produtores de tabaco, previsto para 2026.  

Segundo Vinícius Marques Alfonso, gerente de Obras e Manutenção da Regional Sul da CEEE Equatorial, “o Plano Safra será estruturado para atender à alta demanda e corrigir os problemas de baixa tensão enfrentados pelos produtores, reconhecendo a importância estratégica da cultura do tabaco para o município”, afirma. 

 A CEEE Equatorial reafirma o compromisso com os clientes para atender as demandas da comunidade, seguindo com ações concretas e investimentos contínuos para São Lourenço do Sul.

Imprensa CEEE EQUATORIAL 

Foto: CEEE Equatorial/ Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário