terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Confraternização em homenagem ao 3º Sargento Meyer

No dia 20/01 foi realizado um almoço de confraternização, com os integrantes da 2ªCia/30ºBPM, a fim de agradecer os 30 anos dedicados a BM pelo 3º Sargento Carlos Fernando Côrrea Meyer, como um exemplo a ser seguido pelos seus pares, assim a CMT da 2ª Cia a Capitã Pâmela Mühlemberg Tavares Saueressig, fez lhe a entrega de uma placa em agradecimento pelos excelentes serviços prestados. Esteve presente no referido evento o Tenente Coronel Eduardo dos Santos Perachi.

Deputado Afonso Mota(PDT)esteve em SLS


O Deputado Federal Afonso Mota (PDT-RS) esteve em São Lourenço do Sul (SLS) nesta terça-feira (31) e foi recebido pelo prefeito Rudinei Harter e pelo vereador Jonatã Harter, ambos do PDT. O deputado ouviu pedidos de ajuda para o município com o envio de verbas de emendas do parlamentar e apoio junto aos Ministérios em Brasília para dar mais agilidade a projetos do município junto ao Governo Federal.

Festa do Colono dia 23 de julho de 2017

Dia 23 de julho de 2017 acontece a tradicional festa do Colono e Motorista na Coxilha do Barão, interior de São Lourenço do Sul. Início 10h00 com culto festivo.


Representantes da Universidade Católica de Pelotas estiveram na Secretaria de Saúde para debater projetos

O prefeito Rudinei Härter e a Secretária da Saúde Arita Bergmann reuniram-se com o diretor do hospital São Francisco de Paula, Dr. Edvar Machado Rodrigues e a Professora Coordenadora do Centro de Ciências da Saúde Dra. Moema Chatkin para tratar da possibilidade de execução de projetos em conjunto com a Universidade Católica de Pelotas, visando unir a academia à prática profissional na área da saúde.

Entre os projetos, consta para 2018 a possibilidade dos médicos residentes em saúde da família atuarem nas Unidades Básicas de Saúde, substituindo o programa Mais Médicos, que é realizado até hoje por profissionais de fora do Brasil. A realização seria por meio do COAPES, que é um projeto do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, com o objetivo de fortalecer a integração entre o ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na ocasião foram falados também de outros assuntos pertinentes,  envolvendo outras áreas da Universidade, como interligar a  Faculdade de Odontologia e a rede de atenção a saúde bucal e os cursos  de Fisioterapia e Farmácia, que também possuem projetos de interesse a comunidade lourenciana.
A residência multiprofissional na área da saúde do idoso também foi pauta, aonde foi combinada uma futura visita para apresentar o hospital São João da Reserva a equipe da universidade.(DECOM)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Cavalgada Cultural da Costa Doce passou por São Lourenço do Sul

No dia 26 de janeiro o grupo Cavaleiro da Costa Doce saiu da Fazenda do Sr. João Serpa em direção a São Lourenço do Sul, para montar acampamento na Fazenda do Sobrado.
Na sexta-feira (27) o dia foi livre, de descanso e confraternização entre cavaleiros. Também teve apresentações culturais e a cerimônia de abertura oficial da Cavalgada.

Durante a cerimônia foram premiados os cavaleiros mais novos, mais experientes, mais bonitos, a família mais numerosa de cavaleiros, o grupo/família que participou mais vezes da cavalgada, cavaleiro mais solidário, cavaleiro que veio de mais distante do Rio Grande do Sul e o do Exterior. O prefeito Rudinei Härter também ganhou uma medalha simbólica com o mapa do Rio Grande do Sul.
No sábado o grupo se despediu e saiu da Fazenda do Sobrado por volta das 7h30, em direção a Ilha da Feitoria, dando continuidade ao trajeto que revive a tradição e a história da Revolução Farroupilha.
DECOM

Rádio Litoral Sul FM parabeniza o Esporte Clube Cantagalo Campeão Municipal de Futebol de São Lourenço do Sul

No domingo (29), a Rádio Litoral Sul FM 104.3 transmitiu sua quarta final de Campeonato Municipal de Futebol de São Lourenço do Sul consecutiva, de forma exclusiva. Com narração do jornalista Diego Freitas, comentários de Renato Brächer, reportagens de William Rodrigo e Gilmar Lüdtke, no plantão Cláudio Renato, convidado especial Airton Iepsen e na técnica Dênis Peglow a equipe de esportes da rádio não perdeu nenhum detalhe das 16 rodas do 4° Campeonato Municipal de Futebol. 

A Rádio Litoral Sul FM 104.3 parabeniza o Esporte Clube Cantagalo pela conquista histórica do Campeonato Municipal de Futebol. A equipe foi a primeira do interior do município a levantar a taça. Após vitória no primeiro jogo por 5 a 0 no Homero Ferreira. No segundo jogo da decisão em São João da Reserva o Esporte Clube Botafogo venceu por 6 a 3. No placar agregado o título ficou com o sétimo distrito de São Lourenço do Sul. 

A Rádio Litoral Sul FM parabeniza o Esporte Clube Botafogo pela bela campanha, saindo da segunda divisão, que no seu primeiro ano na divisão especial, chega ao vice-campeonato. O atleta Tarifa do Botafogo, o goleador do Municipal com 17 gols (quatro gols no jogo final), foi eleito o craque da decisão pela equipe de esportes da Rádio Litoral Sul FM. O atleta foi eleito também o destaque do 4° Campeonato Municipal de Futebol. 

O treinador do Cantagalo Zeca foi eleito o melhor do campeonato. O goleiro menos vazado foi Vagner Lüdtke do Grêmio Esportivo Lourenciano. O Grêmio ficou com o 3° Lugar, após vencer o Reservense nos dois jogos. 6 a 0 no Homero Ferreira e 2 a 1 em São João da Reserva. O Esporte Clube Boavista levou pra casa o troféu disciplina. Tá Legal, tá na Litoral.

JANTAR BENEFICENTE DO CONSEPRO EM PROL DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO LOURENÇO DO SUL FOI SUCESSO ABSOLUTO

Na noite de sábado, 28/01/2017, o CONSEPRO recebeu 250 convidados no CTG Sepé Tiarajú para o jantar beneficente promovido em favor da reestruturação da Polícia Civil de São Lourenço do Sul, cuja Delegacia de Polícia foi destruída por um incêndio em 12/12/2016.
O evento foi prestigiado pelas mais altas autoridades do município e pelas Entidades mais representativas da Sociedade Civil Organizada como ACI/CDL, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, OAB, Sindicato dos Municipários, Rotari Clube e Lions Clube.
A Chefia de Polícia do RS se fez presente na pessoa do Chefe de Polícia Emerson Wendt, que fez questão de participar do Evento para reafirmar o compromisso da Polícia Civil em agilizar os processos para a locação de um novo imóvel para a reinstalação da DP local. O Delegado Emerson Wendt elogiou a iniciativa do CONSEPRO e ressaltou a importância de que as forças vivas da Comunidade se mantenham mobilizadas em apoio a Instituição neste difícil momento.
Vice-Presidente do Consepro, Juarez Viégas, e o Presidente Silvestre Klering.

O Delegado Regional da 18ª Região Policial, com sede em Pelotas, Márcio Steffens, também compareceu ao Evento agradecendo o apoio da Comunidade à Polícia Civil de São Lourenço do Sul e ao empenho do Titular da DP local Delegado Edson Ramalho e sua Equipe de Policiais Civis nas atividades quotidianas e especialmente neste momento.
O Delegado Edson Ramalho, titular da DP de São Lourenço do Sul fez breve explanação demonstrando de maneira simples e objetiva os bons resultados que a equipe local vem obtendo durante a sua gestão, que legitimam tão grande apoio que a corporação tem recebido da Comunidade.
Os recursos obtidos com a venda dos ingressos para o jantar serão revertidos pelo CONSEPRO para a imediata locação do prédio e as devidas adequações até a transferência da locação para o Estado.
A Polícia Civil de São Lourenço do Sul agradece de público a todas as Entidades, empresas e pessoas físicas que se empenharam para que o evento obtivesse tamanho sucesso., verdadeira demonstração da alta maturidade de cidadania da Sociedade Lourenciana.
A TODOS NOSSO MUITO OBRIGADO!
POLÍCIA FORTE, POVO SEGURO!

Veja mais imagens do jantar CLICANDO AQUI

Operação Balada Segura na área da 2° Cia/30° BPM em São Lourenço do Sul.

Na noite do dia 27/01/2017, ás 21h00, foi desencadeada a Operação Balada Segura, na área da 2ª Cia 30ºBPM sob o comando da 1º Sargento Daniele Pedroso VIANA. O lançamento ocorreu na Sede da Brigada Militar, e contou com efetivo (06) seis policiais militares e (02) duas viaturas e teve seu termino as 03:00 do dia 28/01/2017 Foram abordados (59) veículos, abordadas (80) pessoas, confeccionados (05) autos de infração, apreendidas (05) CNH e (64) testes de etilômetro realizados.


Cantagalo vence o 4º Campeonato Municipal de Futebol de Campo


Botafogo ficou com vice-campeonato.
Cantagalo foi a equipe Campeã do 4º Campeonato Municipal de Futebol de Campo.
Fotos: Augusto Pinz/São Lourenço do Sul em Foco
















Tarifa fez quatro gols na final e foi escolhido o melhor em campo pela equipe de esportes da Litoral Sul FM.


O Domingo (29) foi de decisão no futebol municipal em São Lourenço do Sul. O 4º campeonato da primeira divisão chegou ao final com as equipes do Cantagalo e Botafogo disputando o título. Em vantagem por ter vencido a primeira partida a equipe do Cantagalo ficou com o título mesmo perdendo por 6 x 3.
O jogo foi digno de uma final. Movimentado, com muitos gols, grande público e muita emoção. O Botafogo não vendeu barato o título para o Cantagalo que sofreu com as investidas da equipe azul que ficou na frente do placar por várias oportunidades até o final da partida. Mas o placar não foi suficiente para reverter o saldo favorável do Cantagalo que venceu primeiro jogo por 5 x 0.
Com isso a final geral teve um placar agregado de 8 x 6 para o Cantagalo, mostrando a grandeza da decisão geral.
Destaque na partida, e escolhido como melhor em campo pela equipe da Rádio Litoral Sul FM, o atleta Tarifa marcou quatro gols no jogo.
As premiações foram as seguintes: Melhor árbitro – Eduardo Bastos (representando Sandro Bechani); Melhor técnico - Ardilson Lüdtke (Zeca) do Cantagalo; Atleta destaque – Luis Paulo (Tarifa) do Botafogo; Goleiro menos vazado – Vagner Lütdke do Grêmio Esportivo Lourenciano (GEL) (representado pelo Vizinho); Goleador – Luis Paulo (Tarifa) do Botafogo; Equipe disciplinas – E.C Boa Vista; Na partida entre Botafogo e Cantagalo, Botafogo ganhou de 6x3, com 4 gols do atleta Tarifa e 2 do Paraiba. O Cantagalo foi vencedor de acordo com o saldo de gols de 5x0 dos jogos de ida. Os gols do Cantagalo foram de: Jonas Mergulhão, Leo Ritter e Fabio Alemão. Na decisão de terceiro lugar, o Grêmio Esportivo Lourenciano ganhou de 2x1 Reservense. Os gols do GEL foram de Cristiano Pisani e Cristian, e o do Reservense de Guilherme.
Cantagalo Campeão Municipal

domingo, 29 de janeiro de 2017

Marcello Caminha sofre acidente durante deslocamento para show no Cassino

O show Violão didático, do músico gaúcho Marcello Caminha, que seria realizado na noite de sábado (28) na Arena Cultural da 44ª Feira do Livro no Cassino, foi suspenso. A viatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que trazia o músico e sua família desde Porto Alegre acidentou-se gravemente, quando outro carro invadiu a pista por onde seguia a van. 

O motorista da FURG, Emerson Silveira de Matos, o músico Marcello Caminha, a esposa Luci Caminha e dois filhos, mais o músico Marquinhos Molinari, que acompanharia Marcello no show, estavam na van e sofreram ferimentos sem gravidade. O motorista do outro carro faleceu durante atendimento. A colisão frontal aconteceu próximo ao km 311 da BR-116, em Guaíba.

Marcello Caminha é violonista, cantor e compositor. Em seu perfil no Facebook, a esposa de Marcello, Luci, escreveu uma mensagem para tranquilizar fãs e familiares: “Pessoal. Para quem ficou sabendo do acidente. Ele foi bem grave. Mas estamos todos bem com a graça de Deus. Estávamos indo pra Rio Grande para show na feira do livro da FURG e nas imediações de Guaiba. No comecinho da viagem aconteceu o acidente. Um carro saiu do nada cortando todos e entrou de frente no nosso transporte que era uma Van. Estamos todos bem. Algumas escoriações. Mas tudo certo. O show foi cancelado, em breve retornaremos à cidade do Rio Grande com o show do Marcello Caminha. Obrigada por todos que nos ligaram e prestaram solidariedade.” (Diário Popular)

sábado, 28 de janeiro de 2017

TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM CRISTAL

A Guarnição da Brigada Militar da cidade de Cristal, na data de 28 de janeiro de 2017, aproximadamente à 00h30min, foi solicitada a comparecer na rua Passo do Mendonça, para averiguar a situação em que o individuo V. S. A, que estava com as mãos sujas de sangue, alegava ter matado o cidadão C. S.B. 
Em contato com o autor do fato, o mesmo relatou que teria entrado somente em luta corporal com a vítima. A Brigada Militar comparecer na residência da vítima C.S.B, e encontraram o mesmo com uma faca cravada no peito, ainda agonizando. Foi feito contato com a SAMU que prestou socorro a vitima, a qual foi removida em estado gravíssimo para a cidade de Pelotas. Posterior as partes foram conduzimos até ao DPPA Camaquã, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante contra o acusado.

BM

88 Anos de Fundação da Associação Beneficente São João da Reserva

O Hospital da Reserva outrora Hospital Drº Walter Thofem e hoje Centro de Saúde São João da Reserva teve sua fundação em 29 de Janeiro de 1929, por um grupo de moradores da localidade de São João da Reserva no interior do município de São Lourenço do Sul/RS, primeiramente foi fundando o Sanatório da Reserva, seu primeiro diretor foi o Drº Walter Franz.
Em março de 1935, a Vila de São João da Reserva recebe o Dr. Walter Thofehrn, o novo diretor clínico do hospital. Tendo sido o impulsionador não só da instituição como também do vilarejo da Reserva, influenciou o urbanismo, aspectos sociais e morais da localidade. 
Nos anos de 1940, inaugurou-se um novo prédio anexo ao original, composto de sala de espera, farmácia e laboratório de análises clínicas; E em 1964 que o Hospital aparelhou-se de um raio-X e instalou sala de cirurgias e a maternidade. 
Em 1974 com a morte de seu Diretor Clínico e em homenagem a este importante profissional a Instituição passa a se denominar Hospital Dr. Walter Thofehrn, em reconhecimento às grandes realizações por ele propiciadas. Já nos anos 80, uma nova e a maior ala fora construída, os novos apartamentos e também de um setor destinado a expansão do bloco cirúrgico. 
Nos anos que vieram a instituição foi conduzida de forma incansável pela comunidade, que foi a grande responsável pela manutenção de suas atividades; Já no ano de 2012 o então Hospital Dr. Walter Thofern passa a se chamar Centro de Saúde São João da Reserva, sendo esta a primeira mudança ocorrida para os dias que se seguiram, com uma nova gestão empossada, a qual trouxe novas ideias e a procura de potencialidades que viessem implementar e alavancar processos inovadores na atenção à saúde, incluindo a reorganização institucional e a reestruturação física e de pessoal.
Associação Beneficente São João da Reserva, tem como órgão deliberativo, a Assembleia Geral, Conselho Diretor e o seu Conselho Fiscal, sendo estes constituídos por representantes dos mais variados segmentos da sociedade, sendo constituída sua diretoria pelo Sr° Erno Mayer/Presidente , Srº Guilherme Renato Schneid/Vice-Presidente, Srª Eloí Rutz Zielke/1ª Secretária, Srº Jorge Schneider 2° Secretário, Sr° Juarez Machado Vargas 1º Dir. Financeiro, Srº Edemar Buttenbender 2º Dir. Financeiro, Sr° Carlos Emanuel Bolico Administrador, Srª Margarida K. Bracher , Srs. Paulo Hermann e Theobaldo Klumb Primeiro Conselho Fiscal e os Srs.Nelson Bartz , Edemar Zielke e Volnei Klumb como 2° Conselho Fiscal e a Srª Dulce Bartz como Presidente do Grupo de Voluntários.
Através de importantes investimentos financeiros que o Centro de Saúde recebeu no período de 2012 a 2017 que chegaram por intermédio da iniciativa privada, R$10.282.372,00 estes já captados de um total previsto de R$22.682.141,00 a ser captado. Parte já captada foi e esta sendo investida em projetos específicos como O Projeto Dignidade, Centro de Convivência Die Ecke, estes já finalizados e em fase de prestação de contas. Além do Projeto Recuperando que esta em andamento; Já o Vida na 3ª idade e Luz do Sol encontram-se em fase de captação.
Adequou-se novas instalações físicas como ala internação, bloco cirúrgico, clínica de oftalmologia e endoscopia, ambulatório, salas de recuperação, gesso, curativos, nebulização além do novo pronto socorro. Todos esses espaços foram adequados e equipados, incluindo aparelho de RX-digital, equipamentos de urgência e emergência, carros de emergência, lensômetro, cardioversor/desfibrilador, termômetro de Perkins, autoclave, mobiliário para postos de enfermagem, condicionadores de ar, aparelhos de tvs, impressoras, camas elétricas, poltronas e sofás cama para uso dos acompanhantes. 
Com a revitalização da instituição se pode proporcionar importantes melhorias no atendimento o qual conta com importante suporte de atendimento por profissionais médicos como Drº Fábio Rodrigues Iepsen/Pneumologista e Responsável Técino, Drª Sônia Rosin/Clínica Geral, Dr° Guido Melz/Clínico Geral e Cirurgião, Drº Adolfo Sparenberg/Cardiologista, Dr° Otávio Leite Gastal/Cirurgia Geral e Torácica, Dr° Alcir Martins Iupen/Anestesista, Dr° Edilberto Luis Hammes/Radiologista e Diagnóstico por Imagem, Drª Aline Barcellos Grill/Dermatologista, Dr° Jorge Alberto Duarte Grill/Traumatologista e Ortopedista, Dr° Gustavo Schneid da Silveira/Clínico Geral e Cirurgião, Dr° Amilton Vargas/Análises Clínicas e Dr° Alexandre Scheneid da Silveira/Cirurgião Dentista.
O instituição atualmente possui 61 leitos sendo 36 leitos SUS e 25 leitos particulares ou convênios, ambulatório 24 horas, duas alas-geriátricas, telemedicina, plantão 12 horas SUS/diários, bloco cirúrgico, laboratório de analises clínicas e consultório Odontológico. Além de contar com um quadro de 05 Enfermeiros, 14 Técnicos em Enfermagem, 03 cuidadores, 01 Farmacêutica, 01 Psicóloga, 01 Fisioterapeuta, 01 Nutricionista e 01 Técnica em RX distribuídos em turnos escalados nas 24hs diárias, além de equipe de apoio (Higienização, Copa, Cozinha, Lavanderia e Manutenção) e Setor Administrativo/Faturamento/Recepção.
Em maio de 2016 reinauguramos as novas dependências do Centro de Saúde auxiliados pelo Projeto Dignidade (monitoramento de idosos e diabéticos), e inauguramos o Projeto Centro de Convivência Die Ecke, espaço destinado a inclusão social de idosos, crianças e comunidade em geral, composto de auditório/cinema, biblioteca, espaço de inclusão digital, bar/café, espaço multiuso, capela estes serviços são oferecidos de forma gratuita aos usuários. O Centro de Convivência também é composto de Setor Administrativo, Sala de Reuniões, Consultório Odontológico e Laboratório de Análises Clínicas. 
Atualmente estamos construindo de uma nova ala destinada ao acolhimento de crianças e adolescentes com dependência química (Projeto Recuperando o Futuro), com previsão para inicio ainda nesse primeiro semestre de 2017. Destacamos ainda o Projeto Reabilitando a Vida na 3ª Idade que se encontra em sua segunda fase de captação e será um espaço destinado ao auxílio da reabilitação física juntamente dum Spa/dia, serviços focados no público idoso, orçado em R$13.860.000,00 este iniciará suas expansões partir de 50% de seu valor captado. Ainda também em fase de captação o Projeto Luz do Sol que visa a implantação de placas de energia solar as quais devem auxiliar na geração de energia, este projeto esta em sua primeira fase de captação.
Assim a Associação Beneficente São João da Reserva se orgulha de sua história nesses 88 anos de atividades, sendo um dos únicos hospitais rurais em funcionamento no Brasil e se comprometendo a seguir com sua missão que é de cuidar da saúde de todos.
FONTE 
Aloisio Gularte 
Coord. Adm. e Projetos. Centro de Saúde
Adm. Centro de Convivência Die Ecke

Gouvêa Veículos - Seu carro novo te espera aqui



Vereador Jonatã Harter(PDT) acompanha demandas da comunidade

O vereador Jonatã Harter (PDT), acompanhado do Secretário de Turismo, Indústria e Comércio Júnior Braga, visitou nesta manhã, alguns empresários do centro da São Lourenço do Sul para colher informações da necessidade dos comerciantes, levando assim as demandas para a Câmara Municipal de Vereadores e para a administração municipal. "Foi uma oportunidade para ouvir reivindicações, dicas e idéias", explica o Vereador.
A ação é a primeira de outras que estão nos planos do mandato. Em outras oportunidades a ideia é expandir as visitas para os bairros do município. 
"Primeiro quero focar nos comerciantes e empresários de nosso município em reconhecimento ao esforço deles que geram emprego para a população da nossa terra e, em seguida, quero entrar nos bairros e ouvir os anseios da população também", revela Harter. 

O Vereador Jonatã destacou que várias propostas já surgiram nestes encontros. Pedidos para que haja fiscalização para aqueles que colocam lixo fora do horário de recolhimento, a marcação de vagas para estacionamento oblíquo, lugar específico para estacionamento de motos e sobre o horário do recolhimento do lixo que poderia ser após o fechamento das lojas. Todas as sugestões serão analisadas em conjunto com a gestão municipal para estudar a possibilidade de colocá-las em prática.

Passeio Ciclístico no Domingo (29)


sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Gestão Ambiental palestra para trabalhadores da duplicação da BR-116/RS

Combater o Aedes aegypti é preocupação constante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ao longo da duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas. Por meio da Gestão Ambiental (STE S.A.), a autarquia realiza periodicamente ações junto à comunidade do entorno do empreendimento e colaboradores da obra sobre a importância do controle do mosquito.

Na última quinta-feira (26/01) foi a vez de 41 trabalhadores da Construtora Sultepa S.A., responsável pelas obras no Lote 7, participarem de atividade sobre a espécie, que transmite os vírus da dengue, zika e febre chikungunya. Na ocasião, a equipe do Programa de Educação Ambiental realizou uma palestra com dicas de controle do vetor no ambiente de trabalho, os hábitos do Aedes e os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito. 

Vereadora Márcia Lucas participa de reunião extraordinária do Fórum da Lagoa dos Patos sobre o Plano de Gestão da Tainha

Em defesa da pesca artesanal, a vereadora do Partido do Trabalhadores (PT) Márcia Lucas, participou de reunião extraordinária do Fórum da Lagoa dos Patos, em Rio Grande na quinta-feira (26), junto a Colônia de Pescadores Z-01, debatendo o Plano de Gestão da Tainha. O plano possui medidas que poderão restringir a pesca artesanal, prejudicando a gestão sustentável da tainha.
A vereadora Márcia Lucas, que representa o município no fórum, destaca a importância dos pescadores serem ouvidos sobre o plano. “Os pescadores precisam ser ouvidos para demostrar as autoridades competentes a real situação da pesca. Nosso mandato está nessa luta ao lado dos pescadores de São Lourenço do Sul”, destacou.

Na ocasião, foi aprovada a formação de uma comissão, que contará com representação de lideranças politicas nas esferas municipais, estaduais e federais e pescadores da região.
O Fórum da Lagoa dos Patos deve entrar com uma ação judicial, pedindo que Ministério Público evite que o plano entre em vigor agora, visando uma maior participação dos pescadores da região na discussão.
Márcia Lucas esteve acompanhada pelo mandato do deputado estadual Zé Nunes, através dos assessores Ilton Khun e Sidnei Hall. O presidente da Colônia de Pescadores Z8 Ivan Kuhn também participou da reunião, juntamente com demais pescadores do município. O mandato do deputado estadual Zé Nunes aprovou na oportunidade a proposta de uma audiência pública para discutir o Plano de Gestão da Tainha.

Fepam aponta doze pontos impróprios para banho; Em SLS Barrinha e Nereidas

Os resultados da décima semana do monitoramento da balneabilidade das águas realizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apontam doze pontos impróprios para banho no Rio Grande do Sul. Nenhum deles, entretanto, está no litoral norte, onde todas as praias estão em condições adequadas. 

Na Região Hidrográfica do Guaíba estão impróprias para banho as praias da Alegria e da Florida, no município de Guaíba. No litoral médio seguem impróprias as praias da Capilha, em Rio Grande e do Camping Municipal, em Cristal. Em São Lourenço do Sul, além da Praia das Nereidas que já estava imprópria, nesta semana também está sem condições de banho a Praia da Barrinha. No litoral sul, o camping Municipal de Pedro Osório segue como único ponto impróprio. 

Na região Hidrográfica do Uruguai estão sem condições para banho o balneário Caverá, em Alegrete, a praia do Passo Real, em Dom Pedrito,  o camping Rainha do Sol em Manoel Viana, a praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul e o balneário Distrito Ernesto Alves, em Santiago.

Projeto Balneabilidade 2016/2017

Neste verão, nas praias com guaritas, as informações sobre as condições de banho estarão disponíveis em painéis anexados, junto com informações do Corpo de Bombeiros e o horário de atendimento dos salva-vidas. Isso será possível nas praias do litoral norte e sul.

A qualidade da água está sendo monitorada em 43 municípios, sendo que 57 pontos estão na Região Hidrográfica do Litoral (33 no litoral norte, 19 no litoral médio e cinco no litoral sul). Na Região Hidrográfica do Guaíba o monitoramento é realizado em 14 pontos, e na Região Hidrográfica do Uruguai são 12.

As coletas e análises das águas estão sendo realizadas pelo laboratório da Fepam nos balneários do litoral norte, e pela Corsan nos balneários do litoral médio e sul e nas regiões do Guaíba e do Uruguai.

O Projeto Balneabilidade deste verão terá duração de 15 semanas. O primeiro boletim, divulgado em 23 de dezembro, foi elaborado com base no resultado das informações obtidas em cinco coletas realizadas nas semanas anteriores. Os resultados serão divulgados sempre às sextas-feiras no site da Fepam, sendo que o último relatório será divulgado dia 3 de março de 2017.(FEPAM)

SIMUSSUL debate insalubridade para servidores

No ultimo dia 25, quarta-feira, o Sindicato dos Municipários de São Lourenço do Sul (Simussul) acompanhou os agentes de construção e manutenção de prédios em uma reunião com o prefeito Rudinei Härter(PDT). Na ocasião foi tratado sobre o aumento da porcentagem da insalubridade em alguns casos, após apresentada a situação ao Prefeito, houve entendimento que há a necessidade de regularizar essa situação, e com a promessa de será solucionado o mais rápido possível. "Em seguida iniciamos as primeiras conversas sobre a mudança de nível que é um anseio dessa categoria que também inclui carpinteiro e padeiro", revelou o presidente da entidade, Jorge Xavier.

Campeonato Praiano iniciou na quinta-feira (26) em SLS

A 1ª rodada do Praiano iniciou ontem com quatro jogos, e um grande público esteve prestigiando.
No jogo das 19h30, Ribeiro ganhou de 1x0 do Elite, e o destaque da partida foi o atleta Tarifa (do time Ribeiro). 
Na segunda partida Bangladesh ganhou de 3x0 de Leicester, com destaque para o jogador Lucas Klasen (Bangladesh). 
No jogo das 21h05, o placar ficou Bayer 2x0 Palmeiras, e o destaque da partida foi Léo Ritter (Bayer). 
No último jogo Unidos da Sepé ganhou de 1x0  do AF Ribeiro, com destaque para Marlon Almeida (AF Ribeiro). 
Todos os atletas destaques das partidas receberam medalhas oferecidas pelo SESC – Estação Verão.