sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Festa Colorada dia 28/10/2016


Camaquã - 9º Congresso de Missões


Jantar baile do servidor associado, dia 27/10


RECUPERAÇÃO DE CIGARROS, VEICULO FURTADOS

Na tarde desta Quinta-Feira(30), durante a realização da Operação Avante da Brigada Militar, Policiais do 30º BPM de Camaquã e São Lourenço do Sul, realizaram buscas no interior do município de Camaquã, onde segundo informações estaria uma carga de cigarros Roubada nesta manhà na cidade de Eldorado do Sul, durante as buscas localizaram em uma propriedade rural do interior do município de Camaquã, os veículos utilizados no roubo bem como toda a carga a carga roubada, na ação policial foram presos dois homens e uma mulher envolvidos na ação delituosa. Foram recuperados dois automóveis roubados da cidade de São Leopoldo, sendo um Ford Focus e um Hyundai I30, foram recuperados também 7375 massos de cigarro da marca Souza Cruz, 22 Pacotes de fumo, 03 aromatizantes 102 isqueiros 172 sedas, também foram apreendidos um revolver calibre .38 e uma Pistola de Calibre restrito além de munição e outros objetos utilizados no roubo

Abertas as inscrições para curso de especialização em mídias na educação

O Polo de Apoio ao Ensino à Distância (PAED) de São Lourenço do Sul disponibiliza vagas pra um curso de especialização em mídias na educação, destinado aos profissionais da área de educação. As inscrições estão abertas até o dia 08 de outubro e devem ser protocoladas no PAED, localizado na Avenida Cel. Nono Centeno, 933, no horário das 14h às 22h.  

A inscrição deve ser feita em duas etapas. A primeira compreende o preenchimento da ficha de inscrição online no site siposg.furg.br, anexando um  documento com foto; diploma de graduação;  currículo e um memorial descritivo. A segunda etapa compreende a entrega dos seguintes documentos: ficha de inscrição eletrônica da etapa 01; currículo impresso e documentado; memorial descritivo; cópia de documento de identidade; cópia da certidão de nascimento ou casamento; cópia de diploma de graduação reconhecido pelo MEC. As inscrições são gratuitas e mais informações podem ser obtidas através do fone (53) 3251-6068 – PAED.

Voto por um Sul independente será neste sábado

Moradores dos três estados do Sul do Brasil poderão votar neste sábado (1º) para responder se desejam ou não que Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná se tornem um país independente. A estimativa é de que aproximadamente um milhão de eleitores - o equivalente a 5% do total - participem da Consulta Popular, que não possui validade legal. A expectativa do comando do Movimento O Sul é o Meu País é de que até domingo o resultado seja conhecido.

“É uma votação inédita em toda a história do Brasil”, destaca a superintendente do Movimento no Rio Grande do Sul, Anídria Rocha. “Queremos demonstrar o porquê não estamos satisfeitos.” E entre os vários argumentos defendidos, há exatos 24 anos, dois se destacam: o econômico e o político. E o embasamento está alicerçado em um grande objetivo: ganhar autonomia e melhores condições à tomada de decisões nesta nova nação que poderia ser criada no futuro - ressaltam.

Em 2015, por exemplo, gaúchos, catarinenses e paranaenses pagaram R$ 167 bilhões em impostos, mas apenas 20% - R$ 34 bilhões - voltaram para aplicação na Região Sul. “A riqueza fica concentrada em Brasília, mas é essencial que a gente possa administrar o que produzimos.” No quesito de representatividade política, os integrantes de O Sul é o Meu País reforçam o tom das reclamações, ao traçar paralelo, principalmente, com as regiões Norte e Nordeste que, juntas, abocanham quase 60% das cadeiras do Senado Federal.

Na região
Pelo menos cinco cidades da Zona Sul contarão com urnas, além das instaladas em Pelotas. A possibilidade de dizer Sim ou Não à separação do Sul do restante do Brasil também estará disponível às comunidades de Arroio de Padre, Turuçu, São Lourenço do Sul, Rio Grande e São José do Norte. A estimativa é de que cerca 2,5 mil urnas, para votação em papel, sejam espalhadas pelos três estados; quase mil no Rio Grande do Sul.

Daqui para frente
Uma declaração pública deve ser encaminhada ao Congresso Nacional com o resultado da Consulta Popular. Conforme o número de participantes e da posição expressa pela sociedade sulista, a intenção do Movimento é buscar registro junto à Organização das Nações e Povos Não Representados (Unpo), onde estão agrupadas lideranças que também reivindicam a emancipação de seus territórios. O contato com outros órgãos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), desponta entre encaminhamentos a serem adotados daqui para frente.

Horário da consulta: das 9h às 17h

Quem pode participar? Qualquer cidadão com pelo menos 16 anos de idade e eleitor de um dos três estados, ainda que não esteja no município em que vota. A participação não é obrigatória.

Documentação: Não é necessário apresentar documento de identidade.

Por precaução: Um kit de segurança será utilizado para dar credibilidade ao processo. Um pequeno pingo de tinta - com possibilidade de ser checado por horas - será aplicado em um dos dedos do eleitor, para permitir a verificação de que não votará em mais de uma urna.

Mais informações: acesse os sites www.sullivre.org e www.plebisul.org.ww

Locais de votação em SLS

Educação Ambiental reforça ações de combate ao Aedes aegypti

Segundo o Ministério da Saúde, no início deste ano a tríplice epidemia de vírus transmitidos pelo Aedes aegypti alcançou patamares alarmantes dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya. A Gestão Ambiental (STE S.A.) em apoio às ações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de combate à proliferação do mosquito em seus empreendimentos iniciou atividades junto à comunidade do entorno das obras de duplicação da BR-116/RS, de Guaíba a Pelotas. Desde fevereiro mais de 1,1 mil pessoas receberam orientações e informações sobre a espécie e como erradicá-la.

Em oito meses de trabalho, a equipe de Educação Ambiental já realizou 34 oficinas em escolas que integram o Programa de Educação Ambiental, alcançando cerca de 437 professores e 563 alunos. A palestra “Prevenção e Combate ao Aedes aegypti e suas consequências” também é apresentada à comunidade do entorno da duplicação. Para o público em geral foram quatro ações, levando esclarecimentos a 163 pessoas. “O intuito da atividade é mostrar que todos têm responsabilidade sobre o cuidado na prevenção da proliferação do mosquito, e os alunos são convidados, assim como a comunidade em geral, a auxiliar na erradicação do mosquito”, ressalta a geógrafa do Programa Ciane Fochesatto.

A primavera, iniciada em 22 de setembro, é uma estação que preocupa a equipe devido às condições climáticas. “Esse é um período que a temperatura começa a aumentar e intensificam-se as chuvas. Esta é uma situação propícia para a proliferação do Aedes. Por isso, este é o momento de trabalhar a prevenção e estarmos preparados para o verão”, alerta a bióloga Valéria Debom. Com o objetivo de atingir o maior número de pessoas, uma cópia da palestra é entregue aos professores. “Assim eles podem usá-la em sala de aula com os seus alunos”, comenta.

Entre os assuntos abordados nas ações estão as doenças causadas pelo Aedes aegypti (Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela), sintomas, o ciclo de transmissão e orientações de como eliminar possíveis focos do mosquito. “Basta uma vez por semana fazer uma vistoria no quintal e eliminar qualquer objeto que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito”, resume Valéria

Dr. Orfelino publica nota de esclarecimento no Facebook

Fiquei surpreso e bastante lisonjeado com a quantidade de manifestações (postagens, curtidas, comentários e compartilhamentos) sobre a notícia veiculada no FaceBook, por minha, paciente, amiga e comadre Maria de Fátima Kneip Pagel, conforme citado na íntegra logo abaixo:

“Onde estamos.... ditadura aqui em São Lourenço do Sul? A Santa Casa é do Povo deste município e não de uma minoria que emprega família!!! Não podemos compactuar com este tipo de represália. Um alerta a população e as pessoas de bem. DEMITIRAM UM PRIFISSIONAL DE EXTREMA EXPERIÊNCIA, COMPETENCIA E DEDICAÇÃO, que sempre defendeu a na nossa Santa Casa. DR Orfelino Guimarães da Silveira, palavras são muitas para falar do seu trabalho, tanto que foi aprovado por unanimidade, na Câmara de Vereadores, O titulo de Cidadão Sul Lourenciano. Este ato demostra o radicalismo e discriminação. Não vamos nos calar!!! - Maria de Fátima Kneip Pagel”

Tentarei esclarecer a população e principalmente as manifestações variadas que foram postadas do que realmente aconteceu e as causas alegadas:

1. Abandonei o plantão do Pronto socorro há quase dois anos por vontade própria visto que já exerci essa função por 35 anos.

2. Fui sumariamente demitido dos 'plantões da maternidade da Santa Casa de Misericórdia' de SLS pelo seu presidente Sr. José Ney Pereira Lamas, em 27 de setembro pp.; o que significa que não posso mais atender pelo SUS, (ou seja não serei mais remunerado por esses procedimentos). Não foi por vontade própria como alguns se manifestaram, pois adoro atender minhas parturientes, como já provei durante esses 37 anos de trabalho ininterrupto.

3. Independente disso continuarei pertencendo ao Corpo Clínico, bem como presidindo o Conselho de Ética Médica deste nosocômio e atendendo todos os casos de (Convênios UNIMED, IPERGS, BANRISUL e PARTICULAR, etc., exceto para atendimentos pelo SUS).

4. Continuarei atendendo normalmente no Posto de Saúde Central, como sempre atendi, sem qualquer alteração; bem como continuarei atendendo em meu Consultório Particular à Rua Mariz e Barros, 1600 – de segunda a sexta - todas as tardes e eventualmente pela manhã.

5. Continuarei residindo no mesmo endereço Rua Barão do Triunfo, 898.

6. As causas alegadas pelo presidente da Santa Casa como sendo os motivos para a minha demissão foram pessoais e, a meu ver, fúteis e inconsistentes (resumindo ‘picuinhas’); sendo todas as alegações no: “- OUVI DIZER!”. 

Nada do que foi alegado teve conotação com minha conduta profissional, técnica ou ética. Observei muitas manifestações com elogios e algumas críticas. Alguns dos elogios até exagerados e algumas críticas, que discordo mas respeito com muita humildade; porém o cunho político-partidário que algumas pessoas tentaram colocar, realmente, não acredito. 

Não poderia me aproveitar da situação dúbia da relação (minha demissão/momento político) para promover ou desmerecer seja qual for o partido.

Não acredito nessa vinculação, mas como estamos em período pré-eleitoral, “tudo é possível” não podendo afastar totalmente tal hipótese, visto que, SEMPRE que pude, me manifestei ANTI PT.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Morre pai do vereador Júnior Gehling

Morreu, nesta quinta-feira (29), o pai do vereador Júnior Gehling - Darci Gehling. Ele tinha 66 anos e residia em São Lourenço do Sul. O enterro será às 14h00 de sexta-feira (30) no cemitério local.


Festa Black dia 19/11/2016 em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Haverá brindes para os melhores trajes caracterizados de Anos :60,70,80 e 90
Em breve mais informações....


Show da Energia supera 95% de satisfação em Camaquã

Duas ações foram realizadas no município, num total de mais de 200 participantes nas escolas João Goulart e Luiz Hanquet

Mais de 2 mil pessoas já receberam as informações do Show da Energia em seis municípios da área de concessão da CEEE Distribuição no Rio Grande do Sul. Em Camaquã, foram em torno de 210 participantes nas duas edições do evento realizadas na cidade, nas escolas João Goulart e Luiz Hanquet. O índice de aprovação em relação à qualidade da apresentação atingiu um índice de 95,5 pontos de satisfação, de um total de mais de 160 avaliações válidas nas duas escolas. A expectativa de aprendizado, conforme a análise dos próprios estudantes e professores que participaram da atividade, foi de 93%, enquanto 92,7% dos participantes afirmam que aplicarão as orientações fornecidas na apresentação no seu dia a dia. A ação divulga informações importantes sobre o uso seguro e inteligente da energia elétrica, de forma descontraída, através de música e brincadeiras para que os participantes não esqueçam as dicas e não só apliquem em suas casas, como as levem para outras pessoas do seu círculo.

O projeto Show da Energia é uma iniciativa do Grupo CEEE que visita escolas – especialmente públicas – de diversas regiões da área de concessão da Companhia e, até o momento, já visitou pelo menos 20 instituições em Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Capão da Canoa e Camaquã. O índice geral de aprovação tem sido positivo. A média estadual da ação alcança satisfação de 93,5% com a apresentação, o conteúdo e a utilidade das informações abordadas na palestra. Entre os professores, a avaliação indica que o assunto é complementar ao conteúdo trabalhado em sala de aula e permeia não só questões relacionadas à energia elétrica, meio ambiente e segurança, mas também mostra alguns aspectos de história e geografia. Os educadores aprovam a iniciativa e elogiam, especialmente, a forma lúdica e leve com que o tema é apresentado aos estudantes. A apresentação recebe adequações de linguagem dependendo da idade dos alunos que participam da ação. Informações sobre o projeto e agendamentos podem ser feitos pelo (51) 3382-4535.

6ª Jornada Acadêmica das Licenciaturas acontece no mês de outubro

A 6ª Jornada Acadêmica das Licenciaturas abre o período de inscrições a partir do dia 1º de outubro na secretaria Pólo de Apoio ao Ensino à Distância (PAED), localizada junto à E. M. E. F. Profª. Marina Vargas. Com o tema “Formação Docente – Reflexões Necessárias”, a jornada acadêmica abrange os cursos de Pedagogia, Letras – Português e Espanhol, Matemática, Ciências, Filosofia e História, de 18 a 21 de outubro.

Reunir alunos, professores e pesquisadores é um dos objetivos do evento. A participação na jornada acadêmica também busca assegurar os subsídios teóricos e práticos para ampliar o processo de aprendizagem dos futuros profissionais. O valor da inscrição é de R$ 10,00 para alunos do PAED e R$ 15,00 para os demais interessados. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3251-6068 – PAED.

Confira a programação completa do evento:

- Dia 18/10
19h – Abertura
19h30min – Palestra “Ler a palavra e ler o mundo: a formação do leitor-docente” com o professor Dr. Gil Roberto Costa Negreiros, da Universidade Federal de Santa Maria.

- Dia 19/10
19h30min – O papel dos experimentos de pensamento na ciência e filosofia, com o professor Dr. Juliano do Carmo, da Universidade Federal de Pelotas.

- Dia 20/10
19h30min – “Escola sem partido” com a professora Drª Rita Greco, da Universidade Federal do Rio Grande.

- Dia 21/10
19h30min – Palestra “O fazer pedagógico e a autonomia docente: diálogos sobre uma educação emancipatória”, com a professora Drª Graziela Rinaldi da Rosa, da Universidade Federal do Rio Grande.

Ponte de concreto é finalizada na divisa com Canguçu

Foi concluída a construção de uma ponte na divisa das localidade de Colônia Palma e Faxinal. A nova ponte é de concreto e possui 45m de comprimento,7,5m de altura e 4m de largura. A obra faz parte de um total de sete pontes de concreto, danificadas pelas cheias. O investimento de R$ 4 milhões é do Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional.

A ponte está localizada na divisa com o município de Canguçu e a nova ponte substitui uma antiga com estrutura de madeira. A nova ponte oferece mais segurança e resistência às ações das chuvas e possibilitará evitar as constantes manutenções, facilitando o trânsito de veículos entre as localidades e os dois municípios. 

Negada indenização por gravidez após laqueadura de trompas

A 10ª Câmara Cível do TJRS, unanimemente, negou apelação de paciente que realizou intervenção cirúrgica para laqueadura. A ação foi movida contra o hospital, Estado e município de São Lourenço do Sul. A autora alegou que voltou a engravidar após o procedimento, sofrendo abalos morais e materiais. A decisão manteve sentença de 1º Grau, que entendeu não haver defeito no processo de laqueadura pois o risco de gravidez, mesmo sendo raro, é possível de acontecer.
O caso
Em julho de 2011, a autora, de 17 anos, após o nascimento de seu segundo filho foi submetida ao procedimento de laqueadura de trompas de falópio. O motivo da intervenção cirúrgica foi motivado porque a mulher possuía histórico de gestações de alto risco, todas com de quadros de hipertensão. A autora afirma que após a cirurgia, não recebeu documentos referentes à laqueadura, sendo entregue apenas um frasco com suas trompas. Ressaltou que não foi informada sobre a possibilidade de uma nova gestação e que haviam dado garantia de 100% da eficiência do método. Em setembro de 2013 foi surpreendida com uma nova gravidez, sofrendo prejuízos e abalos psicológicos. Ingressou na justiça requerendo a condenação do hospital, do município de São Lourenço do Sul e do Estado do RS.
Intimados, a Santa Casa de Misericórdia da cidade, sustentou que a paciente foi comunicada sobre o risco de gravidez e que não houve erro médico, nem falha na prestação de serviços. Já o Município referiu que foi dada ciência sobre a possibilidade de falha do método, bem como não foi apresentada culpa do poder público no caso em tela. O Estado também apresentou documentos sustentando a ilegitimidade passiva, em razão do SUS não ser órgão estadual.
Em 1º Grau a ação foi julgada improcedente pela Juíza Aline Zambenedetti Borghetti. A autora apelou ao Tribunal de Justiça
Decisão
O relator do recurso no TJ, Desembargador Marcelo Cezar Müller, votou por conformar a sentença da magistrada, que entendeu não demonstrada ineficácia da laqueadura.
A decisão refere que o procedimento de laqueadura tubária não possui efetividade de 100%, existindo 0,41% de possíveis falhas. A gravidez é rara mas pode ocorrer, registra o acórdão da 10ª Câmara Cível. Votaram com o relator os Desembargadores Jorge Alberto Schreiner Pestana e Túlio Martins.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

“A fuga dos velhinhos” é tema de apresentação teatral

Um grupo da oficina de teatro do grupo Conviver, com integrantes do projeto “Lazer na Terceira Idade”, realizou uma apresentação teatral na Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, na última terça-feira (27).  A peça “A fuga dos velhinhos” retratou a história de um grupo de idosos que fugiu do asilo. A atividade integrou a Semana do Idoso em São Lourenço do Sul e a programação segue nesta quarta-feira (28), com um passeio ao município de Canguçu para visita ao santuário de Nossa Senhora da Conceição. 
Foto: Ricardo Mattos

Confira a programação da Semana do Idoso para os próximos dias:
- Na quinta-feira (29), acontece uma missa de ação de graças na Igreja Matriz, a partir das 19h.
- No sábado (01), acontece o encerramento da Semana do Idoso com um almoço no CTG Sepé Tiarajú, para os integrantes do Grupo Conviver. A partir das 14h tem início o tradicional baile com animação do Trio Sertanejo e escolha da rainha da Primavera do Conviver.

Com informações de: Fernanda Klasen Orestes

Ponte em Passo do Pinto recebe processo de concretagem

A ponte do Passo do Pinto, no interior de São Lourenço do Sul recebe o processo de concretagem a partir desta quarta-feira (28) pela empresa SOGEL – Sociedade Geral de Empreitadas LTDA, vencedora da licitação. No local são investidos R$ R$ 547.257,63 (quinhentos e quarenta e sete mil duzentos e cinqüenta e sete reais e sessenta e três centavos), recursos do Ministério da Integração Nacional, para a construção da nova ponte, com um vão de 18 metros de comprimento, para aumentar a vazão do rio. Na próxima semana a empresa deve começar a edificação da proteção da ponte.


A obra havia sido licitada pela primeira vez em 2011. No entanto, a empresa vencedora da licitação não concluiu essa ponte, devido a problemas técnicos no projeto. Então, a Prefeitura licitou um novo projeto executivo que baseou a nova licitação para a construção da ponte.

BM recupera dois veículos em Camaquã

A Brigada Militar de Camaquã por volta das 09h40min, deslocou até a Rua Jango Castro, onde havia uma informação de uma motocicleta abandonada no mato em terreno baldio as margens da Rua Jango Castro, ao chegar no local foi localizado uma motocicleta Honda/CG 125, Titan ES, preta, 2000, escondida junto a vegetação, a qual estava em ocorrência de furto. Não foi obtida nenhuma informação que pudesse levar a identificação de um suspeito. A ocorrência foi encaminhada para a DPPA.
Já por volta de 13h4min, deslocou-se até a Rua Cel Boaventura Soares, onde segunda denúncia havia um veículo sem as quatro rodas, ao chegarem no local foi constatado ser um veículo VW/Fox 1.0 GII, Prata, em ocorrência de furto, além das rodas o veículo estava também sem estepe, sem triângulo, sem macaco, sem bateria e sem aparelho de som.

30º BPM

BRIGADA MILITAR DE SÃO LOURENÇO DO SUL EFETUA PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO


A Brigada Militar foi acionada para atender uma ocorrência Maria da Penha, na localidade de Santa Isabel. A vítima foi identificada como C.E.S.C e o acusado como E.C.F. Na residência foi aprendido um revólver cal.22 , fab. Argentina, 8 munições cal.22 , intactas, de propriedade do acusado. As partes foram encaminhadas ao HPS para laudo médico e posterior conduzidas a DP para registro, onde foi determinado a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante.
BRIGADA MILITAR A FORÇA DA COMUNIDADE!

BRIGADA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO AVANTE EM SÃO LOURENÇO DO SUL

Neste sábado(25), ás 19h00, foi desencadeada mais uma edição da Operação Avante na área da 2ª Cia 30ºBPM, o lançamento ocorreu na Sede da PRE e contou com efetivo (22) vinte e dois policiais militares, foram empregadas (06) seis viaturas do ostensivas e (02) duas viaturas discretas, com o termino às 04h30min do dia 26/09/2016.
Foram fiscalizados (18) dezoito veículos, foram abordadas (135) cento e trinta e cinco pessoas e efetuada (01) uma barreira de fiscalização de transito em um dos acessos da cidade.
Foram confeccionados (06) seis autos de infrações de trânsito;
Foi confeccionado o BO TC por Posse de Entorpecente, para o Sr D.D.S., que ao ser abordado na Rua Teodoro Porepp n° 547, no bairro Nova esperança, foi localizado em seu poder uma bucha de maconha.

Foi apresentado preso na DP local, por desacato-resistência e desobediência T.F.R, que ao ser abordado na Rua Pedro Ulisses Duarte s/n , resistiu abordagem e passou a desacatar os policiais militares.
Foi efetuada a prisão de L.A.S.N, o mesmo foi abordado na Rua Mal Floriano nº 1740, conduzindo o veiculo, VW SPACE FOX, placas IQO xxxx, com visíveis sintomas de embriaguez alcoólica, sendo ofertado ao mesmo o etilômetro, este se recusou efetuar o teste, sendo dada a voz de prisão nos termos do art. 306 CTB.
Em abordagem em um ônibus que transportava pessoas para uma festa no interior do município, foi constato a presença de dois adolescentes, sem a presença de um responsável os mesmos foram identificados e acompanhados pelo conselho tutelar para serem entregues aos responsáveis.
BRIGADA MILITAR A FORÇA DA COMUNIDADE!

TSE disponibiliza programas para acompanhar apuração das Eleições 2016

O eleitor vai poder acompanhar em tempo real a apuração dos resultados das Eleições Municipais 2016 de quatro formas diferentes. A primeira delas pelo “Divulga”, sistema produzido pela Justiça Eleitoral para o acompanhamento dos resultados de votação de candidatos, partidos e coligações das eleições.
O “Divulga” permite a visualização dos dados por meio de várias consultas. Na versão desktop, o Divulga oferece maior gama de informações, permitindo ao usuário consultar os resultados de todos os municípios. “O Divulga é um software instalável, que se encontra disponível para download gratuito na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em versões para Windows e Linux”, explica o chefe da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados do TSE, Júlio Valente.
App Resultados
Outra forma de acompanhar a apuração dos resultados em tempo real é pelo aplicativo (App) “Resultados”. O App desenvolvido para tablets e smartphones pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play (Android) e Apple Store (IOS). Por meio dele, é possível acompanhar os dados de cada município com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno (no caso dos municípios com mais de 200 mil habitantes). Os resultados do primeiro turno serão divulgados a partir das 17h (horário local) do dia 2 de outubro.
App Boletim na Mão
Outra possibilidade é via aplicativo “Boletim na Mão”, também disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store. A ferramenta permite que o resultado do pleito municipal de 2016 seja conferido por meio do código QR – um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.
“Assim que acaba a eleição, o resultado da votação já é público. A urna emite o Boletim de Urna (BU), que o eleitor pode conferir no próprio local de votação. Agora, com o QR-Code, ele vai poder escanear uma cópia do BU e levar para casa o resultado da sua seção eleitoral no seu aparelho celular. Com a cópia do BU em mãos, o eleitor pode conferir no site do TSE se aquele boletim foi totalizado pelo Tribunal”, esclarece o chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra.
DivWeb
O DivWeb apresenta o mesmo conteúdo do aplicativo “Resultados”, mas permite ao usuário acompanhar a apuração do resultado das eleições pela internet, sem necessidade de instalação de qualquer software adicional em seu computador.
De acordo com Júlio Valente, “a divulgação de resultados acontece em tempo real durante o recebimento dos dados. Os resultados são recebidos por meio de arquivos que saem das urnas eletrônicas e são recebidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Nesses tribunais, ocorrem as totalizações de tempos em tempos. Cada totalização é compartilhada por meio de conteúdo na internet”.
Apoio

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Precisa de horas complementares?

Cursos classificados como "Cursos Livres" que podem ser utilizados como horas complementares para sua faculdade. 
Certificado é válido em todo o Brasil e pode ser utilizado para completar horas extra-curriculares exigidas em faculdades, contar como atividades em concursos públicos ou simplesmente constar em seu currículo.


Governo traça ações para Operação Verão


Os representantes das secretarias de Estado, autarquias e fundações envolvidos na organização da Operação Verão para Todos 2016/2017 reuniram-se na manhã desta terça-feira, 27 de setembro, com o vice-governador José Paulo Cairoli, alinhando ações para o início das atividades a partir do dia 19 de dezembro.  
 
Além da manutenção dos serviços oferecidos na temporada passada, como a Delegacia On Line, Operação Los Hermanos, Balada e Viagem Segura, entre as prioridades está a contratação de salva-vidas civis temporários para a Operação Golfinho e a utilização de equipamentos de Jet Ski para auxiliar nas ações de salvamentos e no monitoramento da orla.
 
Foto: Nabor Goulart.

Lembrando que esta foi a terceira reunião de trabalho realizada, o vice-governador Cairoli enfatizou sobre a atenção direcionada à pauta e lembrou que “dezenas de colaboradores estão envolvidos e comprometidos com o objetivo de que o poder público possa oferecer os serviços básicos necessários durante a temporada de verão”.  
 
O próximo encontro para tratar da Operação Verão para Todos foi marcado para o dia 11 de outubro, no Centro Administrativo, em Porto Alegre, com os prefeitos dos municípios do Litoral Norte, para apresentação do que está sendo organizado e integração das ações. Já, a reunião interna do grupo de trabalho acontecerá no dia 25 de outubro.

Técnica auditiva ajuda a identificar espécies de anfíbios

Os animais podem até não dominar técnicas avançadas de linguagem como os seres humanos, mas eles também possuem seus meios de comunicação. Seja através de sons ou gestos, cada espécie utiliza códigos próprios para transmitir recados que vão desde a defesa de territórios até a atração do sexo oposto. Munida deste conhecimento, a equipe de Gestão Ambiental (STE S.A.) das obras de duplicação da BR-116/RS – Guaíba a Pelotas – utiliza técnicas de escuta para identificar determinadas espécies durante as atividades do Programa de Monitoramento da Fauna e Bioindicadores.


A cada três meses, o monitoramento de anfíbios é realizado em 12 áreas interceptadas pela rodovia, contemplando zonas úmidas próximas a matas ciliares, plantações de arroz e silvicultura (cultivo de árvores). Em cada ponto são desprendidos 30 minutos em busca ativa e auditiva. Por meio desta última, registra-se a atividade de vocalização dos anuros (sapos, rãs e pererecas) visando identificar a espécie e, a partir de um índice de intensidade, calcular o número de indivíduos presentes. “Alguns animais são difíceis de encontrar, mas eu sei qual espécie é se estiver vocalizando e consigo estimar o tamanho do grupo”, explica a bióloga Fernanda Rosa. As amostragens ocorrem ao anoitecer, período de maior atividade dos anfíbios. “Isso ocorre porque diminui os riscos de perdas hídricas através da pele, além de ser mais fácil para eles se esconderem de predadores.”

Treinar o ouvido para identificar uma gama variada de espécies exige muito estudo e dedicação. Fernanda começou em 2008 e desde então vem especializando-se para o uso da técnica. “Aprendo sempre, continuo me atualizando, mantenho contato com outros herpetólogos e sempre procuro bibliografia nova, principalmente para região em que está inserida a BR-116/RS.” Ela conta que recentemente gravou uma vocalização até então inédita na rodovia. Demorou dois meses para identificar a rã Physalaemus henselii, que, segundo a bióloga, é rara no Rio Grande do Sul. “Uma das maiores dificuldades é que dentro de um mesmo gênero de anfíbios, as espécies podem emitir vocalizações similares, mas com o tempo e o treino essa dificuldade diminui”, avalia. Já a principal vantagem é justamente não depender da visualização dos animais para saber de qual espécie se trata.

E o que será que cada vocalização significa? A especialista dá algumas pistas. Fernanda explica que existe o canto de anúncio, que é emitido pelos machos e está relacionado, principalmente, à atração de fêmeas. “Mas também pode servir para defender um território quando um segundo macho vocaliza ou se aproxima.” O canto de resposta, por sua vez, ocorre quando uma fêmea eventualmente responde ao canto de anúncio – o que é raro. Já o canto de liberação é emitido por um macho que está em amplexo (posição de acasalamento) com outro macho, o que pode ocorrer quando há muita densidade em um mesmo corpo d’água, por exemplo. E há ainda o pedido de ajuda, quando as fêmeas emitem um grito alto ao serem capturadas por um predador.

Das 25 espécies registradas em atividade de vocalização na BR-116/RS, desde 2012, as mais comuns são a perereca-do-banhado (Hypsiboas pulchellus), registrada vocalizando 280 vezes, independente da intensidade de vocalização, e a pererequinha-do-brejo (Dendropsophus sanborni), com 252 registros. “Estas são das poucas espécies que podem vocalizar nos meses frios também, o que poderia explicar esses números”, analisa a bióloga. O objetivo geral da equipe com este Programa é complementar o conhecimento da fauna da região do empreendimento a fim de propor medidas efetivas para seu manejo e conservação.

Dia Nacional do Doador de Órgãos


segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Confira novidades em Gouvêa Veículos

VW/CROSSFOX 1.6 FLEX 04 PTS
2013/2014
COMPLETO
ÚNICA DONA!
FORD/FIESTA SEDAN 1.6 FLEX 04 PTS
2010/2011
PRETO 
COMPLETO!

Informações em GOUVÊA VEÍCULOS
  • AV CEL NONO CENTENO, 192
  • 96170000 São Lourenço, RS, 
  • (53) 9956-0825
    (53) 9947-1661
    (53) 9991-9300
    (53) 3251-3992


Começam as atividades da Semana do Idoso em São Lourenço do Sul

A Semana do Idoso iniciou em São Lourenço do Sul  com o tradicional desfile pelas ruas centrais e recepção no salão da Igreja Matriz, nesta sexta-feira (23). Os participantes puderam prestigiar uma apresentação do grupo de danças Raízes do Conviver e  do grupo de danças alemãs “Alegria de Viver”. O local esteve decorado com a exposição de pintura em telas do projeto “Lazer na Terceira Idade”.




Fotos: Ricardo Mattos/Especial 

Após, aconteceu um aulão de ginástica com o educador físico Rodrigo e uma mateada com a erva mate Valério. A Semana do Idoso em São Lourenço do Sul segue até o dia 1º de outubro. 

Confira a programação completa da Semana do Idoso:

- Na segunda-feira (26), acontece uma exposição de quadros feitos pelos integrantes do projeto Lazer na Terceira idade sob a orientação da professora Ana Ellen, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Lourenço do Sul, a partir das 14h.
- Na terça-feira (27), acontece uma apresentação teatral desenvolvida pelos alunos das oficinas de teatro do grupo Conviver com o tem “A fuga dos velhinhos” que retrata a história de um grupo de idosos que quer fugir do asilo. A peça irá ser exibida na Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, a partir das 16h. A exibição da peça é aberta ao público.
- Na quarta-feira (28), acontece um passeio ao município de Canguçu para visita ao santuário de Nossa Senhora da Conceição. Na quinta-feira (29), acontece uma missa de ação de graças na igreja Matriz, a partir das 19h.
- No sábado (01), acontece o encerramento da Semana do Idoso com um almoço no CTG Sepé Tiarajú, para os integrantes do grupo Conviver. A partir das 14h tem início o tradicional baile com animação do Trio Sertanejo e escolha da rainha da Primavera do Conviver. O valor da entrada para o público em geral custa R$ 10,00; para os integrantes do grupo Conviver, R$ 9,00; e para os membros da Associação dos Usuários do Projeto Conviver, R$ 8,00. 

*Com informações de Fernanda Klasen

Abracadabra Brinquedos na inauguração da Farmácia Preço Mais Popular

O abracadabra aluguel de Brinquedos está com uma parceria na festa de inauguração da farmácia Preço Mais Popular. Na compra de qualquer produto na farmácia você pode trazer seu filho para brincar e comer pipoca a vontade. 
O evento ocorre nesta segunda-feira 26/09 na rua isolina passos 1095 das 8 hrs da manhã até as 19 hrs.
Telefone para contato 3251 4685.
A farmácia Preço Mais Popular também disponibiliza teste de glicose e verificação de pressão gratuito.

Rua Isolina Passos, nº 1095 telefone 3251 4685




Começa a 4ª edição do Campeonato Municipal de Futebol

A 4ª edição do Campeonato Municipal de Futebol começou no último domingo (25) com jogos da 1ª rodada no campo do Olaria Futebol Clube. Após o sucesso das edições anteriores e o destaque que o futebol tem alcançado no município, mais uma edição da competição envolve 10 equipes integrando a cidade e o interior.

Confira os resultados dos jogos da 1ª rodada:
Esporte Clube São Lourenço 3 x 0 Barcelona Futebol Clube;
Esporte Clube Botafogo 7 x 2 Associação de Futebol Ribeiro
Grêmio Esportivo Reservense 7 x 0 Boa Vista Futebol Clube
Olaria Futebol Clube 2 x 1 Coqueiro Futebol Clube

A próxima rodada acontece no domingo (09) no campo do Grêmio Esportivo Reservense, com folga da equipe do Boa Vista Futebol Clube e do  Olaria Futebol Clube. Os jogos têm início a partir das 10h. Ingressos masculinos custam R$ 3,00 e femininos custam R$ 2,00.

Confira os jogos da 2ª rodada no domingo (09) no campo do Grêmio Esportivo Reservense:
10h – Esporte Clube Botafogo x Esporte Clube Cantagalo
12h – Coqueiro Futebol Clube x Esporte Clube São Lourenço
14h – Barcelona Futebol Clube x Grêmio Esportivo Lourenciano
16h – Grêmio Esportivo Reservense x Associação de Futebol Ribeiro










Rádio São Lourenço AM promove debate terça-feira (27)


sábado, 24 de setembro de 2016

RECAPTURA DE FORAGIDO – CAMAQUÃ

A Brigada Militar de Camaquã, quando em patrulhamento de rotina no Bairro Ouro Verde, encontrou o individuo de nome C. I. R. M, vulgo “Catatau’, em frente a sua residência. Em consulta ao sistema, foi constatado que o mesmo encontrava-se na situação de foragido do sistema prisional, que então foi dada voz de prisão e apresentado na DP para os devidos procedimentos legais.
30º BPM

PAED promove VI Jornada Acadêmica das Licenciaturas



IBAMA autoriza devolução de jazida utilizada na duplicação

Mais uma área de apoio da duplicação da BR-116/RS é devolvida ao proprietário. A jazida E-5 destinada à extração de argila do Lote 3, foi vistoriada na manhã desta quinta-feira (22/09) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Na ocasião, os analistas consideraram que o terreno, localizado no km 364 da rodovia, em Sentinela do Sul, está recuperado. A inspeção foi acompanhada por técnicos da Gestão Ambiental (STE S.A.), contratada por licitação pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela duplicação.


A jazida E-5 é a terceira área de empréstimo utilizada na duplicação da BR-116/RS recuperada e entregue ao dono. Segundo o geólogo do IBAMA/RS, José Antônio Gudolle, todas as etapas do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) foram atendidas pela Construtora Ivaí Engenharia de Obras S.A.. Conformação do terreno, distribuição de solo orgânico e plantio da vegetação por hidrossemeadura e por enleivamento foram algumas das atividades avaliadas. “Verificamos que fizeram o que estava escrito no PRAD e consideramos bom o estado da área.”

Com a liberação, o representante do proprietário durante a vistoria assinou a ata de entrega e disse que a área será utilizada para a criação de gado.