terça-feira, 30 de junho de 2015

Prefeitura de São Lourenço do Sul atende em turno único a partir de 1º de julho


O prefeito Daniel Raupp assinou na terça-feira (30) o Decreto Nº 4.261, que institui o turno único de seis horas diárias no serviço público municipal – com intervalo de 15 minutos para repouso e alimentação – a partir do dia 1º de julho. A iniciativa é uma das medidas de contenção de despesas adotadas pela Prefeitura, devido à crise financeira enfrentada pelo município.

As secretarias municipais atenderão no período das 08 às 14 horas, com exceção as secretarias municipais de Obras e Urbanismo e Desenvolvimento Rural, que funcionarão das 07 às 13 horas. No entanto, alguns serviços continuarão funcionando em horário normal.

Confira os setores que manterão horários de funcionamento diferenciados:
- Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto: 08 às 14 horas – os seguintes setores terão horário diferenciado: Pólo de Apoio ao Ensino à Distância – PAED, Setor de Transportes e Escolas Municipais mantém o horário normal; Setor de Alimentação Escolar : segundas, terças e quartas-feiras das 08 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, e quintas e sextas-feiras das 08 horas às 14 horas.
- Secretaria Municipal de Saúde: 08 às 14 horas – os seguintes setores manterão horário normal: Unidades Básicas de Saúde (UBS); Unidade de Saúde Central; Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); Transportes de Urgência e Emergência e agendamento de transporte; Agentes Comunitários de Saúde; e Equipe de Manutenção da Secretaria Municipal de Saúde.
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação: 08 às 14 horas – os seguintes setores terão horário diferenciado: Casa da Criança e do Adolescente – CCA permanece com horário ininterrupto de segunda-feira a domingo; Projeto Conviver no horário das 11h às 17horas.
- Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo: 07 às 13 horas – os seguintes setores terão horário diferenciado: Posto de Abastecimento manterá o horário das 07h às 13h e das 16h0 e 22h de segunda a sexta-feira e manterá sobreaviso para atendimento de ambulâncias e casos excepcionais de emergência aos sábados e domingos; Coleta de lixo das 07h às 13h e das 13h às 19h.
- Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio: 08 às 14 horas – os seguintes setores terão horário diferenciado: Camping Municipal manterá o seu horário normal de funcionamento.
- Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente: 08 às 14 horas – o seguinte setor terá horário diferenciado: Horto Municipal manterá dois turnos de seis horas diárias.
- Secretaria Municipal da Fazenda: 08 às 14 horas – o seguinte setor terá horário diferenciado: será mantido o horário normal no Terminal Rodoviário.
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural: 08 às 14 horas – os seguintes setores terão horário diferenciado: Setor Operacional e Setor de Oficina: das 07 às 13h; Setor do SIM: manterá o horário normal de funcionamento.

A Prefeitura de São Lourenço do Sul vem enfrentando sérias dificuldades financeiras. As medidas de corte de gastos adotadas pelo Governo do Estado e os atrasos nos repasses referentes à manutenção dos principais programas desenvolvidos na área da saúde atualmente ultrapassam o montante de R$ 2 milhões. Para não encerrar esses programas, a Prefeitura veio cobrindo financeiramente este valor, na expectativa do retorno destes recursos pelo Governo do Estado, o que não tem previsão de ocorrer. Outras medidas que podem ser tomadas pelo governo estadual tem preocupado os gestores municipais, como a possibilidade de atrasos nos repasses do ICMS, que juntamente com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) compões mais de 60% da receita do município.

O momento é de incerteza e a Prefeitura tem atrasado o pagamento a fornecedores. Outras medidas de contenção de despesas e visando o incremento da receita vêm sendo estudadas pela Administração Municipal, com o objetivo de manter, na execução orçamentária, o equilíbrio das contas públicas e o cumprimento das metas fiscais estabelecidas para o exercício financeiro.

Departamento de Comunicação (DECOM)

Prefeito Daniel Raupp participa de reunião com diretoria da ACI

Fotos: Fernanda Klasen/DECOM-SLS 

O prefeito Daniel Raupp participou na manhã de terça-feira (30) de uma reunião com a diretoria da Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL). Na ocasião, o chefe do executivo apresentou a crise financeira enfrentada pelo município, os investimentos previstos para 2015 e lançou o material gráfico explicativo sobre a atração de investimentos.

O secretário municipal da Fazenda, Luis Carlos Vargas explicou a composição do orçamento e da arrecadação da Administração Municipal e as medidas adotadas pela Prefeitura para reduzir os impactos da crise financeira, ocasionada principalmente pelo atraso em repasses do Governo do Estado para a área da saúde. A crise tem comprometido os recursos livres do município, aplicados em contrapartida para execução de projetos com recursos vinculados, além de gastos com pessoal e serviços pontuais, como manutenção de máquinas e equipamentos.

Em seguida, a secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Andréa Citrini, apresentou os principais investimentos da Prefeitura para 2015. Entre as obras previstas, destacam-se a construção das primeiras etapas do Centro de Convenções, pavimentação e drenagem orçada em mais de R$ 16 milhões, saneamento na zona urbana e rural, revitalização de praças, aquisição de câmeras de segurança e construção de escolas de educação infantil e quadras poliesportivas, entre outras.

O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Gilmar Pinheiro apresentou as potencialidades de atração de investimentos de São Lourenço do Sul e juntamente com o prefeito Daniel Raupp lançou o material gráfico de divulgação destas potencialidades. Esse material é entregue por Raupp e Pinheiro em reuniões com possíveis investidores e em espaços de divulgação turística.

Após as explanações, o prefeito Daniel Raupp recebeu sugestões da diretoria da ACI/CDL e colocou-se a disposição da entidade para um diálogo mais próximo com a entidade.

DECOM

Prefeitura realiza limpeza no arroio Carahá

A Prefeitura tem priorizado a limpeza do arroio Carahá. Durante a segunda-feira (29), a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU) realizou a retirada da vegetação aquática do arroio no trecho da Barrinha, na ponte de madeira junto à travessia do Carahá.
Prefeitura de São Lourenço do Sul

A economia solidária está sendo sepultada na LDO, diz Zé Nunes

A economia solidária foi o tema abordado pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), na tarde desta terça-feira (30), na tribuna da Assembleia Legislativa. “Os empreendimentos da economia solidária são decisivos para o desenvolvimento de nosso Estado. São ações inclusivas e que fazem parte da gestão moderna. O Estado precisa ser protagonista, utilizando-se de políticas corajosas de desenvolvimento, como o Programa de Microcrédito, por exemplo, para olhar alternativas e espaços de geração de serviços e de oportunidades econômicas. A economia solidária está sendo sepultada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Não aceitaremos retrocessos”, criticou o parlamentar.
Marcela Santos - MTE 11679 | PT - 17:51-30/06/2015 - Foto: Stephanie Gomes

De acordo com o deputado, durante o governo Tarso, foram aplicados mais de meio bilhão de reais em Microcrédito Produtivo, através de mais de 89 mil operações que consolidaram as atividades. Com isso, foi gerada renda, estimulada a qualidade de vida e a economia, inclusive dos pequenos e médios municípios. Na época, foram 252 convênios com prefeituras junto ao BANRISUL e credenciadas 45 instituições de microcrédito. “Precisamos ter políticas embasadas nas atividades tradicionais, mas olhando alternativas, novas economias, e outros espaços na geração de renda. Infelizmente, a atual gestão do governo estadual está a vistas largas para este tema, abdicando de sua responsabilidade. Estamos pagando o preço da mudança de paradigma em nosso Estado”, finaliza.
Zé Nunes é o coordenador e relator da Subcomissão da Economia Solidária, que atuará até o dia 30 de outubro. O objetivo é valorizar as experiências existentes, estimular novos projetos, e contribuir na construção e um ambiente socialmente sustentável, observando os desdobramentos na geração de renda através dos pequenos negócios.

Prefeito Daniel Raupp cumpre agenda no domingo (28)

O prefeito Daniel Raupp acompanhou durante o último domingo (28) diversas atividades na cidade e no interior. Pela manhã, Raupp participou da 115ª Festa de São Pedro na Comunidade Católica Nossa Senhora dos Navegantes com tradicional almoço, café colonial e apresentação do grupo Conviver e Gilnei Ferreira juntamente com os festeiros: Demócrito Ceni Vasco; Rafael Saraiva; Adriana Peppeler; Ceni Wasckow; e o coordenador da comunidade, Jorge Fernando Pereira.






Durante a tarde aconteceu à reinauguração da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja de Jesus, que passou por reformas.  A solenidade aconteceu em frente à sede.  Encerrando as atividades, o prefeito esteve presente na tradicional Festa da Comunidade Católica de São João da Reserva juntamente com o casal festeiro Rogério Radtke e Cleunice Radtke. 
Fotos e Informações: DECOM/SLS

Assembleia Extraordinária da APAE de São Lourenço do Sul

A APAE de São Lourenço do Sul, com sede na cidade de São Lourenço do Sul, Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº3525, bairro Medianeira, através de sua presidente Romilda O. Ludtke CONVOCA através do presente edital, todos os associados contribuintes da APAE, pais de alunos e comunidade em geral para participarem de Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada na sede da APAE, às 18h30min do dia 24 de JULHO de 2015, com a seguinte ordem do dia:
1 - Homologar as alterações estatutárias deliberadas pelo Conselho de Administração da Federação Nacional das APARES reunido nos dias 07 e 08 de agosto de 2014 em Brasília-DF, na Sala de Reuniões do Hotel Brasília Imperial e nos dias 31 de março e 01 de abril de 2015, na sede da Federação Nacional das APAEs.
2 - A Assembleia Gereal instalar-se-á, em primeira convocação, com a presença da maioria dos associados, e, em seguida, com qualquer número, meia hora depois, devendo ambas constarem dos editais de convocação, não exigindo a lei quórum especial, nos termos do art.34º INCISO IX, do estatuto padrão das APAEs.
SÃO LOURENÇO DO SUL, 22 DE JUNHO DE 2015, ROMILDA OSWALD LUDTKE, Presidente da APAE de São Lourenço do Sul.


III Pérola Rock - Mais um grande evento

A cena Underground de São Lourenço do Sul está muito bem representada. No dia 27 de junho de 2015 mais um grande evento foi realizado no município reunindo diversas bandas de Rock de toda a região. Foram diversas apresentações para um grande público reunido no Grêmio Esportivo Lourenciano.
A organização está de parabéns, por mais uma vez promover um grande encontro com sucesso de organização, público e atrações.

Confira algumas imagens do evento, registradas pela fotógrafa Maidana Idiarte, CLICANDO AQUI

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Secretário da Fazenda fala da crise financeira em São Lourenço do Sul

A exemplo dos demais municípios gaúchos, São Lourenço do Sul enfrenta uma grave crise financeira. A área da saúde enfrenta as maiores dificuldades no município, principalmente pelos atrasos nos repasses do governo estadual.
 Os débitos do Governo do Estado com a Prefeitura ultrapassam R$ 2 milhões, recursos fundamentais para a manutenção de diversos programas e para a prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Santa Casa de Misericórdia. Para manter o atendimento pleno à saúde no município, a Prefeitura vem cobrindo financeiramente este valor, na expectativa do retorno pelo Governo do Estado, o que não tem previsão de ocorrer.
Outra preocupação é com a possibilidade de problemas financeiros ainda mais graves, caso o Governo do Estado atrase o repasse da parcela constitucional do ICMS. O imposto, aliado ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) compõe mais de 60% da receita do município.  Segundo o prefeito Daniel Raupp, a esperança se mantém na expectativa pelo repasse dos royalties do petróleo, o que ocasionaria uma melhora nas áreas da saúde e educação.
O turno único começa na quarta-feira (01), das 07 às 13 horas nas secretarias municipais de Desenvolvimento Rural e Obras e Urbanismo e das 08 às 14 horas nas demais secretarias e coordenadorias. A iniciativa tem como objetivo diminuir as despesas do Executivo, aliada a um corte de 100% em horas-extras – salvo serviço de transporte da Secretaria Municipal de Saúde.
Secretário ao lado do prefeito Daniel Raupp.
Foto: DECOM/SLS

Ouça, abaixo, entrevista com secretário municipal da Fazenda, Luiz Carlos Vargas, realizada nesta tarde para Rádio Liberdade AM de Canguçu (basta clicar no play):

Prefeito Daniel Raupp (PT) atende reivindicação do Simussul

O prefeito Daniel Raupp recebeu em seu gabinete na tarde de segunda-feira (29) a diretoria do Sindicato dos Municipários de São Lourenço do Sul (Simussul). Na ocasião, o chefe do executivo explicou a crise financeira enfrentada pelo município, com destaque para ações da Prefeitura visando à contenção de despesas, como a implantação do expediente em turno único. Raupp atendeu a reivindicação do Simussul por manter o horário de atendimento priorizando o turno da manhã.
O atendimento da Prefeitura em turno único começa na quarta-feira (01), das 07 às 13 horas nas secretarias municipais de Desenvolvimento Rural e Obras e Urbanismo e das 08 às 14 horas nas demais secretarias e coordenadorias. A iniciativa tem como objetivo diminuir as despesas do Executivo, aliada a um corte de 100% em horas-extras – salvo serviço de transporte da Secretaria Municipal de Saúde.
A diretoria do Simussul demonstrou solidariedade com a grave situação de crise financeira enfrentada pela Prefeitura. Também participaram da reunião o secretário especial de Gabinete, Amilton Neutzling e os secretários municipais da Fazenda, Luis Carlos Vargas e da Administração, Márcio Felice.

A exemplo dos demais municípios gaúchos, a área da saúde enfrenta as maiores dificuldades em São Lourenço do Sul, devidas principalmente pelos atrasos nos repasses do governo estadual. Os débitos do Governo do Estado com a Prefeitura ultrapassam R$ 2 milhões, recursos fundamentais para a manutenção de diversos programas e para a prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Santa Casa de Misericórdia. Para manter o atendimento pleno à saúde no município, a Prefeitura vem cobrindo financeiramente este valor, na expectativa do retorno pelo Governo do Estado, o que não tem previsão de ocorrer.

Os gestores municipais têm demonstrado preocupação com a possibilidade de problemas financeiros ainda mais graves, caso o Governo do Estado atrase o repasse da parcela constitucional do ICMS. O imposto, aliado ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) compõe mais de 60% da receita do município.  Segundo o prefeito Daniel Raupp, a esperança se mantém na expectativa pelo repasse dos royalties do petróleo, o que ocasionaria uma melhora nas áreas da saúde e educação.

Informações: DECOM/SLS

BM apreende máquinas de caça-níquel

No dia 27/06/2015 por volta das 21hs20min, a BM foi solicitada a comparecer na Rua Dom Pedro II onde havia uma denúncia anônima de que no estabelecimento comercial conhecido como, Bar do ALU, haviam máquinas de jogo de azar, do tipo caca niqueis. Feita uma averiguação, foi encontrando em um corredor que da acesso a um banheiro, bem como a uma sala de jogos, 06(seis) máquinas caca niqueis ligadas e em funcionamento, com cinco jogadores. No local estavam jogando J C T M, D C S, J C M B, O J R, M O M. o proprietário do local é A L, todos foram encaminhados a DP local e as máquinas foram apreendidas.


ENCONTRO DE CADÁVER EM SÃO LOURENÇO DO SUL


Domingo, dia 28 de Junho de 2015, por volta das 09hs, A Viatura de São Lourenço do Sul, deslocou até a Rua Mal. Floriano, 1433 – fundos, no Centro, onde fizeram contato com a Sra. E. S., a qual relatou não ter visto o Sr. P. J. A. M. já fazia alguns dias, esta deu por falta do mesmo, pois residem no mesmo pátio. A guarnição ao efetuar averiguação, constatou por uma janela da residência que o Sr. P. lá se encontrava, sendo necessário arrombar a porta para conseguir o ingresso na casa, constatando assim o óbito. A Sra. E. S. acompanhou toda a ocorrência até achegada da Polícia Civil, Agente Luize, e o recolhimento do corpo, que foi efetuado pela Funerária São Lourenço. 

Fonte: 30º BPM

CONCURSOS RAINHA DA COLONIA E MOTORISTA 2015

NO SÁBADO 27 DE JUNHO, TODAS AS FINALISTAS DOS CONCURSOS RAINHA DA COLONIA E MOTORISTAS ESTIVERAM REUNIDAS PARA UMA CONFRATERNIZAÇÃO, ENSAIO E TRATATIVAS PARA APRESENTAÇÕES NO BAILE DE 12 DE JULHO, BEM COMO, NA FESTA DO COLONO E MOTORISTA EM 26 DE JULHO NA COXILHA DO BARÃO.
CONCORREM PARA A COLONIA NESTE ANO: SABRINA KNEPER(1° DIST), QUEROLIM BARWALDT(2° DIST), CAMILA SPECHT(4°DIST), JENIFER ROYAHN(5° DIST), CARINE JESKE(6°DIST), KETLIN HUBNER(3 DIST) E RAFAELA BUBOLZ(7°DIST). PARA MOTORISTA: 
VANESSA CONTREIRA, AMANDA ALBERT, DEISE BARTZ, JENIFER DA SILVA, JULIA GOUVEA, JANAINA HARTWIG E TAIELE PETER.


Encontrado corpo de taxista desaparecido em Tapes

A Brigada Militar tomou conhecimento na noite de sábado (27/6), sobre o desaparecimento de um taxista em Tapes. De acordo com informações de familiares, Hervandil Gomes Garcia de 66 anos, desapareceu após fazer uma corrida por volta das 18h desse sábado.

Após a divulgação do desaparecimento a Brigada Militar foi informada que populares haviam localizado o corpo do taxista H. G. G., em óbito na Estrada Alvorada, área rural de Tapes, o qual estava desaparecido desde às 18h do dia 27/06/2015, conforme ocorrência 5312/2015 DPPA-Camaquã, onde segundo informações de outros taxistas, a vítima teria saído para fazer uma corrida para um indivíduo em seu táxi Prisma cinza de placas AUJ8513, no interior de Tapes na localidade de Capão do Leão, desde então não sendo mais visto. A guarnição da BM de Tapes deslocou ao local, isolando até a chegada da DPPA Camaquã. Apoiou na ocorrência a Vtr 8183 de Sentinela do Sul com o 3º Sgt SARAIVA.

Seu ponto de táxi ficava na esquina de Tapes, e segundo informações de um colega de Vando, como também é chamado, em torno de 18h saiu para fazer uma corrida para um indivíduo baixo, magro e moreno que apareceu no local pedindo para ir à localidade de Capão do Leão, interior do município de Tapes. 

À noite, familiares encontraram na entrada da localidade de Capão do Leão, um par de óculos da vítima, borrachinhas de amarrar dinheiro, uma cédula de 20 reais e algumas moedas, os quais estavam jogados no chão. No local, também tinham marcas de batida de carro no barranco.

O filho da vítima registrou o desaparecimento de seu pai na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Camaquã.

Por  volta das 21h, uma guarnição da Brigada Militar de Guaíba prendeu um jovem de 18 anos no bairro Pedras Brancas com um VW Gol roubado. Ele ainda tentou fugir, mas foi detido. O jovem de iniciais D. W. G. S. foi apresentado na Delegacia de Polícia de Canoas.

Na ação criminosa havia um táxi Prisma de cor escura, cujos ocupantes atiraram contra os policiais militares. Não houve policial ferido e o táxi fugiu do local, que pode ser o mesmo táxi desaparecido em Tapes.
Foto: BM
Atualizado às 09h30min de 29/06/2015

BM flagra dois motoristas sem CNH em Cristal; um ainda portava drogas

BM flagra homem sem carteira de motorista e com drogas dentro do carro em Cristal

Na noite desse sábado (27/6), por volta das 21h50, uma   guarnição da Brigada Militar, quando em patrulhamento na Rua São Lourenço do Sul na cidade de Cristal, abordou o automóvel VW Gol MI verde, conduzido por um jovem de 18 anos. Na inspeção, foi encontrada dentro do carro a quantidade aproximada de 2 gramas de maconha. 

Ao condutor, foi lavrado Termo Circunstanciado (TC) por posse de entorpecente. O rapaz não era habilitado, sendo confeccionado, conforme legislação vigente, um Termo Circunstanciado também para o proprietário do veículo (seu pai), que compareceu no local.

Além dos TCs, foram confeccionados dois Autos de Infração de Trânsito (multas). Após os procedimentos legais adotados, pai, filho e veículo foram liberados.

Motoqueiro alcoolizado e sem carteira é preso pela BM no interior de Cristal

Na madrugada deste domingo (28/6), por volta de 1h30, uma guarnição da Brigada Militar realizava patrulhamento pelo interior do município de Cristal, quando abordou uma moto Honda CG 125 Today vermelha, conduzida por C. A. B. B., de 27 anos, sendo constatado que o condutor apresentava visíveis sinais de embriaguez alcoólica, bem como não possuía carteira de motorista, além de o veículo estar com o licenciamento vencido. 

Após realizar o teste de alcoolemia, foi constatado que ele realmente estava alcoolizado. O primeiro teste de etilômetro indicou 1,4 mg/L e a contraprova apontou 0,94 mg/L.. 

O acusado, bem como o veículo removido, foram apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Camaquã, onde foram adotadas as medidas legais, sendo autuado em flagrante e recolhido ao Presídio Estadual de Camaquã, ficando à disposição da Justiça.

Informações do 30º BPM

BM apreende adolescente de 13 anos por furto de moto em São Lourenço do Sul


Na noite desse sábado (27/6), por volta das 21h10, uma guarnição da Brigada Militar realizava patrulhamento na área rural de São Lourenço do Sul, quando na localidade de Boa Vista, 6º Distrito do município, foi abordada por um cidadão, o qual informou aos policiais militares que sua moto havia sido furtada há pouco minutos, uma Honda CG 150 Titan ESD vermelha placa ILZ 6434. 
Nas buscas, a  guarnição em seguida localizou o veículo furtado trafegando em via pública. Na abordagem, o condutor da moto empreendeu fuga por cerca de 2 Km, vindo a cair em uma curva, onde o condutor ainda correu para dentro de um mato.
Ele foi detido e preso, sendo identificado como um garoto de apenas 13 anos. O adolescente infrator foi apreendido e encaminhado juntamente com a moto para a Delegacia de Polícia local para adoção dos procedimentos legais.

30º BPM/Divulgação

Brigada Militar apreende cigarros sem procedência em Cristal

Na tarde desse sábado (27/6), por volta das 16h30, uma guarnição da Brigada Militar quando realizava patrulhamento na cidade de Cristal, abordou uma moto Honda CG 150 Titan KS de cor cinza, na Rua Porto Alegre, a qual era conduzida por R. K. O., de 23 anos. Após consulta no sistema informatizado, foi constatado que o veículo estava com licenciamento vencido e ao verificar o baú da moto foram localizados 39 pacotes de cigarros sem procedência, sendo 14 pacotes da marca Bill Light, 15 pacotes da marca  Recife e 10 pacotes da marca Euro Mild, com 10 carteiras cada. 

Em situação irregular, o veículo foi removido. O condutor foi preso em flagrante e apresentado juntamente com a  mercadoria apreendida na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Camaquã para adoção dos procedimentos legais.
30º BPM

sábado, 27 de junho de 2015

Registros efetuados em Camaquã

Furto Qualificado
A Brigada Militar de CAMAQUÃ  em 26 de Junho de 2015, por volta de 3h20min, foi solicitada a comparecer na Travessa Porto Alegre,78, pois segundo informação recebida através do 190 havia sido arrombado um caminhão,estacionado em via pública, que no local foi localizado o veículo e também foram presos os elementos H.S.de Sá e L.L.Z., em posse de quatro caixas de frangos, subtraídas do referido veículo; foram presos e conduzidos a DPPA
Lesão Corporal
A Brigada Militar de CAMAQUÃ, em 26 de Junho de 2015, por volta de 16h30min, prendeu o elemento de nome L.A.R.V; o qual desferiu golpes de faca em seu irmão, causando lesão leve; foi conduzido preso a DPPA para os devidos procedimentos.

Informe: Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo

A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU) informa que na segunda-feira (29) não haverá atendimento em todos os serviços. O motivo é a reunião bimestral para os servidores. A atividade será realizada no Espaço Municipal de Cultura e tem como objetivo aproximar os servidores da gestão e traçar diretrizes para o bom andamento da Secretaria.

Os serviços da Secretaria de Obras e Urbanismo retornam no período da tarde a partir das 13h30min. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3251.9547.

Conferência Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente movimenta São Lourenço do Sul

Na última sexta-feira (26) durante a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi eleita a delegação que representará o município na conferência estadual que acontecerá no mês de agosto. Durante o dia aconteceram apresentações musicais, rodas de conversa e oficinas com objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente e propiciar um espaço de participação na luta pelos seus direitos.

Com a participação de alunos da rede municipal de ensino, a atividade foi marcada pela apresentação do grupo musical do CAPS I Nossa Casa, que fez a abertura do evento, e do grupo de hip hop, Matéria Rima. O grupo Matéria Rima começou sua trajetória em São Paulo e desde então desenvolve atividades que integram a música e a cultura hip hop como uma forma lúdica e dinâmica de promover medidas socioeducativas junto à comunidade escolar. 

Para o prefeito Daniel Raupp a importância da conferência se manifesta no fortalecimento dos espaços destinados à participação das crianças e dos adolescentes e no estimulo aos valores da família para criação de uma sociedade mais humanista. Durante a oficina os participantes puderam optar entre teatro, vídeo, grafite, discotecagem e rima com os membros do grupo Matéria Rima e com os colaboradores do evento.
Fotos: Ricardo Mattos/DECOM 

A comissão que representará o município de São Lourenço do Sul na conferência estadual será formada por: a presidente do COMDICA, Renata Hellwig Ferreira; a integrante do COMDICA, Simone Leite; da FURG, Graziela Rinaldi da Rosa; do Programa Primeira Infância Melhor da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Castro Padilha; representando a segurança pública, Maria Cristina Meyer da Cunha; sociedade civil, Catiane Strider Weber, Pedro Henrique Farina Soares e Priscila Farina Soares. Representando os adolescentes: da E. M. E. F. Francisco Frömming, Daniela Bedühn Hartwig e Paloma Ramson Contreira; da E. M. E. F. Vicente Di Tolla, Paulo Cesar da Cunha Silva e João Henrique da Cunha Silva.

Organizadores do evento: Prefeitura Municipal; Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA); e Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Apoiadores do evento: Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul – Pomerano Alimentos; Associação Beneficente São João da Reserva; Biscoitos Zezé; Erva Mate Valério;  Lojas Adélia.

Fonte: DECOM/SLS

Audiência pública promove debate sobre patrimônio histórico em São Lourenço do Sul

O patrimônio histórico de São Lourenço do Sul foi tema de uma audiência pública realizada pela Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Cultura, e o Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, no auditório da E. M. E. F. Profª Marina Vargas na noite de quinta-feira (25). Durante o evento, a arquiteta e urbanista Daniele Luckow apresentou o laudo técnico de avaliação das construções históricas, artísticas e culturais da área urbana do município, juntamente com a arquiteta e urbanista Ana Lúcia Costa de Oliveira. O evento contou com a participação do prefeito Daniel Raupp e a coordenadora municipal de Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.

Foto: Guilherme Kruger/DECOM
O estudo compreende 44 edificações, com construções em estilo luso-brasileiro, eclético, art déco, neocolonial e moderno. O laudo descreve o histórico, as características arquitetônicas, o ambiente em que está inserido, a situação atual, seus principais valores, a indicação de uma forma de proteção e as fontes de informações existentes sobre os prédios.

Durante a audiência pública, foi deliberado um grupo de trabalho para acompanhar as profissionais responsáveis pela elaboração do manual de orientações de projetos e análises para gestão de prédios com valor histórico e cultural. No manual constarão recomendações para gestão, objetivando diretrizes para conservação, manutenção, reparação, reabilitação e restauração. Integram o grupo de trabalho: Ana Jana Pires, Arthur Martinez Moraes Netto, Cristina Gowert, Daniela da Silva, Douglas Helms, Eduardo Martins, Jairo Scholl Costa, Lisane Roloff Stallbaum, Márcia Scheunemann e Maurício Serpa.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Prefeitura realiza passeata alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) realizou uma passeata alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas com o tema “Não se troque por droga nenhuma” pelas ruas do calçadão central durante a tarde desta sexta-feira (26).  A atividade contou com participação das escolas e das entidades beneficentes do município.
Foto: Ricardo Mattos/DECOM SLS

Brigada Militar prende em Camaquã casal por furto de coxas e sobrecoxas de frango em caminhão

Na madrugada desta sexta-feira (26/6), por volta das 3h20, uma guarnição da Brigada Militar foi despachada para atendimento de ocorrência policial em andamento na frente de um hotel localizado na travessa Porto Alegre, no bairro São José em Camaquã. Havia denúncia que no local estaria um casal cometendo furto em um caminhão frigorífico. 

Em primeiro momento ninguém foi encontrado, contudo, ao fazer contato com os ocupantes do caminhão que estavam hospedados no hotel - funcionários de uma transportadora de alimentos de Rolante/RS - uma pessoa informou que uma mulher conhecida no meio policial e um rapaz teriam furtado algo do caminhão e escondido em um container de lixo a cerca de 100 metros do local. Escondidas no container, foram encontradas 4 caixas contendo coxas e sobrecoxas de frango pesando 17 Kg cada caixa, produtos pertencentes à carga do caminhão.  

Momentos antes, os policiais militares já haviam visto eles na rua, próximos de um bar ali perto. Nas buscas, os PMs localizaram os acusados, sendo identificados como; a mulher H. S. S., de 32 anos, e o homem L. L. Z., de 30 anos.

Presos em flagrante delito, eles foram encaminhados ao Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora Aparecida para laudo de lesão e apresentados juntamente com o material apreendido e as vítimas na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para adoção dos procedimentos legais.

1º Seminário Regional de Políticas Públicas

Dia 08 de Julho das 14h00 às 18h15 no Clube Comercial, em São Lourenço do Sul


Obras da Ecosul próximo a São Lourenço do Sul


Apresentado proposta de Decreto Estadual em favor das Prefeituras

O Departamento de Habitação e a Assessoria Jurídica da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação em parceria com a Controladoria Auditoria Geral do Estado - CAGE, contando com o apoio da FAMURS, apresentaram ao Executivo Estadual uma proposta de Decreto Estadual, visando nova interpretação das exigências aos Municípios, nos convênios / contratos de repasse de recursos para habitação popular. 

Ao todo, revela o Diretor de Habitação Eduardo Fiorin, mais de cem Municípios encontram-se inadimplentes perante o Estado, pela impossibilidade de prestação de contas de acordos de repasses financeiros celebrados no período de 2008 à 2011. Trata-se de obrigações que fogem a competência dos Municípios, aponta o Diretor, o que ocasiona sérios transtornos na vida financeira das Prefeituras, especialmente na obtenção de novos recursos em todas as áreas.

Sensível ao apelo da FAMURS e diante do reconhecimento de exigências que tornaram impraticáveis pelos Municípios, especialmente os casos de regularização das averbações das construções em terrenos de beneficiários ou terceiros, bem como nos problemas de responsabilidade das construtoras, relata o Diretor Fiorin, esta Secretaria de Estado e a CAGE promoveram novas interpretações dos fatos, resultando na edição de uma proposta de Decreto a ser submetido ao Governador do Estado. 

A minuta do Decreto foi entregue no último dia 23, ao Sub-Chefe Jurídico da Casa Civil Dr. José Guilherme Kliemann, em ato que contou com a presença dos protagonistas desta iniciativa. O representante da Casa Civil, por sua vez, destacou a importância desta iniciativa construída pelas partes envolvidas na busca de soluções legais, justamente no momento em que o Governo do Estado vem trabalhando no fortalecimento das relações entre os poderes estaduais, municipais e a sociedade gaúcha.  

FURTO ARROMBAMENTO EM RESIDÊNCIA

Fonte: BM

Na manhã de sábado (20/6), por volta das 12h30, a BM foi solicitada para comparecer na Rua General Osório, pela Sra M.E.C, pois segundo a mesma, ela teria se ausentado de sua residência, quando retoRnou constatou uma janela aberta e seus pertences pessoais todos reviradas, onde deu falta de diversos eletrodoméstico. Foi confeccionada a documentação pertinente ao fato.

REGISTROS
A Brigada Militar de São Lourenço do Sul no período das 7h de 19.06.2015 às 7h de 22.06.2015, recebeu aproximadamente 150 ligações telefônicas para o 190, entre denúncias anônimas, ocorrências policiais e trotes.

> Foram abordadas 243 pessoas em diversos locais públicos, barreira policial e em locais de crime;

> Foram efetuadas 12 barreiras de fiscalização de trânsito em diversos locais da cidade a procura de armas, produtos ilícitos, drogas e pessoas foragidas ou procuradas pela Justiça;

> Foram fiscalizados 123 veículos;

> Foram confeccionados 2 Autos de Infração de Trânsito (AIT), sendo 1 pordirigir veículo sem possuir CNH ou PD e 1 por conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado;

> Foram vistoriados 13 bares e 4 casas noturnas;

> Foram confeccionados 23 Boletins de Atendimento (BA) de diversas ocorrências.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Jovem morre após competição de Veloterra em São Lourenço do Sul

Faleceu na manhã de hoje (25), Diovane Dias Alsemi de 24 anos – conhecido como Maninho, que estava internado no Hospital Universitário São Francisco de Paula em Pelotas, já em estado grave.

O motociclista participava da 4° Etapa Gaúcha de Veloterra no município de São Lourenço do Sul no último domingo (22) quando tombou e na queda  bateu com a cabeça, sendo levado em estado grave para a Santa Casa de Misericórdia da cidade.

Piloto desde os 12 anos, Diovane competia atualmente por São Lourenço do Sul, mas sempre levava o nome de sua cidade natal – Morro Redondo para todo o Estado.

Pilotos de Morro Redondo, e da Região Sul lamentaram a perda do colega e amigo.

O velório inicia hoje às 20h na Capela do Hospital Doutor Ernesto Maurício Arndt de Morro Redondo. O sepultamento está marcado para amanhã (26) às 14h, no cemitério do Passo do Valdez também em Morro Redondo.

Nota

A Federação Gaúcha de Motociclismo divulgou nota em solidariedade a equipe Diovane Racing. Uma homenagem de despedida ao piloto está prevista para acontecer conforme divulgado. Amigos, colegas de corridas e admiradores, levarão suas motos para a última homenagem a Diovane.

CEO completa um ano de atividades em São Lourenço do Sul

Foto: Guilherme Kruger/DECOM SLS

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de São Lourenço do Sul completa um ano de atividades no sábado (27). No espaço são tratados gratuitamente casos de média complexidade na área da odontologia. Mensalmente, são atendidos aproximadamente 35 pacientes em endodontia e 80 pacientes com necessidades especiais, além de cerca de 60 procedimentos de periodontia e 80 cirurgias realizadas. O CEO está localizado junto à Unidade de Saúde Central, na Rua Almirante Barroso, 1.725.

Para ser atendido no CEO, o paciente precisa ser encaminhado através das Unidades Básicas de Saúde do município, onde passará por uma avaliação do dentista. Pacientes com deficiência física que sejam atendidos no gabinete odontológico da Escola Luiz Antônio de Abreu Moraes, no bairro Sete de Setembro, também podem ser encaminhados ao CEO.

O espaço, que recebeu um investimento de mais de R$ 190 mil na construção do prédio e aquisição de material, conta com três consultórios odontológicos totalmente equipados. Além de lourencianos, o CEO também atende pacientes de Amaral Ferrador, Cristal e Turuçu. 

São Lourenço do Sul sediará seminário regional sobre políticas públicas integradas para gestão de risco

São Lourenço do Sul sediará um seminário regional direcionado a gestores públicos, técnicos das prefeituras, agentes de defesa civil, comunidade acadêmica e a população em geral com o tema “Políticas públicas integradas para a gestão de risco: o caminho da resiliência”. O evento será realizado no dia 08 de julho, no Clube Comercial, a partir das 14 horas.

Realizado pela Prefeitura, com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/RS) – Grupo de Gestão de Riscos e Desastres (GRID) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – Centro de Engenharias, o seminário tem como objetivo promover uma discussão sobre as políticas públicas, com a gestão de risco como eixo norteador.

O evento terá inicio com a abertura oficial, com a presença do prefeito Daniel Raupp e representantes do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR), do Ministério da Integração Nacional e do Governo do Estado. Em seguida, o professor Ph. D. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e a professora Dra. Alexandra Passuelo, da UFRGS/CEPED-RS/GRID) ministrarão a palestra “A importância da integração das políticas públicas na gestão de risco”. Após, a arquiteta, Eloisa Giazzon, e a geógrafa, Heloise Canal, pesquisadoras do GRID/CEPEDRS apresentarão a palestra “O mapeamento de vulnerabilidade como subsídio de políticas públicas: estudo de caso de São Lourenço do Sul”. São Lourenço do Sul é um dos oito municípios inseridos no projeto, que possibilitará um conhecimento mais aprofundado da realidade e orientará políticas públicas e ações relacionadas principalmente ao planejamento urbano e a gestão de riscos.

Os professores doutores do Centro de Engenharias da UFPEL, Maurizio Silveira Quadro e Hugo Guedes apresentarão um estudo de caso sobre desastres ambientais na Região Sul. A Prefeitura de São Lourenço do Sul abordará ações integradas da gestão pública para a redução do risco de desastres;

O assessor de Programas Sênior do Centro de Excelência para Redução dos Riscos de Desastres (CERRD/UNISDR), David Stevens apresentará a Campanha Cidades Resilientes. A ação tem como objetivo aumentar o compromisso político com a redução de risco de desastres e adaptações às mudanças climáticas entre os governos e prefeitos locais, através de meios de comunicação e atividades de sensibilização pública, e o desenvolvimento de ferramentas técnicas específicas para a evolução das capacidades. A iniciativa possibilita que o maior número possível de governos locais esteja preparado, formando uma rede participativa mundial com cidades com tamanhos, características e diferentes perfis de risco. Em seguida será realizado um debate e a entrega do certificado de adesão de São Lourenço do Sul à Campanha Cidades Resilientes.

VIII Conferência Municipal de Saúde acontece em São Lourenço do Sul


A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde – Conselho Municipal de Saúde, realiza na sexta-feira (03) e no sábado (04) a VIII Conferência Municipal de Saúde. A atividade tem como objetivo discutir e avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS). O tema abordado será “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.
A conferência acontece no auditório da E. M. E. F. Profª Marina Vargas, na sexta-feira (03) a partir das 13h e no sábado (04) a partir das 08h e será aberta ao público em geral.
Confira a programação:
Sexta-feira (03) 
13h – Credenciamento
14h – Mesa oficial de abertura
15h – Leitura e aprovação do regimento interno
15h30min – Apresentação do tema central da 15ª Conferência Nacional da Saúde
 “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” 
Palestrante: Dr. José Eri Medeiros
17h – Encerramento
Sábado (04) 
08h – Acolhimento, divisão dos grupos e credenciamento
09h – Grupos de discussão – Eixos temáticos 
12h – Almoço
13h30min – Plenária final – aprovação das propostas
15h30min – Eleição dos delegados (reunião por segmento)
16h – Apresentação e aprovação dos delegados
16h30min – Encerramento e Coffee Break

Nota de Pesar

A Prefeitura de São Lourenço do Sul manifesta seu pesar e sua solidariedade a familiares e amigos de Sônia Dalmar Ferreira Silveira, que faleceu na quarta-feira, dia 24. Sônia era servidora pública municipal e desde 2004 desempenhava suas atividades no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS AD III Pérola da Lagoa. 

BM ACOMPANHA FESTA JUNINA

A Brigada Militar de Camaquã contando com o apoio do Grupo de Motos de São Lourenço do Sul e do Efetivo de Cristal prestou o Serviço de Policiamento na festa Junina que se realizou na Prainha, durante o evento transcorreu tudo dentro do esperado, sem ocorrência graves.



quarta-feira, 24 de junho de 2015

Prefeito Daniel Raupp foi entrevistado na rádio São Lourenço AM

Ouça alguns trechos da entrevista do prefeito Daniel Raupp (PT) na Rádio São Lourenço AM na manhã desta quarta-feira (24):

Lourenciana morre em acidente com ônibus em Portão

Servidora Municipal do CAPS, Sônia Dalmar Ferreira da Silveira foi uma das vítimas

Um ônibus de turismo tombou na madrugada desta quarta-feira e causou a morte de duas mulheres na ERS 240 em Portão, no Vale do Caí. Segundo informações do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), o acidente ocorreu às 3h05min no km 6 da rodovia. No coletivo, além do motorista, havia 31 pessoas. Pelo menos 29 passageiros sofreram ferimentos leves e graves e foram encaminhados para hospitais de Portão e São Leopoldo. 

De acordo com o CRBM, o ônibus da MG Turismo trafegava de Pelotas, no Sul do Estado, para Caxias do Sul, na Serra, onde os passageiros fariam compras. O coletivo, que seguia na pista da direita, teria sido cortado por um Palio cinza. O motorista conseguiu evitar o choque, mas perdeu o controle do veículo, que caiu em um barranco às margens da rodovia. 

Uma das mulheres que morreu no acidente é Sônia Dalmar Ferreira da Silveira, 55 anos, cujo corpo foi encontrado embaixo do ônibus tombado. A outra vítima ainda não foi identificada pelos policiais rodoviários. Os bombeiros de Portão, São Sebastião do Caí e São Leopoldo foram acionados para ajudar no resgate.

Os policiais rodoviários conseguiram conversar com o motorista do coletivo, que relatou as circunstâncias do acidente. O condutor fez o teste do bafômetro, que não apontou presença de álcool no sangue. 

O motorista do Palio seguiu viagem após o acidente e não prestou socorro, segundo o CRBM. Os representantes da MG Turismo já se deslocaram para o local e, por enquanto, não irão se pronunciar.

Correio do Povo 


'Soltei umas tantas pessoas', relata motorista após ônibus tombar no RS
O motorista reserva do ônibus que tombou na ERS-240 em Portão, no Rio Grande do Sul, na madrugada desta quarta-feira (24), dormia no momento do acidente e acordou com o susto da queda às margens da rodovia. Paulo Kuhn relata que conseguiu sair da cabine e ajudar alguns passageiros feridos antes da chegada do socorro. Duas pessoas morreram no local e 23 foram levadas a hospitais, uma com lesões graves.
Conforme o profissional reserva, que concedeu entrevista ainda no local do acidente, o motorista que dirigia o veículo é experiente. Segundo relato que ouviu do colega, um carro fechou a frente do ônibus. "Eu estava até dormindo, deitado, quando me acordei no desespero. Meu colega disse que teve um carro que fechou ele. Tentou desviar e, infelizmente, aconteceu essa tragédia", disse à Rádio Gaúcha.
"Me acordei já entrando para tentar ajudar. Até a hora de os bombeiros chegarem, soltei umas tantas pessoas", acrescentou o motorista reserva.
Ainda conforme Paulo Kuhn, a empresa de turismo costuma fazer esse trajeto levando passageiros para fazer compras. O ônibus saiu de Pelotas, na Região Sul do estado, e iria até Caxias do Sul, na Serra. E, como ele relata, é comum ocorrer assaltos na estrada. Essa é a suspeita do motorista.
"Acredito, pelo que meu colega falou, que esse carro estava querendo assaltar ele, pela fechada e freada que ele deu... Isso acontece direto", contou. "O colega é um baita de um profissional, infelizmente aconteceu. A gente lamenta esse tipo de coisa", completou à Rádio Gaúcha.
No início da manhã, uma das vítimas foi identificada como Sonia Dalmar Ferreira Silveira, de 55 anos. A outra identificação ainda não é conhecida pelos policiais. A perícia já deixou o local. Os feridos foram encaminhados a hospitais da região. (G1-RS)

III Pérola Rock dia 27 em São Lourenço do Sul


terça-feira, 23 de junho de 2015

Atenção redobrada na BR-116 para operação "Pare e Siga" em SLS

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que a partir de quarta-feira (24), será necessário realizar a operação “Pare e Siga” no quilômetro 477 da BR-116, próximo ao arroio Pomonga, em São Lourenço do Sul.

No local será construído um bueiro na pista existente. O serviço faz parte das obras de duplicação da rodovia. A interrupção do tráfego terá extensão de 150 metros e estará em operação durante os próximos sete dias, 24 horas por dia.

Para motoristas com dúvidas, o órgão disponibiliza o telefone da ouvidoria do empreendimento: 0800 6011-116.

Diário Popular

Consulado Gremista toma posse dia 03 de julho

No dia 03 de julho de 2015 acontece jantar para comemorar um novo momento da torcida Gremista de São Lourenço do Sul. Será a Posse dos novos integrantes do Consulado Gremista.
Há anos pleiteado por tricolores de nossa cidade, é a oportunidade de comemorar e conhecer um pouco mais do que esse movimento tem á trazer para os torcedores.
Valor do ingresso R$35,00 com direito á janta e participação no sorteio de uma Camisa Oficial, autografada pelo elenco atual do Grêmio FBPA, e mais uma camisa oficial á escolha do contemplado.
Aos interessados que se associarem até o dia 24 de Junho, estarão concorrendo á uma Camisa Oficial, sorteada exclusivamente aos novos sócios (inclusive aos que ja se associaram através do consulado).
Maiores informações, com Gustavo Hammes 5384198729 ou André Marcelo Hartwig 5391477037

Consulado Gremista de São Lourenço do Sul - RS
https://www.facebook.com/consulsls
Consul - Gustavo Felipe Hammes 
Cônsules Adjuntos
André Marcelo Hartwig 
Cézar Fernando Hartwig Hellwig
Felipe Rahal Coelho 
Luis Fernando Bergmann 

Câmara de Vereadores possibilita contrapartida para implantação de sistema de vídeo monitoramento

O prefeito Daniel Raupp, acompanhado pelo secretário especial de Gabinete Amilton Neutzling, recebeu em seu gabinete o presidente da Câmara de Vereadores Raul Lourenço Soares Crespo (PTB) durante a tarde de terça-feira (23). Na ocasião, Crespo entregou um ofício informando a devolução de duodécimo de 2015 à Prefeitura através de depósito bancário, no valor de R$ 302 mil. A ação foi decidida de maneira unânime pelos vereadores municipais.

O recurso será aplicado como contrapartida na implantação de um sistema de vídeo monitoramento em São Lourenço do Sul. A iniciativa receberá um investimento mais de R$ 1,3 milhão – R$ 998.618,00 (novecentos e noventa e oito mil seiscentos e dezoito reais) provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Marroni (PT), e R$ 302 mil contrapartida com recursos do Legislativo.
Foto: Fernanda Klasen/DECOM

O prefeito Daniel Raupp destaca a importância da iniciativa dos vereadores lourencianos, que possibilitará licitar a execução do projeto. Como o município passa por uma situação de crise financeira, devido principalmente ao atraso em repasses do Governo do Estado na área da saúde, que foram cobertos pela Administração Municipal sem previsão de retorno, a devolução do valor pelo Legislativo é fundamental para a contrapartida.

O projeto prevê a instalação de 24 câmeras do tipo speed dome, com visão de 360 graus, além de uma central de vídeo monitoramento que será instalada na sede da Brigada Militar e operada por integrantes do Conselho Municipal de Justiça e Segurança.  Os pontos de localização das câmeras de segurança foram definidos previamente pela Brigada Militar e correspondem aos locais onde foram registrados maiores índices de ocorrência. A iniciativa tem como objetivo de auxiliar as polícias civil e militar na redução dos índices de criminalidade no município.

DECOM/PREFEITURA

São Lourenço do Sul é contemplado com enxertos de uva

Durante a terça-feira (26) São Lourenço do Sul recebeu 20 mil enxertos de uva, através de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. As mudas deverão ser entregues a aproximadamente 20 agricultores que também receberão assistência técnica e orientações para conduzir as parreiras. O projeto prevê ainda a instalação de suqueiras e equipamentos de agroindustrialização.

A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) e conta com o apoio da Cooperativa de Crédito Rural e Comércio de Interação Solidar (CRESOL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF), Centro de Apoio ao pequeno Agricultor (CAPA) e Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores da Região Sul (COOPAR). O projeto tem como principal objetivo incentivar as agroindústrias familiares e a produção de sucos naturais num projeto de diversificação em produção e renda aos agricultores.
Foto: Gilmar Ludtke/DECOM

Para o vice-prefeito Gilmar Lüdtke o projeto é de extrema importância para a valorização de produtos naturais. “Devemos nos desafiar cada vez mais a realizar novos projetos. Nosso município tem clima apropriado e agricultores trabalhadores e qualificados para realizar esse tipo de atividade. São Lourenço do Sul tem condições de ser um município produtor de frutas e sucos naturais, espécies como a uva, o pêssego, o figo e a própria maçã terão grande espaço em nossas terras” – afirma. 

Os interessados em participar devem entrar em contato com a SMDR pelo telefone (53)3251.6141.

Bandido invade residência e rouba dinheiro e telefone no interior de Cerro Grande do Sul

Nessa segunda-feira (22/6), por volta das 20h30, uma guarnição da Brigada Militar foi solicitada para comparecer na localidade de São José, interior do município de Cerro Grande do Sul, onde a vítima, Sra C. S. K. e dois menores de idade relataram que estavam dentro de casa, quando ouviram um barulho de arrombamento na porta dos fundos. 

Naquele momento, um homem desconhecido e com o rosto coberto invadiu a residência ameaçando a família com um revólver e exigindo dinheiro e arma. Na ação criminosa foram roubados um telefone celular marca LG e a quantia de R$ 400,00

Casal é baleado no bairro Bom Sucesso em Camaquã

Nos últimos minutos da noite dessa segunda-feira (22/6), uma guarnição da Brigada Militar foi solicitada para comparecer no Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora Aparecida, onde teria dado entrada um homem baleado. 

Chegando no Pronto Socorro, os policiais militares encontraram B. K. G., de 18 anos, com um ferimento na canela causado por disparo de arma de fogo. O jovem disse que foi alvejado por um homem conhecido, que repentinamente chegou em sua residência efetuando tiros. 

Do crime, também ficou ferida J. Q. F., companheira do rapaz baleado, que fugiu do local sem ser localizada. 

A Brigada Militar encaminhou a vítima para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para registro da ocorrência.

30º BPM

Marinha do Brasil realiza homenagem em memória do Vice-Almirante Abreu em São Lourenço do Sul

Durante a sexta-feira (26), o comando do 5º Distrito Naval – Rio Grande promove em São Lourenço do Sul uma homenagem em memória ao Vice-Almirante Joaquim Francisco Abreu. A celebração terá inicio às 16h e será conduzida pelo Pároco da cidade, na Igreja Matriz.

Almirante Abreu ingressou na Marinha do Brasil em 1851 e teve relevante participação na Guerra contra Aguirre, Guerra do Paraguai e Batalha Naval do Riachuelo. Até hoje é destaque na trajetória naval brasileira e faz parte da história do município que possui um elo centenário com a Marinha do Brasil e tem se perpetuado cada vez mais na vocação marítima de boa parte da sua população. Partindo deste princípio, o Comando do 5° distrito Naval decidiu realizar esta atividade em São Lourenço do Sul.

O evento marca a passagem do 150º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo e além de homenagear o Vice-Almirante Abreu tem como objetivo destacar a história do município e valorizar a cultura local. Na ocasião, além da celebração ecumênica em memória ao Vice- Almirante, apresentações da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande serão realizadas.

Vice-prefeito Gilmar Ludtke participa da 3ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável

A Prefeitura promoveu durante a última sexta-feira (19), a 3ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSAN) da Região Centro Sul I e a escolha de delegação da equipe que representará o município na conferência estadual que acontece no mês de agosto. A conferência definiu estratégias para produção de alimentos orgânicos. A atividade aconteceu na sede da Cresol em Boa Vista e teve como tema “Comida de verdade, no campo e na cidade”.

O Conselho que representará o município de São Lourenço do Sul na conferência estadual foi eleito da seguinte forma: área governamental – o secretário municipal  adjunto do Desenvolvimento Social e Habitação e coordenador municipal de Defesa Civil, Ilton Kuhn;  a nutricionista da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, Sabrina Rodel da Silveira; área não governamental – representando a Comunidade Católica São José, Celestino Pinto; o Conselho Municipal do Desenvolvimento COMUDE/COREDE, Selma Quevedo Vilela; a agricultura familiar, da localidade de Pinheiros, Zilmar Caetano de Almeida; a Paróquia Católica São Lourenço, Eivonir Rodrigues Centeno. 

Na ocasião, estiveram presentes o vice-prefeito Gilmar Lüdtke, o secretário especial de Gabinete, Amilton Neutzling, o secretário municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, Rodrigo Seefeldt, e o coordenador municipal de Defesa Civil, Ilton Kuhn. Durante o dia aconteceram exposições de painéis explicativos sobre a necessidade de se efetivar o direito a uma alimentação adequada através do estímulo à produção de alimentos orgânicos em oposição ao aumento do uso de transgenias e agrotóxicos. O vice-prefeito Gilmar Ludtke destacou a importância da agricultura familiar como pilar na promoção da saúde. No Brasil mais de 30% da população sofre com problemas de sobrepeso e obesidade. “O agricultor familiar exerce um papel fundamental na promoção da saúde. Promover esta conferência oportuniza ver com outros olhos a produção do alimento, desde o plantio até a colheita, venda e distribuição. Trabalhamos para que além da produção de alimentos naturais e saudáveis, possamos valorizar ainda mais os nossos produtores rurais e para que todas as famílias tenham direito a uma alimentação de qualidade” – destaca Ludtke.
Foto: Paulo Ricardo/DECOM

A realização de uma Conferência para tratar assuntos relacionados à produção saudável de alimentos permite avaliar, segundo a perspectiva do desenvolvimento socioambiental sustentável, os desafios atuais para a Política e o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. A Conferência foi dividida em três eixos temáticos através da exposição dos painéis: Eixo I – Avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar, apresentado pela nutricionista Chirle Raphaelli; Eixo II – Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local e regional apresentado pela economista doméstica rural e extensionista da Emater/RS-ASCAR, Cléria Jacondino; Eixo III – Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional apresentado pela conselheira de segurança alimentar e nutricional sustentável do estado, Aline Bettio e pela secretária executiva do CAISAN-RS, Treici Pedrotti.
Para o secretário municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, Rodrigo Seefeldt, a atividade demonstrou a preocupação da Administração Municipal com o tema e sobretudo com os agricultores familiares que formam uma das bases econômicas do município. “A Prefeitura promove diversos projetos na atenção e cuidado com a população lourenciana. Buscamos agora ampliar as iniciativas no segmento alimentício” – afirma Seefeldt.
Participaram das atividades representantes dos municípios de Pelotas, São Lourenço do Sul, Jaguarão, Morro Redondo, Canguçu, Arroio Grande e Chuí. A atividade foi uma realização da Prefeitura juntamente com a Cooperativa dos Pescadores de São Lourenço do Sul, Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul, Sul Ecológica, Danby Cosulati e Cresol.

Departamento de Comunicação (DECOM)

31º Encontro de Lourencianos em Porto Alegre

O Centro Lourenciano realiza no sábado (04) um jantar alusivo ao aniversário de 31 anos da entidade. O Encontro promove a integração da comunidade lourenciana desde 1984, sendo organizado pelo Centro dos Lourencianos da cidade de Porto Alegre.

O tradicional caldo lourenciano, prato típico do município será servido a partir das 20h no CTG Sepé Tiarayú, localizado à Rua Abílio Müller, Nº 251, Bairro Jardim Ituá – Porto Alegre. O convite está sendo comercializado com valor de R$20,00 e as reservas podem ser solicitadas através do telefone (53) 3340.9176 ou (53) 9154.8323 – Léo Restane.

Canguçu: Jovem encontra celular, devolve ao dono e é recompensado por empresário

Um ato de nobreza, por parte de um jovem morador do Remanso - 1º distrito, foi recompensado nesta sexta-feira (19) por iniciativa da empresa Jaques Oliveira Imóveis. Anderson Schelin Couto ganhou de presente uma bola de futebol por ter encontrado um celular Smartphone durante uma partida de futebol, entregue o aparelho na cabine da rádio Liberdade que transmitia o jogo no domingo (14) e que repassou a proprietária alguns minutos depois. Anderson jogava bola com os amigos ao redor do campo quando viu o aparelho. Pegou sem ninguém notar e ao invés de ficar com o smartphone - um dos modelos mais modernos - teve a hombridade de entregar para que achassem o proprietário.

O fato foi noticiado durante a jornada esportiva do Campeonato Municipal de Futebol de 7 - onde a emissora transmitia os jogos - e sensibilizou diversas pessoas. Durante a semana seguinte o fato foi lembrado pelo locutor Lineu Fonseca e para premiar o ato do menino, estudante da escola Joaquim Nabuco da Santa Clara - 1º distrito - o empresário Jaques Oliveira doou uma bola de futebol que irá substituir a já surrada utilizada por Anderson e seus amigos durante as partidas de futebol. Segundo o pai do menino, Acimar Couto,  Anderson gosta muito de jogar futebol e sabe-se lá se não teremos um grande jogador no futuro. Um grande ser humano ele já demonstrou que é!

Canguçu: Casal encontra R$ 3 mil em cheques e devolve ao dono

Foto: Augusto Pinz

Um casal de agricultores do Iguatemi, 2º distrito de Canguçu, deu mais um bom exemplo de honestidade nesta segunda-feira (22). Ao passarem próximo ao Banco do Brasil encontraram diversos cheques que somavam aproximadamente R$ 3 mil. O casal juntou os cheques e foi até a Rádio Liberdade AM pedindo ajuda para encontrar quem de direito era proprietário daquela quantia. 
Junto aos cheques estava uma identificação do Supermercado Preço Bom em Canguçu, do empresário Alvares Vergara. Após contato feito com o empresário ele esteve na emissora e conversou com o casal. Alvares presenteou o casal com um rancho no supermercado. 
Dona Rosa e seu Basilio Vargas estavam felizes pela recompensa, mas revelaram que não tinham a intenção de receber nada em troca. "Eu vi aqueles papeis quando cheguei perto vi que eram cheques ,daí fui na Rádio pedir ajuda para achar o dono. A gente não pode ficar com o que não é da gente", disse Basílio.



EXPOFEIRA SERÁ DIA 30 DE SETEMBRO DE 2015

O Sindicato Rural de São Lourenço do Sul confirma para entre 30 de setembro e 4 de outubro sua 37ª Expofeira.

Dentre as novidades está o projeto Cultura na Expofeira de São Lourenço do Sul. Organização geral com a X13 Produções. Informações: 3272-2900 e 8133-92

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Canguçu: BM chamada para atender "Maria da Penha" no interior

No sábado, dia 20, aproximadamente às 21:00 horas, policiais militares da 5ª Companhia de Polícia Militar (Canguçu), após comunicação de uma ocorrência de ameaça, através do telefone 190, deslocaram até o 1º Distrito de Canguçu, Rincão dos Maias.
 No local a vítima que havia sido ameaçada pelo marido que encontrava-se embriagado, franqueou a entrada da residência informando aos policiais que o acusado ao perceber a chegada da Viatura, havia simulado que estava dormindo.
         Enquanto os policiais orientavam a vitima dos procedimentos a serem adotados, abruptamente, o acusado investiu contra os policiais, sendo contido, momento em que foi observado que a vítima tentava esconder algo próximo a um móvel. Foi localizado pelos policiais militares uma espingarda calibre .20 e uma caixa de madeira artesanal contendo 03 (três) cartuchos deflagrados, 01 (um) recipiente com pólvora e outros recipientes com espoletas.
         Foi dado voz de prisão ao acusado, com base na lei nº 11.340/06, Lei Maria da Penha, o qual juntamente com a vítima foi encaminhado ao pronto atendimento de Canguçu e posterior para a Delegacia de Polícia, onde foi efetuado também o registro da posse de arma de fogo, a qual será apurada através de inquérito policial.

BM Canguçu

Servidores devem realizar recadastramento de dados para implantação do e-Social

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Administração, convoca todos os servidores – ativos, inativos e pensionistas – para realizar o recadastramento dos dados necessários à implantação do e-Social, conforme modelo disponível no site da Prefeitura. O formulário deve ser entregue devidamente preenchido ao Setor de Pessoal.

A medida atende exigência do Governo Federal para implantar o projeto, que tem como objetivo unificar as obrigações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais, racionalizando e uniformizando o cumprimento das obrigações acessórias relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício, e tendo em vista o grande volume de adequações impostas à Administração Municipal para o cumprimento nesta nova rotina.

Coordenadora Municipal de Cultura participa de assembleia dos secretários e diretores de cultura dos municípios da Azonasul

 coordenadora municipal de Cultura, Joice Kaul, participou na sexta-feira (19) da assembleia dos secretários e diretores de Cultura dos municípios que compõe a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). O secretário de Cultura de Pelotas, Giorgio Ronna, foi escolhido como representante da Zona Sul para compor o Colégio de Representantes do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (Codic/Famurs), sob indicação do secretário de Cultura de Rio Grande, Ricardo Freitas.

A reunião foi coordenada pelo presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (CODIC/RS) e secretário de Cultura de Candiota, Gil Deison Lopes, Também participaram do encontro representantes de Arroio Grande, Capão do Leão, Jaguarão, Morro Redondo, São José do Norte, Pelotas e  Rio Grande.